Mostrar registro simples

dc.creatorBandeira, Jackson da Silva
dc.date.accessioned2025-05-22T22:35:29Z
dc.date.available2025-05-22T22:35:29Z
dc.date.issued2021-06-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1692
dc.description.abstractThis monograph was prepared in order to add playfulness to Mathematics classes from the bingo game of equations, using it as a learning tool. Where the research was approached with a sample of 12 students, from a class of the 1st year of high school. It served for the investigative process of Mathematics and the game as a way to teach mathematics classes, to bring students' interest in the subject and proposed content. From this perspective, the teaching of Mathematics experienced in a dynamic way contributes to facilitating teaching-learning, reflecting the importance of using alternative methods and languages for pedagogical practice. With this in mind, the idea of developing a work using educational tools emerged, in this case, a game that involved equations, in order to streamline the class and provide learning mathematics, especially in high school. The research was divided into three stages, in the first stage an evaluation activity was carried out to see how the students' prior knowledge was, in the second stage there was an intervention with the aid of the bingo game of equations, in the third stage there was another evaluative activity to see the performance of the students after the intervention. In the research it is noticed that after the intervention with the help of the game, the students had an increase in the correct answers in the activities. In addition, students increased participation during class. In addition, the game aroused the student’s curiosity, having been very participative during the class.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANTUNES, A; SABÓIA-MORAIS, S. O Jogo Educação e Saúde: Uma Proposta De Mediação Pedagógica No Ensino De Ciências. Goiâna – GO, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 4v. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BORGES, L; ROSALIS, R. O jogo bingo: uma abordagem lúdica no ensino de equações do primeiro grau. Revista BOEM, v. 3, n. 4, p. 107-115, 2015. CALISTO, A; BARBOSA, D; SILVA, C. Uma Análise Comparativa entre Jogos Educativos Visando a Criação de um Jogo para Educação Ambiental. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa, PB, 2010. FERNÁNDEZ G. R et al. Los juegos: una herramienta para aprender algebra. 2015. GUERRA V. A. El bingo como estrategia de aprendizaje y motivación en el área de matemáticas en estudiantes de 5°, 6°, 7°, 8° y 9°. Departamento de Matemáticas y Estadística, v. 2, n. 5, p. 28-38, 2018. GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MOLINA, J. Aprendizaje significativo y resolución de problemas de ecuaciones de primer grado. 2014. Tese de Doutorado. Tesis de Licenciatura). Recuperada de http://recursosbiblio. url. edu. gt/tesiseortiz/2014/05/86/Lopez-Juan. pdf. MOURA, M, O. A serie busca no jogo: do lúdico na matemática. A educação matemática em revista, Blumenau: SBEM, v.2, n. 3, 1994. MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP,1991. NAIK, N. A comparative evaluation of game-based learning: Digital or non-digital games?. In: European Conference on Games Based Learning. Academic Conferences International Limited, 2014. p. 437. OLIVEIRA, C.N.C; FUGITA. F. Geração Alpha matemática: Ensino fundamental: anos finais: 8º ano/ Carlos N.C. de Oliveira, Felipe Fugita; organizadora SM Educação; obra coletiva, desenvolvida e produzida por SM Educação; editora responsável Andrezza Guarsoni Rocha. – 2. Ed. – São Paulo: Edições SM 2018. OLIVEIRA, C.G; REZENDE, V. Um estudo da equação do primeiro grau e suas diferentes representações: resultados da intervencão realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Volume 1, 2016. HORN, M. T. Jogos Matemáticos: Uma prática possível. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Produções DidáticoPedagógicas, Volume 2, 2013. RESNICK, M; ROSENBAUM, E. Designing for tinkerability. In: HONEY, M.; KANTER, D. (Ed.). Desing, make, play: growing the next generation of STEM Innovators. Londeon: Routledge, 2013. ROCHA, H; et al. Uso de jogos e materiais concretos no ensino e expressões algébricas e equações do 1º e 2º grau no ensino fundamental. 2017. SILVA, A. C; SANTOS, E. V; MACEDO, A. D. R. Bingo Algébrico: O Ensino de equações através do lúdico. II Comedu. P 1. Ed. Realize, 2015. Encontrado em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15574. SOUZA, R. J; PATARO, M. R. P. Vontade de saber matemática, 8º ano/ Joamir Roberto de Souza, Patricia Rosana Moreno Pataro. – 3. Ed. – São Paulo: FTD, 2015. VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. Trad.Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003. ZABALA-VARGAS, S. et al. Aprendizaje Basado en Juegos (GBL) aplicado a la enseñanza de la matemática en educación superior. Una revisión sistemática de literatura. Formación universitaria, v. 13, n. 1, p. 13-26, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBingopt_BR
dc.titleBingo das equações: utilizando um jogo como ferramenta de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657451400715138pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657451400715138pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Spinelli Valdevino da
dc.contributor.referee2Silva, Karla Maria Euzebio da
dc.contributor.referee3Silva, Arlam Dielcio Pontes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657451400715138pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1752739950034300pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0189029061892610pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Santana do Ipanemapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia foi elaborada com o intuito de agregar ludicidade as aulas de Matemática a partir do jogo bingo das equações, utilizando-o como ferramenta de aprendizagem. Onde foi abordada a pesquisa com amostra de 12 alunos, de uma turma do 1º Ano do Ensino Médio. Ela serviu para o processo investigativo a Matemática e o jogo como forma de lecionar aulas de matemática, para trazer o interesse dos alunos pela matéria e conteúdo proposto. Nessa perspectiva, o ensino da Matemática vivenciado de forma dinâmica contribui para facilitar o ensinoaprendizagem, refletindo na importância da utilização de métodos e linguagens alternativas para a prática pedagógica. Pensando nessa vertente, surgiu à ideia de desenvolver um trabalho fazendo uso de ferramentas educacionais, neste caso, um jogo que envolvesse equações, no intuito de dinamizar a aula e proporcionar aprendizagem Matemática, em especial, no Ensino Médio. A pesquisa foi dividida em três etapas, na primeira foi realizada uma atividade avaliativa para ver como estava o conhecimento prévio dos alunos, na segunda teve uma intervenção com o auxílio do jogo bingo das equações, na terceira etapa teve outra atividade avaliativa para ver o desempenho dos alunos, após a intervenção. Na pesquisa percebe-se que após a intervenção com o auxílio do jogo os alunos tiveram um aumento de acertos nas atividades. Além disso, o jogo despertou a curiosidade dos alunos, tendo sido muito participativos durante a aula.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples