Roteiro das ferrovias em Pernambuco: um olhar geográfico
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Data
2018-12-14Autor
Silva, Raphael Fontoura da
http://lattes.cnpq.br/4730675146821967
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho a Geografia Histórica será à base das teorias metodológicas que
permeiam a pesquisa do passado em Geografia. O Transporte ferroviário surgiu
durante a Revolução Industrial no século XVIII na Inglaterra e logo se tornou um
transporte estruturador do espaço ligando pontos distantes. Sua evolução aconteceu
com o surgimento de novas técnicas e novos modelos que surgiram acompanhando
novos tipos de combustíveis. A primeira ferrovia instalada no Brasil foi no Rio de
Janeiro pelo Barão de Mauá, apenas a alguns quilômetros [de onde o café era
escoado das fazendas para o Porto. Pernambuco foi o segundo estado dentro do
território nacional a receber os trilhos ingleses com concessão do governo imperial.
O trem passou a ligar as áreas produtoras do açúcar, neste caso, a Zona da Mata
Norte e a Zona da Mata Sul ao Porto do Recife, que passou por vários
aperfeiçoamentos até se tornar de fato um porto que pudesse suportar as
movimentações ferroviárias. O ciclo do algodão fez a ferrovia chegar ao Agreste e
ao Sertão pernambucano. Diante de tamanha importância deste transporte e suas
estruturas, um questionamento se faz necessário: por qual motivo o transporte
ferroviário foi extinto do estado de Pernambuco, dado a sua importância geográfica e
histórica? Este trabalho apresenta como objetivo geral, analisar os significados e
apropriações dos objetos relacionados às ferrovias no Estado de Pernambuco,
considerando-os como elementos modeladores da paisagem. Visando atingir
determinado objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos:
seleções de livros históricos que fossem pertinentes ao assunto proposto, teses,
dissertações, artigos, notícias de jornais, fotos e por fim relatos orais através das
entrevistas realizadas no Museu do Trem de Pernambuco, por parte das pessoas
que vivenciaram a movimentação ferroviária em seu auge e o significado dos objetos
que hoje estão apenas na memória e parte ainda nas paisagens. Por fim: a
Transnordestina como o novo modal estruturante ferroviário do Estado de
Pernambuco.