Mostrar registro simples

dc.creatorLira, Ewerton Walber Faustino de Oliveira
dc.date.accessioned2025-05-02T13:52:55Z
dc.date.available2025-05-02T13:52:55Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.identifier.citationLIRA, Ewerton Walber Faustino de Oliveira ; ANDRADE, Pedro Henrique Avelino de. Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole. 22 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1652
dc.description.abstractInquiry-based teaching has emerged as an effective approach to promoting meaningful learning in science disciplines, including Physics. This study analyzes the impact of this methodology on the teaching of geometric optics through the construction and experimentation with a pinhole camera. The research was conducted with second-year high school students from a private school in Pernambuco, Brazil, using a model based on Carvalho’s (2012) proposal, in which students were encouraged to formulate hypotheses, conduct experiments, and critically interpret optical phenomena. The construction and use of the pinhole camera enabled the exploration of fundamental concepts such as image formation, the relationship between aperture size and sharpness, and the principles of rectilinear light propagation. The results indicate that the investigative approach fosters active learning and enhances students' conceptual understanding. Additionally, an increase in student engagement and autonomy was observed throughout the activities. The findings reinforce the importance of active methodologies in Physics education and highlight the potential of investigative experimentation as a pedagogical strategy to make the teaching-learning process more dynamic and effective.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBonwell, Charles C.; EISON, James A. Active learning: creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report, n. 1. Washington, DC: George Washington University, School of Education and Human Development, 1991. Carvalho, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a prática à pesquisa. São Paulo: Cortez Editora. 2001. Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018 183765>. Acesso em: Out. 2024. Carvalho, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. 2012. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php /2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf>. Acesso em: Out. 2024. McDermott, L. C. Palestra Millikan de 1990: O que ensinamos e o que é aprendido – diminuindo a lacuna. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/ 4267109/mod_resource/content/1/Palestra%20Millikan%20de%201990_%20O%20que%20ensinamos%20e%20o%20que%20%C3%A9%20aprendido%20%E2%80%93%20diminuindo%20a%20lacuna.pdf?utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Nov. 2024. Moran, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: <https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: Nov. 2024. Moran, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus. 2002. Nardi, R. Didática da Física: Reflexões e Investigações. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007. Pereira, J. E. D. Formação de professores de ciências: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(1), 7-29, 2011. Disponível em: < https://old.periodicos.uem.br/~eduem/novapagina/?q=node% 2F683&utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Out. 2024. Sasseron, L. H., Carvalho, A. M. P. Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS). v.13, p.333 - 352, 2008. Disponível em: < https://repositorio.usp.br/item/001708591?utm_source=chatgpt.com>. Acesso em: Out. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectInvestigação no Ensino de Física.pt_BR
dc.subjectFenômenos Ópticos e Experimentação.pt_BR
dc.subjectDispositivos Ópticos Simples.pt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativa em Ciênciaspt_BR
dc.titleEnsino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinholept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9096481231490714pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee2Santana, José Edivam Braz
dc.contributor.referee3Santos, Maelyson Rolim Fonseca dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141666207667732pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7695601627426320pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem eficaz para promover o aprendizado significativo em disciplinas da área de Ciências, incluindo a Física. Neste estudo, analisou-se o impacto dessa metodologia no ensino de óptica geométrica por meio da construção e experimentação com a câmera pinhole. A pesquisa foi conduzida com estudantes do 2o ano do ensino médio de uma escola privada em Pernambuco, utilizando um modelo baseado na proposta de Carvalho (2012), no qual os alunos foram incentivados a formular hipóteses, conduzir experimentos e interpretar criticamente os fenômenos ópticos. A construção e o uso da câmera pinhole possibilitaram a exploração de conceitos fundamentais, como a formação de imagens, a relação entre o tamanho do orifício e a nitidez, e os princípios de propagação retilínea da luz. A análise dos resultados indica que a abordagem investigativa favorece a aprendizagem ativa e aprimora a compreensão conceitual dos estudantes. Além disso, foi observado um aumento no engajamento e na autonomia dos alunos ao longo das atividades. Os achados reforçam a importância das metodologias ativas no ensino de Física e evidenciam o potencial da experimentação investigativa para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficaz.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples