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dc.creatorAlves, Aline de Souza da Silva
dc.date.accessioned2020-06-17T01:37:49Z
dc.date.available2020-06-17T01:37:49Z
dc.date.issued2017-03-08
dc.identifier.citationALVES, Aline de Souza da Silva. O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as "lentes" da geografia escolar. 2017. 184 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/157
dc.description.abstractSoil education is important to develop a critical and environmental awareness among students, however, this content has been neglected in the teaching-learning process of the school environment. The objective of this work is to diagnose the problems involving soil education in the field of Geography at the EREM Filipe Camarão, located in Jaboatão dos Guararapes - PE, and to analyze how the use of methodological resources can be used as a way for student learning. Theoretical researches were made on the subject soils. This approach was addressed in this paper covering the specificities of school geography, which is also a former of citizenship and a critical sense capacity, since soils are directly linked to environmental and social issues. In this way, we highlight the teaching of soils from the sensitization to the sustainability and the formation of critical environmental sense, doing to exert, the Geography, its role in its environmental and social aspects. Initially we applied an interview with the teacher and questionnaires with the students that were used as a survey in the field of research. We developed and used didactic-practical methodologies for the teaching of soil in the school field with classes of the 1st year of High School through a soil workshop. And, to identify the effects of the implementation of these methodologies in student learning, questionnaires were applied. Experience has shown that, in the classroom, simple, but innovative methodologies in soil education can exert a great influence on student learning, since from the experience they have demonstrated a greater understanding and assimilation of basic knowledge about soil.pt_BR
dc.format.extent184 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, P. A construção do pensamento crítico e reflexivo em crianças das séries iniciais. Portal Educação, 2013. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/26727/a-construcao-do-pensamentocritico-e-reflexivo-em-criancas-das-series-iniciais. Acesso em: 20 de novembro de 2016. BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone, 2014. BRADY, N. C.; WEIL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013. CÂNDIDO OLIVEIRA, W. A contribuição da Geografia para a Educação Ambiental: as relações entre a sociedade e a natureza no Distrito Federal. 2007. 120 f. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Departamento de Pós – Graduação de Geografia, Brasília. 2007. CARMO, A. A. A.; TEIXEIRA, C.; Moreira, M. T. Solo: um aliado na educação ambiental sustentável em uma escola pública do interior de Minas Gerais. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2014,Belo Horizonte: Fundação Educacional de Divinópolis, 2014. CASTELLAR, S. M. V. Currículo, Educação Geográfica e formação docente: desafios e perspectivas. Tamoios, São Paulo, n. 2, p. 1-14, 2006. COIMBRA, C. L. A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana. In: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CNFP) E XIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (CEPFE), 7., 2016, São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2016. COSTA, L. Educação x Ensino: Qual a diferença? Blog Educação – Parceria Votorantim pela educação. Disponível em: www.blogeducacao.org.br/2012/11/educacao-x-ensino-qual-adiferenca/. Acessado em 24/03/2017 FALCONI, S. A produção do material didático para o ensino de solos. 2004. 115f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro. 2004. FRASSON, V. R.; Werlang M. K.; Ensino de solos na perspectiva da educação ambiental:contribuições da ciência geográfica. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 1 4, n. 1 , p. 94- 99, 201 0. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004. LEPSH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. LIMA. Marcelo Ricardo de. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática. São Paulo, 1990/1991. P. 149-158. MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: Evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, Santa Maria, n. 16, p. 22-41, 2004. MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2006 Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2006. OLIVEIRA, Ariovaldo Umberlino de. (org.). Para onde vai o ensino de geografia? – 9. Ed., 3. Reimpr. – SP: Contexto, 2010. PEREIRA, U. C. Sustentabilidade: da teoria à prática – por uma educação ambiental transformadora. II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. 2011, Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2011. Programa Solos na Escola, UFPR. Disponível em: <http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index_arquivos/sobre.htm> Acessado em 01 de Dezembro de 2015. REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. SANTOS, M. A natureza do Espaço: técnicas e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. SERRAT, B. M. [et al.]Conhecendo o solo. Curitiba: UFPR/Setor de Ciências Agrárias/ Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. SOUSA, H. F. T.; MATOS, F. S. O ensino de solos no Ensino Médio: desafios e possibilidades na perspectiva dos docentes. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 71-78, jul. / dez. 2012. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. 2007, Maringá, PR: Universidade Estaural de Maringá, 2007. TEIXEIRA, A. J.; CUNHA, S. B. (organizadores) Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996. VEIGA, I. P. A. (org) Projetopolítico-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2000. VESENTINI, J. W. Para uma Geografia Crítica na Escola. Editora do autor, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectPedologiapt_BR
dc.subjectGeografia - aula práticapt_BR
dc.subjectGeografia - solospt_BR
dc.titleO ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as "lentes" da geografia escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291511097527706pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa Neto, Manuella Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546927777023182pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Luís de França da
dc.contributor.referee2Cruz, Igor Sacha Florentino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026959328441381pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2183211874409943pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA::PEDOLOGIApt_BR
dc.description.resumoO ensino de solos é importante para desenvolver uma consciência crítica e ambiental nos estudantes. Portanto, esse trabalho tem por objetivo analisar como o uso de recursos metodológicos pode ser utilizado como meio para a aprendizagem dos estudantes e realizar um diagnóstico das questões que envolvem o ensino de solos na disciplina de Geografia na EREM Filipe Camarão localizada em Jaboatão dos Guararapes - PE. Foram realizadas pesquisas teóricas relativas a temática solos. Essa foi abordada neste trabalho abrangendo as especificidades da Geografia escolar, que também é formadora de cidadania e capacidade de senso crítico, já que os solos estão diretamente ligados às questões ambientais e sociais. Desta forma, destacamos o ensino de solos a partir da sensibilização à sustentabilidade e formação de senso crítico ambiental fazendo exercer, a Geografia, o seu papel nas suas vertentes ambiental e social. Inicialmente aplicaram-se entrevista com a docente e questionários com os estudantes que foram utilizados como sondagem no campo de pesquisa. Foram elaboradas e empregadas metodologias didático-práticas para o ensino de solos na escola campo com turmas do 1º ano do Ensino Médio através de uma oficina de solos. E, para identificar os efeitos da implementação dessas metodologias no aprendizado dos estudantes foram aplicados questionários. A experiência vivenciada comprovou que, em sala de aula, as metodologias simples, mas inovadoras, no ensino de solos, podem exercer grande influência na aprendizagem dos estudantes, pois a partir da vivência esses demonstraram uma maior compreensão e assimilação de conhecimentos básicos sobre solos.pt_BR


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