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    Roteiro das ferrovias em Pernambuco: um olhar geográfico

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    Trabalho de Conclusão de Curso (2.745Mb)
    Data
    2018-12-14
    Autor
    Silva, Raphael Fontoura da
    http://lattes.cnpq.br/4730675146821967
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste trabalho a Geografia Histórica será à base das teorias metodológicas que permeiam a pesquisa do passado em Geografia. O Transporte ferroviário surgiu durante a Revolução Industrial no século XVIII na Inglaterra e logo se tornou um transporte estruturador do espaço ligando pontos distantes. Sua evolução aconteceu com o surgimento de novas técnicas e novos modelos que surgiram acompanhando novos tipos de combustíveis. A primeira ferrovia instalada no Brasil foi no Rio de Janeiro pelo Barão de Mauá, apenas a alguns quilômetros [de onde o café era escoado das fazendas para o Porto. Pernambuco foi o segundo estado dentro do território nacional a receber os trilhos ingleses com concessão do governo imperial. O trem passou a ligar as áreas produtoras do açúcar, neste caso, a Zona da Mata Norte e a Zona da Mata Sul ao Porto do Recife, que passou por vários aperfeiçoamentos até se tornar de fato um porto que pudesse suportar as movimentações ferroviárias. O ciclo do algodão fez a ferrovia chegar ao Agreste e ao Sertão pernambucano. Diante de tamanha importância deste transporte e suas estruturas, um questionamento se faz necessário: por qual motivo o transporte ferroviário foi extinto do estado de Pernambuco, dado a sua importância geográfica e histórica? Este trabalho apresenta como objetivo geral, analisar os significados e apropriações dos objetos relacionados às ferrovias no Estado de Pernambuco, considerando-os como elementos modeladores da paisagem. Visando atingir determinado objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: seleções de livros históricos que fossem pertinentes ao assunto proposto, teses, dissertações, artigos, notícias de jornais, fotos e por fim relatos orais através das entrevistas realizadas no Museu do Trem de Pernambuco, por parte das pessoas que vivenciaram a movimentação ferroviária em seu auge e o significado dos objetos que hoje estão apenas na memória e parte ainda nas paisagens. Por fim: a Transnordestina como o novo modal estruturante ferroviário do Estado de Pernambuco.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/163
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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