dc.creator | Bandeira, Jackson da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-05-22T22:35:29Z | |
dc.date.available | 2025-05-22T22:35:29Z | |
dc.date.issued | 2021-06-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1692 | |
dc.description.abstract | This monograph was prepared in order to add playfulness to Mathematics classes
from the bingo game of equations, using it as a learning tool. Where the research
was approached with a sample of 12 students, from a class of the 1st year of high
school. It served for the investigative process of Mathematics and the game as a way
to teach mathematics classes, to bring students' interest in the subject and proposed
content. From this perspective, the teaching of Mathematics experienced in a
dynamic way contributes to facilitating teaching-learning, reflecting the importance of
using alternative methods and languages for pedagogical practice. With this in mind,
the idea of developing a work using educational tools emerged, in this case, a game
that involved equations, in order to streamline the class and provide learning
mathematics, especially in high school. The research was divided into three stages,
in the first stage an evaluation activity was carried out to see how the students' prior
knowledge was, in the second stage there was an intervention with the aid of the
bingo game of equations, in the third stage there was another evaluative activity to
see the performance of the students after the intervention. In the research it is
noticed that after the intervention with the help of the game, the students had an
increase in the correct answers in the activities. In addition, students increased
participation during class. In addition, the game aroused the student’s curiosity,
having been very participative during the class. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANTUNES, A; SABÓIA-MORAIS, S. O Jogo Educação e Saúde: Uma Proposta De
Mediação Pedagógica No Ensino De Ciências. Goiâna – GO, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
4v.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2018.
BORGES, L; ROSALIS, R. O jogo bingo: uma abordagem lúdica no ensino de
equações do primeiro grau. Revista BOEM, v. 3, n. 4, p. 107-115, 2015.
CALISTO, A; BARBOSA, D; SILVA, C. Uma Análise Comparativa entre Jogos
Educativos Visando a Criação de um Jogo para Educação Ambiental. In: XXI
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa, PB, 2010.
FERNÁNDEZ G. R et al. Los juegos: una herramienta para aprender algebra.
2015.
GUERRA V. A. El bingo como estrategia de aprendizaje y motivación en el área de
matemáticas en estudiantes de 5°, 6°, 7°, 8° y 9°. Departamento de Matemáticas y
Estadística, v. 2, n. 5, p. 28-38, 2018.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MOLINA, J. Aprendizaje significativo y resolución de problemas de ecuaciones
de primer grado. 2014. Tese de Doutorado. Tesis de Licenciatura). Recuperada de
http://recursosbiblio. url. edu. gt/tesiseortiz/2014/05/86/Lopez-Juan. pdf.
MOURA, M, O. A serie busca no jogo: do lúdico na matemática. A educação
matemática em revista, Blumenau: SBEM, v.2, n. 3, 1994.
MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São
Paulo: USP,1991.
NAIK, N. A comparative evaluation of game-based learning: Digital or non-digital
games?. In: European Conference on Games Based Learning. Academic
Conferences International Limited, 2014. p. 437.
OLIVEIRA, C.N.C; FUGITA. F. Geração Alpha matemática: Ensino fundamental:
anos finais: 8º ano/ Carlos N.C. de Oliveira, Felipe Fugita; organizadora SM
Educação; obra coletiva, desenvolvida e produzida por SM Educação; editora
responsável Andrezza Guarsoni Rocha. – 2. Ed. – São Paulo: Edições SM 2018.
OLIVEIRA, C.G; REZENDE, V. Um estudo da equação do primeiro grau e suas
diferentes representações: resultados da intervencão realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Os desafios da escola pública paranaense na
perspectiva do professor PDE, Volume 1, 2016.
HORN, M. T. Jogos Matemáticos: Uma prática possível. Os desafios da escola
pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções DidáticoPedagógicas, Volume 2, 2013.
RESNICK, M; ROSENBAUM, E. Designing for tinkerability. In: HONEY, M.;
KANTER, D. (Ed.). Desing, make, play: growing the next generation of STEM
Innovators. Londeon: Routledge, 2013.
ROCHA, H; et al. Uso de jogos e materiais concretos no ensino e expressões
algébricas e equações do 1º e 2º grau no ensino fundamental. 2017.
SILVA, A. C; SANTOS, E. V; MACEDO, A. D. R. Bingo Algébrico: O Ensino de
equações através do lúdico. II Comedu. P 1. Ed. Realize, 2015. Encontrado em:
https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15574.
SOUZA, R. J; PATARO, M. R. P. Vontade de saber matemática, 8º ano/ Joamir
Roberto de Souza, Patricia Rosana Moreno Pataro. – 3. Ed. – São Paulo: FTD,
2015.
VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. Trad.Claudia Schilling. Porto Alegre:
Artmed, 2003.
ZABALA-VARGAS, S. et al. Aprendizaje Basado en Juegos (GBL) aplicado a la
enseñanza de la matemática en educación superior. Una revisión sistemática de
literatura. Formación universitaria, v. 13, n. 1, p. 13-26, 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Bingo | pt_BR |
dc.title | Bingo das equações: utilizando um jogo como ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1657451400715138 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Anderson Spinelli Valdevino da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1657451400715138 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Anderson Spinelli Valdevino da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Karla Maria Euzebio da | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Arlam Dielcio Pontes da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1657451400715138 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1752739950034300 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0189029061892610 | pt_BR |
dc.publisher.department | EaD - Polo Santana do Ipanema | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia foi elaborada com o intuito de agregar ludicidade as aulas de
Matemática a partir do jogo bingo das equações, utilizando-o como ferramenta de
aprendizagem. Onde foi abordada a pesquisa com amostra de 12 alunos, de uma
turma do 1º Ano do Ensino Médio. Ela serviu para o processo investigativo a
Matemática e o jogo como forma de lecionar aulas de matemática, para trazer o
interesse dos alunos pela matéria e conteúdo proposto. Nessa perspectiva, o ensino
da Matemática vivenciado de forma dinâmica contribui para facilitar o ensinoaprendizagem, refletindo na importância da utilização de métodos e linguagens
alternativas para a prática pedagógica. Pensando nessa vertente, surgiu à ideia de
desenvolver um trabalho fazendo uso de ferramentas educacionais, neste caso, um
jogo que envolvesse equações, no intuito de dinamizar a aula e proporcionar
aprendizagem Matemática, em especial, no Ensino Médio. A pesquisa foi dividida
em três etapas, na primeira foi realizada uma atividade avaliativa para ver como
estava o conhecimento prévio dos alunos, na segunda teve uma intervenção com o
auxílio do jogo bingo das equações, na terceira etapa teve outra atividade avaliativa
para ver o desempenho dos alunos, após a intervenção. Na pesquisa percebe-se
que após a intervenção com o auxílio do jogo os alunos tiveram um aumento de
acertos nas atividades. Além disso, o jogo despertou a curiosidade dos alunos,
tendo sido muito participativos durante a aula. | pt_BR |