dc.creator | Silva, Maiara Maria da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T14:39:16Z | |
dc.date.available | 2025-03-19T14:39:16Z | |
dc.date.issued | 2024-09-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1552 | |
dc.format.extent | 8p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | AGLIO, C. S. D.; FUJITA, D. M.; ANDRADE JÚNIOR, H. F. de. Cardápios sazonais como
estratégia de portfólio para variabilidade e aumento de qualidade no mercado competitivo de
restaurantes de hotéis: novas perspectivas de consumo no setor brasileiro. Contextos da
Alimentação. 3(2), maio de 2015.
CUNHA, I. Q.; CABIANCA, M. A. de A. O crescimento do vegetarianismo e suas
repercussões na hotelaria. Revista Turismo y Desarrollo local, v. 12, n. 27, 2019.
FERREIRA, M. C et al. Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da
cultura organizacional. Estudos de psicologia, Natal v.7 n.2 jul.dez. 2002. Disponível em
http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 23 mar. 2014.
GRECHI, D. C.; LOURENÇO, R. L.; VOLPATO, W. da S. A cadeia produtiva da gastronomia
em Dourados: as estratégias competitivas de restaurantes de comida japonesa. Revista
Iberoamericana de Turismo, 12 (1), p. 61 - 92, 2022.
HAYES, D.; NINEMEIER, J. Gestão de operações hoteleiras. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2005.
MARTYN, F. Estratégias para maximizar as vendas de taças de vinho em seu restaurante.
HotelierNews. Disponível em:
<www.hoteliernews.com.br/felipe-martyn-estrategias-para-maximizar-as-vendas-de-taca-de-vi
nho-em-seu-restaurante/> Acesso em 20 ago. 2024.
MÉLEGA, P. A&B: Forma de gestão pode representar o sucesso ou o fracasso de um
empreendimento. Hotelnews, 2013. Disponível em: <https:www.revistahotelnews.
com.br/ab-forma-de-gestao-pode-representar-o-sucesso-ou-o-fracasso-de-um-empreendime
nto/>. Acesso em 18 ago. 2024.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 14. ed.
São Paulo: Atlas, 2004.
PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência.
Rio de Janeiro: Campus, 1991.
SANT’ANNA, A. L.; SILVA, D. B. da. Eventos gastronômicos: a nova estratégia de
marketing e divulgação utilizada pelos restaurantes. Revista multidisciplinar e de Psicologia,
v.12, n.42, p. 501-514, 2018. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Restaurante | pt_BR |
dc.subject | Público | pt_BR |
dc.title | Estratégias para ampliação de clientes: estudo de caso em um restaurante de hotel localizado no Cabo de Santo Agostinho - PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8990665593963592 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Delgado, Anna Karenina Chaves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8629055026932946 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Albuquerque, Mariene Cavalcante Borba de | |
dc.contributor.referee2 | Lins, Lara Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Leonidio, Ameliane da Conceição Reubens | |
dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0055323358300944 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7099862907106536 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0607911887409022 | pt_BR |
dc.publisher.department | Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de um estudo de caso, no qual foi selecionado um restaurante X em
um meio de hospedagem localizado no município do Cabo de Santo Agostinho. Teve como
objetivo geral analisar as estratégias utilizadas pelo restaurante para incrementar suas vendas,
sejam estas voltadas ao público interno (hóspedes) ou externo (não hóspedes). Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada com um gestor do setor de
alimentos e bebidas. Segundo a pesquisa, o restaurante, além do bom serviço, utiliza as redes
sociais para divulgar eventos, como a noite temática, casamentos, eventos corporativos, festas
infantis e confraternizações. Manter o padrão do restaurante e a postura de gestor são os
principais desafios. Entende-se que as estratégias relatadas se alinham com os objetivos do
restaurante e são fundamentais para o crescimento do empreendimento, sendo necessário que a
gestão inove, procurando novas estratégias para atrair o público externo. O estudo mostra que é
possível promover uma expansão de clientes no restaurante a partir de novas estratégias. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Silva, Naiara Maria da | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/2536870300707602 | pt_BR |