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dc.creatorSilva, Layane Jaciele Alves
dc.date.accessioned2025-04-24T20:45:12Z
dc.date.available2025-04-24T20:45:12Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.identifier.citationSILVA, Layane Jaciele Alves ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Análise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemática. 30 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1634
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the errors made by 9th grade elementary school students when transposing natural language into mathematical language regarding the operation of exponentiation. To this end, we used an adaptation of the data collection instrument by Jesus (2016), originally applied to 9th grade elementary school students. However, we used only the first question of the instrument, which aims to verify whether students know how to transpose natural language into mathematical language. Although Jesus (2016) himself did not establish the appropriate categories in his work, this task was our responsibility. It is important to highlight that the subjects of this study were 47 9th grade elementary school students from a public school in the city of Sanharó/PE. The first inference from the results collected and compared is the enormous difficulty of both groups in mastering the content of exponentiation, even though they are in the 9th grade and this content has been covered in at least three previous grades. We observed the extreme difficulty of the students in transposing information from natural language into mathematical language.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.subjectLinguagem Naturalpt_BR
dc.subjectAnálise de Errospt_BR
dc.subjectPotenciaçãopt_BR
dc.titleAnálise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312858253948187pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar os erros cometidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental na transposição da linguagem natural para a linguagem matemática sobre a operação de potenciação. Para isso, utilizou-se uma adaptação do instrumento de coleta de dados de Jesus (2016), originalmente aplicado a estudantes do 9° ano do ensino fundamental. No entanto, utilizamos apenas a primeira questão do instrumento, que visa verificar se os estudantes sabem transpor a linguagem natural para a linguagem matemática. Embora o próprio Jesus (2016) não tenha estabelecido as devidas categorias em seu trabalho, essa tarefa ficou sob nossa responsabilidade. É importante destacar que os sujeitos deste estudo foram 47 estudantes do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Sanharó/PE. A primeira inferência dos resultados coletados e comparados é a enorme dificuldade de ambos os grupos em dominar o conteúdo de potenciação, mesmo estando no 9° ano e este conteúdo sendo abordado em, pelo menos, três séries anteriores. Observou-se a extrema dificuldade dos estudantes em transpor a informação da linguagem natural para a linguagem matemática.pt_BR


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