dc.creator | Silva, Gilberto Bezerra da | |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T20:16:32Z | |
dc.date.available | 2025-05-21T20:16:32Z | |
dc.date.issued | 2024-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1686 | |
dc.description.abstract | The teaching and learning process goes beyond the mere transmission and memorization of content. This research highlights the importance of teaching science through the investigative method, which encourages the meaningful construction of knowledge. Concepts of Organic Chemistry and the processes involved in alcoholic fermentation for the production of ethanol biofuel were explored. The main objective was to evaluate how students' experiences, the formulation of problem situations and practical experimentation can enrich science teaching in an investigative manner. The results of the interventions carried out demonstrated that students not only built solid knowledge on the topics covered, but were also able to associate them with everyday life, showing that teaching science through the investigative method contributes significantly to more relevant learning that is connected to students' reality. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | CARDOSO, Ana Paula; REGO, Belmiro. Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. Olhares sobre a educação: em torno da formação de professores, p. 21-33, 2017. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 2022. CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 765-794, 2018. CRUZ, Mariana Lopes et al. Avaliação das condições de processo na resistência da levedura ao teor final de etanol na fermentação alcoólica. 2015. GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisa nas ciências sociais, v. 1, p. 1-15, 2003. LIMA, Rayssa Suane de Araújo. "A argumentação como ferramenta para construção de uma aprendizagem significativa crítica no ensino de química." (2019). RICARDO, Elio Carlos. Problematização e contextualização no ensino de física. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, p. 29-48, 2010. RESENDE, Rui. Técnica de investigação qualitativa: ETCI. Journal of Sport Pedagogy & Research, v. 2, n. 1, p. 50-57, 2016. SASSERON, Lúcia Helena. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018. SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015. SEDANO, Luciana. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 199-220, 2017. SOLOMONS, T. W. GRAHAM, FRYHLE, C. B. Química orgânica. 7. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002. v.2 ISBN 8521612834. WARTHA, Edson José; SILVA, EL da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.b | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Síntese do etanol | pt_BR |
dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Investigando a Síntese de Etanol por meio da Fermentação Alcoólica da Cana-deAçúcar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5067002190739609 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Carla Valéria F. | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Carla Valéria F. | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Grayce Kelli Barbosa da | |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Elian Sandra Alves de | |
dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | https://lattes.cnpq.b r/83621375091193 53 | pt_BR |
dc.publisher.department | Polo EaD Carpina | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de ensino e aprendizagem vai além da mera transmissão e memorização de conteúdo. Esta pesquisa destaca a importância do ensino de ciências por meio do método investigativo, que estimula a construção significativa do conhecimento. Foram explorados conceitos de Química Orgânica e os processos envolvidos na fermentação alcoólica para a produção do biocombustível etanol. O objetivo principal foi avaliar como a vivência dos estudantes, a formulação de situações-problema e a experimentação prática podem enriquecer o ensino de ciências de maneira investigativa. Os resultados das intervenções realizadas demonstraram que os alunos não apenas construíram conhecimentos sólidos sobre os temas abordados, mas também conseguiram associá-los ao cotidiano, evidenciando que o ensino de ciências pelo método investigativo contribui de forma significativa para um aprendizado mais relevante e conectado à realidade dos estudantes. | pt_BR |