dc.creator | Silva, Layane Jaciele Alves | |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T20:45:12Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T20:45:12Z | |
dc.date.issued | 2025-03-13 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Layane Jaciele Alves ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Análise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemática. 30 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1634 | |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the errors made by 9th grade elementary
school students when transposing natural language into mathematical language
regarding the operation of exponentiation. To this end, we used an adaptation of the
data collection instrument by Jesus (2016), originally applied to 9th grade elementary
school students. However, we used only the first question of the instrument, which aims to verify whether students know how to transpose natural language into
mathematical language. Although Jesus (2016) himself did not establish the
appropriate categories in his work, this task was our responsibility. It is important to
highlight that the subjects of this study were 47 9th grade elementary school students
from a public school in the city of Sanharó/PE. The first inference from the results
collected and compared is the enormous difficulty of both groups in mastering the
content of exponentiation, even though they are in the 9th grade and this content has
been covered in at least three previous grades. We observed the extreme difficulty of
the students in transposing information from natural language into mathematical
language. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Natural | pt_BR |
dc.subject | Análise de Erros | pt_BR |
dc.subject | Potenciação | pt_BR |
dc.title | Análise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4312858253948187 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Érika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar os erros cometidos por alunos do 9° ano do
ensino fundamental na transposição da linguagem natural para a linguagem
matemática sobre a operação de potenciação. Para isso, utilizou-se uma adaptação
do instrumento de coleta de dados de Jesus (2016), originalmente aplicado a
estudantes do 9° ano do ensino fundamental. No entanto, utilizamos apenas a
primeira questão do instrumento, que visa verificar se os estudantes sabem transpor
a linguagem natural para a linguagem matemática. Embora o próprio Jesus (2016)
não tenha estabelecido as devidas categorias em seu trabalho, essa tarefa ficou sob
nossa responsabilidade. É importante destacar que os sujeitos deste estudo foram
47 estudantes do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município
de Sanharó/PE. A primeira inferência dos resultados coletados e comparados é a
enorme dificuldade de ambos os grupos em dominar o conteúdo de potenciação,
mesmo estando no 9° ano e este conteúdo sendo abordado em, pelo menos, três
séries anteriores. Observou-se a extrema dificuldade dos estudantes em transpor a
informação da linguagem natural para a linguagem matemática. | pt_BR |