Bingo das equações: utilizando um jogo como ferramenta de aprendizagem

Visualizar/ Abrir
Data
2021-06-22Autor
Bandeira, Jackson da Silva
http://lattes.cnpq.br/1657451400715138
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia foi elaborada com o intuito de agregar ludicidade as aulas de
Matemática a partir do jogo bingo das equações, utilizando-o como ferramenta de
aprendizagem. Onde foi abordada a pesquisa com amostra de 12 alunos, de uma
turma do 1º Ano do Ensino Médio. Ela serviu para o processo investigativo a
Matemática e o jogo como forma de lecionar aulas de matemática, para trazer o
interesse dos alunos pela matéria e conteúdo proposto. Nessa perspectiva, o ensino
da Matemática vivenciado de forma dinâmica contribui para facilitar o ensinoaprendizagem, refletindo na importância da utilização de métodos e linguagens
alternativas para a prática pedagógica. Pensando nessa vertente, surgiu à ideia de
desenvolver um trabalho fazendo uso de ferramentas educacionais, neste caso, um
jogo que envolvesse equações, no intuito de dinamizar a aula e proporcionar
aprendizagem Matemática, em especial, no Ensino Médio. A pesquisa foi dividida
em três etapas, na primeira foi realizada uma atividade avaliativa para ver como
estava o conhecimento prévio dos alunos, na segunda teve uma intervenção com o
auxílio do jogo bingo das equações, na terceira etapa teve outra atividade avaliativa
para ver o desempenho dos alunos, após a intervenção. Na pesquisa percebe-se
que após a intervenção com o auxílio do jogo os alunos tiveram um aumento de
acertos nas atividades. Além disso, o jogo despertou a curiosidade dos alunos,
tendo sido muito participativos durante a aula.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: