dc.relation | BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BESSE, Jean-Marc. Geografia e existência: a partir da obra de Eric Dardel. In:
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de
Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 111-139.
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro:
EdUERJ, 2014. (Clássicos da Ciência).
BRAGA, Clézia Aquino de. A percepção dos professores do IFPE na
contribuição do ensino da geografia: a aula de campo como mediação
pedagógica. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de PósGraduação em Geografia, CFCH, Universidade Federal de Pernambuco, 2016.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27.834-27.841.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB n.º 492, de 3 de abril de
2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia,
Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia,
Arquivologia e Museologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, 9 jul. 2001, Seção 1, p. 50.
BRASIL. Resolução n.º 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais
para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e
idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos
exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da
Educação a Distância. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,
DF, 16 jun. 2010, Seção 1, p. 66.
BURIOLLA, Marta Alice Feiten. O estágio supervisionado. 3. ed. São Paulo:
Cortez, 2001.
CALLAI, Copetti Helena. Estudar o lugar para compreender o mundo. In:
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e
textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 71-114.
CARR, Wilfred. Una teoria para la educación: hacia una investigación crítica.
Madrid: Morata, 1995.
CARVALHO, Antonia Dalva França. A racionalidade da ação dos formadores de
professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de
licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 2007. Tese (Doutorado em Educação)
– Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do
Ceará, Fortaleza, 2007.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage
Learing, 2010. (Coleção Ideias em Ação, 4).
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de
conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Caderno Cedes,
Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, maio-ago. 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o
ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas: Papirus, 2012.
(Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO,
Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.).
Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
COSGROVE, Denis E. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas
paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Org.).
Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 92-122.
COSGROVE, Denis E.; DOMOSH, Mona. Author and authority: writing the new
cultural geography. In: DUNCAN, James S.; LEY, David. (Ed.).
Place/culture/representation. London; New York: Routledge, 1993. p. 25-38.
CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da Língua
Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 1982.
DEL RIO, Vicente. Cidade da mente, cidade real, percepção e revitalização da área
portuária do Rio de Janeiro. In: _____; OLIVEIRA, Lívia. (Org.). Percepção
ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel/ Ed. UFSCAR, 1996. p.
3-22.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais.
Porto: Porto Editora, 1997.
GOMES, Marineide de Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Redimensionando
o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. In: PIMENTA,
Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e
crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GOMES, Paulo César da C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 1996.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da
crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo
no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
GUIMARÃES, Valter Soares. Saberes docentes e identidade profissional: um
estudo a partir da Licenciatura. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
HOEFLE, Scott William. Cultura na história do pensamento científico. Revista de
Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, n. 2, p. 6-29, 1998.
HOLZER, Werther. Paisagem, imaginário, identidade: alternativas para o estudo
geográfico. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDHAL, Zeny (Org.).
Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p. 149-
168.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação,
formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber Livros, 2008. Série Pesquisa,
v. 17).
IFPE. Campus Recife. Projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em
Geografia. Recife, 2011.
JANSON, Horst Woldemar. História da arte. São Paulo: Companhia das Letras,
1992.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes; BEIRAL, Hellen Jannisy Vieira; FERRARI, Gláucia
Maria. As políticas de educação de jovens e adultos na atualidade como
desdobramento da Constituição e da LDB. Poiésis, Tubarão, v. 11, n. 19, p. 40-57,
jan./jun. 2017.
LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério.
Série Formação do Professor).
LIMA, Maria do Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos
caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado) –
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins
Fontes, 1999.
NAME, Leo. O conceito de paisagem na geografia e sua relação com o conceito de
cultura. GeoTextos, v. 6, n. 2, p. 163-168, dez. 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da
docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade
docente. São Paulo: Cortez, 2007. p. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no
ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência:
diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005-2006.
PONTUSCHKA, Nacib Nídia (Org.). Ousadia do diálogo. São Paulo: Loyola, 1993.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência
universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São
Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2002. (Coleção Milton Santos, 1).
SAUER, Carl Ortwin. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato;
ROSENDAHL, Zeny (Org.). Paisagem, tempo e cultura 1925. Rio de Janeiro:
EdUERJ, 1998. p. 12-74.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA,
Antônio (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis:
Vozes, 2002.
THERRIEN, Jacques. Socialização docente e educação: percursos do processo de
emancipação. In: SILVA, Aida Maria Monteiro. Educação formal e não formal,
processos formativos e saberes pedagógicos. ENDIPE, 13., 2006, Recife. Anais [...]
Recife, 2006. p. 297-310.
VALE, Daniel Verçoza; SOUZA, Deivid Roque de; BRAGA, Clézia Aquino de. O
estudo da paisagem e seus significados para a população Ribeirinha da bacia do
Pina na vizinhança do Shopping Rio Mar: contribuições do Pibid (IFPE-Recife). In:
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 4., 2017, João Pessoa.
Anais [...] João Pessoa, 2017.
VITTE, Antonio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua
inserção na geografia física. Mercator: Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, v.
6, n. 11, p. 71-78, 2007.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas.
Porto Alegre: Artmed, 2004. | pt_BR |