dc.creator | Lira, Ewerton Walber Faustino de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-05-02T13:52:55Z | |
dc.date.available | 2025-05-02T13:52:55Z | |
dc.date.issued | 2025-03-21 | |
dc.identifier.citation | LIRA, Ewerton Walber Faustino de Oliveira ; ANDRADE, Pedro Henrique Avelino de. Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole. 22 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1652 | |
dc.description.abstract | Inquiry-based teaching has emerged as an effective approach to promoting meaningful
learning in science disciplines, including Physics. This study analyzes the impact of
this methodology on the teaching of geometric optics through the construction and
experimentation with a pinhole camera. The research was conducted with second-year
high school students from a private school in Pernambuco, Brazil, using a model based on Carvalho’s (2012) proposal, in which students were encouraged to formulate
hypotheses, conduct experiments, and critically interpret optical phenomena. The
construction and use of the pinhole camera enabled the exploration of fundamental
concepts such as image formation, the relationship between aperture size and
sharpness, and the principles of rectilinear light propagation. The results indicate that
the investigative approach fosters active learning and enhances students' conceptual
understanding. Additionally, an increase in student engagement and autonomy was
observed throughout the activities. The findings reinforce the importance of active
methodologies in Physics education and highlight the potential of investigative
experimentation as a pedagogical strategy to make the teaching-learning process
more dynamic and effective. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Bonwell, Charles C.; EISON, James A. Active learning: creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report, n. 1. Washington, DC: George Washington University, School of Education and Human Development, 1991.
Carvalho, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a prática à pesquisa. São Paulo: Cortez Editora. 2001.
Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018 183765>. Acesso em: Out. 2024.
Carvalho, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. 2012. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php /2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf>. Acesso em: Out. 2024.
McDermott, L. C. Palestra Millikan de 1990: O que ensinamos e o que é aprendido – diminuindo a lacuna. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/ 4267109/mod_resource/content/1/Palestra%20Millikan%20de%201990_%20O%20que%20ensinamos%20e%20o%20que%20%C3%A9%20aprendido%20%E2%80%93%20diminuindo%20a%20lacuna.pdf?utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Nov. 2024.
Moran, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: <https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: Nov. 2024.
Moran, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus. 2002.
Nardi, R. Didática da Física: Reflexões e Investigações. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007.
Pereira, J. E. D. Formação de professores de ciências: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(1), 7-29, 2011. Disponível em: < https://old.periodicos.uem.br/~eduem/novapagina/?q=node% 2F683&utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Out. 2024.
Sasseron, L. H., Carvalho, A. M. P. Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS). v.13, p.333 - 352, 2008. Disponível em: < https://repositorio.usp.br/item/001708591?utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Out. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Investigação no Ensino de Física. | pt_BR |
dc.subject | Fenômenos Ópticos e Experimentação. | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos Ópticos Simples. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa em Ciências | pt_BR |
dc.title | Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9096481231490714 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Pedro Henrique Avelino de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928230433243594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Pedro Henrique Avelino de | |
dc.contributor.referee2 | Santana, José Edivam Braz | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Maelyson Rolim Fonseca dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928230433243594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4141666207667732 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7695601627426320 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem eficaz para
promover o aprendizado significativo em disciplinas da área de Ciências, incluindo a
Física. Neste estudo, analisou-se o impacto dessa metodologia no ensino de óptica
geométrica por meio da construção e experimentação com a câmera pinhole. A
pesquisa foi conduzida com estudantes do 2o ano do ensino médio de uma escola
privada em Pernambuco, utilizando um modelo baseado na proposta de Carvalho
(2012), no qual os alunos foram incentivados a formular hipóteses, conduzir
experimentos e interpretar criticamente os fenômenos ópticos. A construção e o uso
da câmera pinhole possibilitaram a exploração de conceitos fundamentais, como a
formação de imagens, a relação entre o tamanho do orifício e a nitidez, e os princípios
de propagação retilínea da luz. A análise dos resultados indica que a abordagem
investigativa favorece a aprendizagem ativa e aprimora a compreensão conceitual dos
estudantes. Além disso, foi observado um aumento no engajamento e na autonomia
dos alunos ao longo das atividades. Os achados reforçam a importância das
metodologias ativas no ensino de Física e evidenciam o potencial da experimentação
investigativa para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficaz. | pt_BR |