dc.relation | AZEVEDO, Graciana Vieira de. Transição escolar*. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 199 p. ; 23 cm. (Educação, tecnologias e transdisciplinaridade).
BUENO, Paula Alexandra Reis; BUENO, Roberto Eduardo. A construção social do professor de música. Educar em Revista, v. 35, p. 209-227, 2019.
CRUZ, Fatima Maria Leite; DE AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho. Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psicologia da Educação, n. 33, 2011.
DUARTE, Teresa. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). 2009.
DA SILVA, Fabrício Oliveira; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Motivações para escolha profissional na Licenciatura em Música. Educere et Educare, v. 13, n. 28, p. 16691-10.17648/educare. (2018).
KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em revista, v. 10, n. 15, p. 124-138, 2004.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. A dimensão lúdica da música na infância. XIV ENCONTRO NACIONAL DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008. Anais [...]
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MARKOVÁ, I.; Lineel, P. Grossen, M. & Orvig, A. S. (2007). Dialogue in focus group: exploring socially sahared knowledge. London: Equinox.
MIGNOLO, Walter. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Duke University Press, 2011.
MONTEIRO, L. M.; SANTOS, L. D. G.; OLIVEIRA, T. G.; VALÉRIO, T. A.; SOUSA, B. S. A.; RIBEIRO. Os tons de Cecília: música, gênero e regulação semiótica em contexto religioso. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CONNEPI), XII, 2018. Anais [...]. [Apresentação de trabalho].
PAIVA, Luciano Luan Gomes; MONTEIRO, Calígia Sousa; DINIZ, Joalisson Jonathan Oliveira. A formação docente de egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 2017.Anais [...]. p. 1-13.
PIRES, Nair. A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão. In: XXII CONGRESSO NACIONAL [Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento]. 2015. Anais […]
SANTIAGO, R. MONTI; MULTICULTURALISMO, E. M. G. Identidade cultural e diversidade: Uma reflexão sobre a formação de professores de Música. In: XXV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA-ANPPOM, 2015. Anais […]
SILVA, Jonas Tiago. Os impactos do estágio curricular na esfera de experiência acadêmica dos licenciandos em música. 2023.
SILVA, P.R.T. Ser ou não ser: um estudo de caso sobre a emergência de esferas de experiências na trajetória do músico-professor e musicista-professora. 2021. Relatório de pesquisa (PIBIC Superior) - Licenciatura em Música, IFPE Campus Belo Jardim, Belo Jardim.
SILVA, Stephany Maria Pereira da. Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2004.
SIMÃO, Lívia Mathias; PONTES, Vívian Volkmer. A cultura na mente e nas sociedades. Resenha de: VALSINER, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre, RS: Artmed. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 1, p. 153-155, 2016.
SILVA, Taynara Vieira de Melo. Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2022.
TORRES, Vanessa Cavalcanti de. Um estudo sobre os índios Xukuru a partir da noção de continuidade do self. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
VALÉRIO, T. A. M. “O filho adotivo não vem de fora, vem de dentro”: um estudo sobre trajetórias de vidas e a construção de significados sobre a decisão de adotar na perspectiva da psicologia cultural semiótica. 2013. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.
VALÉRIO, T. A. M. Accompanying the psychological dynamics of the musical instrument choice. IN IV INTERNATIONAL SEMINAR ON CULTURAL PSYCHOLOGY, 2017, Salvador, Bahia, Brazil.
VALÉRIO, T.A.M.; LYRA, MARIA C.D.P. Significados ambivalentes no processo de adoção: um estudo de caso. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 21, p. 337-348, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i2.28460
VALSINER, J.. The Promoter Sign: Developmental Transformation within the Structure of Dialogical Self. In: BIENNAL MEETING OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT (ISSBD), 2004.
VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Tradução de Ana Cecília S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VALSINER, J. An Invitation to Cultural Psychology. London: Sage publication, 2014.
ZITTOUN, T. Transitions: development through symbolic resources. Coll. Advances in Cultural Psychology: Constructing Development. Greenwich (CT): Information Age Publishing, 2006.
ZITTOUN, T. Life-course: a social-cultural perspective. In: VALSINER, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Culture and Psychology. New York: Oxford University Press, 2012.
ZITTOUN, T. The hidden work of symbolic resources in emotions. Culture & Psychology, v. 9, n. 3, 2003.
_____. Transitions as dynamic processes: a commentary. Learning, Culture and Social Interaction, n. 3, 2014. | pt_BR |