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dc.creatorSilva, Raphael Fontoura da
dc.date.accessioned2020-06-27T20:23:24Z
dc.date.available2020-06-27T20:23:24Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.citationSILVA, Raphael Fontoura da. Roteiro das ferrovias em Pernambuco: um olhar geográfico. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/163
dc.description.abstractIn this work the Historical Geography will be based on the methodological theories that permeate the research of the past in Geography. Rail transport emerged during the Industrial Revolution in the 18th century in England and soon became a structuring transport of space linking distant points. Its evolution happened with the emergence of new techniques and new models that accompained new types of fuels. The first railroad installed in Brazil was in Rio de Janeiro by Barão de Mauá, a few kilometers from where the coffee was drained from the farms to Port. Pernambuco was the second state within the national territory to receive the English rails with concession of the imperial government. The train started to connect the sugar producing areas, in this case, the Zona da Mata Norte and the Zona da Mata Sul to the Port of Recife, which underwent several improvements until it became a port that could support the railway operations. The cotton cycle expanded the railroad to Agreste and Sertão pernambucano. Given the importance of this transport and its structures, a questioning is necessary: Why was railway transportation extinguished in the state of Pernambuco, given its geographical and historical importance? This research presents as general objective, to analyze the meanings and appropriations of objects related to the railways in the State of Pernambuco, considering them as modeling elements of the landscape. In order to reach this objective, the following methodological procedures were adopted: selections of historical books that were pertinent to the proposed subject, thesis, dissertations, articles, news reports, photos and finally oral reports through interviews at the Pernambuco Train Museum, by the people who experienced the railway movement at its height and the meaning of the objects that today stay only in memory and still part in the landscapes. The Finally, the Transnordestina as the new railway structuring modal of the State of Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent79 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte - Ferroviáriopt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectGeografia - Históricapt_BR
dc.titleRoteiro das ferrovias em Pernambuco: um olhar geográficopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730675146821967pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Adauto Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2054823458163234pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Rodrigo Dutra
dc.contributor.referee2Barbosa, Gustavo de Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899143196478529pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0188335517827473pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho a Geografia Histórica será à base das teorias metodológicas que permeiam a pesquisa do passado em Geografia. O Transporte ferroviário surgiu durante a Revolução Industrial no século XVIII na Inglaterra e logo se tornou um transporte estruturador do espaço ligando pontos distantes. Sua evolução aconteceu com o surgimento de novas técnicas e novos modelos que surgiram acompanhando novos tipos de combustíveis. A primeira ferrovia instalada no Brasil foi no Rio de Janeiro pelo Barão de Mauá, apenas a alguns quilômetros [de onde o café era escoado das fazendas para o Porto. Pernambuco foi o segundo estado dentro do território nacional a receber os trilhos ingleses com concessão do governo imperial. O trem passou a ligar as áreas produtoras do açúcar, neste caso, a Zona da Mata Norte e a Zona da Mata Sul ao Porto do Recife, que passou por vários aperfeiçoamentos até se tornar de fato um porto que pudesse suportar as movimentações ferroviárias. O ciclo do algodão fez a ferrovia chegar ao Agreste e ao Sertão pernambucano. Diante de tamanha importância deste transporte e suas estruturas, um questionamento se faz necessário: por qual motivo o transporte ferroviário foi extinto do estado de Pernambuco, dado a sua importância geográfica e histórica? Este trabalho apresenta como objetivo geral, analisar os significados e apropriações dos objetos relacionados às ferrovias no Estado de Pernambuco, considerando-os como elementos modeladores da paisagem. Visando atingir determinado objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: seleções de livros históricos que fossem pertinentes ao assunto proposto, teses, dissertações, artigos, notícias de jornais, fotos e por fim relatos orais através das entrevistas realizadas no Museu do Trem de Pernambuco, por parte das pessoas que vivenciaram a movimentação ferroviária em seu auge e o significado dos objetos que hoje estão apenas na memória e parte ainda nas paisagens. Por fim: a Transnordestina como o novo modal estruturante ferroviário do Estado de Pernambuco.pt_BR


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