Os outdoors na paisagem da cidade do Recife: um olhar geográfico
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Data
2019-06-18Autor
Nascimento, Lucas Santos do
http://lattes.cnpq.br/2174453293475884
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Por meio da análise da paisagem urbana, é possível decifrar a cidade, com os signos
e representações que marcam a sociedade de consumo e as contradições nela
envolvidas. Num período em que a comunicação visual se torna um campo cada vez
mais forte para a construção de signos relacionados à construção de imagens e
representações da sociedade de consumo, seja pelas mídias digitais ou pela
analógicas, a paisagem urbana é invadida por vários objetos da mídia externa e se
torna vitrine para satisfazer os desejos e interesses das corporações capitalistas.
Nesse sentido, a instalação de outdoors considera, principalmente, dois fatores
locacionais: locais de fácil visibilidade para as vias públicas e intenso tráfego de
pessoas, o que confere alto potencial de vendabilidade aos produtos e marcas nele
anunciados. Este trabalho busca analisar os outdoors na paisagem do Recife sobre
o controle urbano, as ações de empresas atuantes nesse ramo de negócio, e a
possível perspectiva da cidade como uma mercadoria, buscando compreender a
lógica e significado deste objeto na paisagem urbana do Recife. Para isso, foram
escolhidas 6 vias entre as mais movimentadas do Recife que ficam na região centrosul da cidade. Quanto à metodologia, por meio de uma abordagem qualitativa, a
pesquisa fez levantamento bibliográfico para a revisão da literatura; visitas a campo
para observação direta da paisagem e registro fotográfico das vias e outdoors; análise
documental envolvendo o marco legal que regulamenta a mídia externa no Recife;
entrevistas semiestruturadas com representantes de empresas de mídia externa;
análise de artefatos, entre outros. Foi constatado que a implantação de uma legislação
mais restritiva da mídia externa no Recife, particularmente relacionada a fachada de
lojas e outdoors, baseia-se em lei e política similares implementadas na cidade de
São Paulo. Uma das conclusões é de que, por meio do uso muito forte de outdoors, a
paisagem urbana se torna uma vitrine a céu aberto, onde o olhar dos indivíduos acaba
tendo valor para as empresas do ramo. Isso confirma o pressuposto de que, nos dias
de hoje, a cidade, mais do que nunca, se coloca como mercadoria, o que, de forma
prática, tem ressignificado a paisagem urbana do Recife.