Mostrar registro simples

dc.creatorMendes, Dayane Camila Nascimento
dc.date.accessioned2025-02-17T19:18:12Z
dc.date.available2025-02-17T19:18:12Z
dc.date.issued2025-02-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1513
dc.description.abstractIn a context where music transcends its artistic dimension to serve as a vital vehicle for education, this Undergraduate Thesis (TCC) aimed to explore the academic journeys of music education undergraduates. Amid a wide range of experiences, the study sought to understand how these students make sense of their academic and musical experiences in shaping their trajectories as professional musician-educators. Efforts were directed toward deciphering the regulatory signs that influence the emergence of a teaching vocation, guided by the cultural semiotic psychology approach. Adopting a qualitative research methodology, the study investigated the forces that guide students toward teaching. This inquiry focused on analyzing the semiotic dynamics of these processes, exploring the underlying signs and meanings of the students' choices and pathways. To achieve this, a combination of data construction methods was employed, namely the Focus Group method and the Card Method. The research process facilitated a deeper understanding of the internal aspects of the Music Education program, highlighting its unique features and challenges. Among the key findings, it became evident that, while the program represents innovation by fostering cultural transformation, traces of a Eurocentric approach still persist.pt_BR
dc.format.extent48f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAZEVEDO, Graciana Vieira de. Transição escolar*. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 199 p. ; 23 cm. (Educação, tecnologias e transdisciplinaridade). BUENO, Paula Alexandra Reis; BUENO, Roberto Eduardo. A construção social do professor de música. Educar em Revista, v. 35, p. 209-227, 2019. CRUZ, Fatima Maria Leite; DE AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho. Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psicologia da Educação, n. 33, 2011. DUARTE, Teresa. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). 2009. DA SILVA, Fabrício Oliveira; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Motivações para escolha profissional na Licenciatura em Música. Educere et Educare, v. 13, n. 28, p. 16691-10.17648/educare. (2018). KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em revista, v. 10, n. 15, p. 124-138, 2004. MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. A dimensão lúdica da música na infância. XIV ENCONTRO NACIONAL DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008. Anais [...] PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015. MARKOVÁ, I.; Lineel, P. Grossen, M. & Orvig, A. S. (2007). Dialogue in focus group: exploring socially sahared knowledge. London: Equinox. MIGNOLO, Walter. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Duke University Press, 2011. MONTEIRO, L. M.; SANTOS, L. D. G.; OLIVEIRA, T. G.; VALÉRIO, T. A.; SOUSA, B. S. A.; RIBEIRO. Os tons de Cecília: música, gênero e regulação semiótica em contexto religioso. In: CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CONNEPI), XII, 2018. Anais [...]. [Apresentação de trabalho]. PAIVA, Luciano Luan Gomes; MONTEIRO, Calígia Sousa; DINIZ, Joalisson Jonathan Oliveira. A formação docente de egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 2017.Anais [...]. p. 1-13. PIRES, Nair. A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão. In: XXII CONGRESSO NACIONAL [Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento]. 2015. Anais […] SANTIAGO, R. MONTI; MULTICULTURALISMO, E. M. G. Identidade cultural e diversidade: Uma reflexão sobre a formação de professores de Música. In: XXV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA-ANPPOM, 2015. Anais […] SILVA, Jonas Tiago. Os impactos do estágio curricular na esfera de experiência acadêmica dos licenciandos em música. 2023. SILVA, P.R.T. Ser ou não ser: um estudo de caso sobre a emergência de esferas de experiências na trajetória do músico-professor e musicista-professora. 2021. Relatório de pesquisa (PIBIC Superior) - Licenciatura em Música, IFPE Campus Belo Jardim, Belo Jardim. SILVA, Stephany Maria Pereira da. Saberes necessários à prática docente em aulas de matemática na perspectiva inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2004. SIMÃO, Lívia Mathias; PONTES, Vívian Volkmer. A cultura na mente e nas sociedades. Resenha de: VALSINER, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre, RS: Artmed. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 1, p. 153-155, 2016. SILVA, Taynara Vieira de Melo. Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2022. TORRES, Vanessa Cavalcanti de. Um estudo sobre os índios Xukuru a partir da noção de continuidade do self. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. VALÉRIO, T. A. M. “O filho adotivo não vem de fora, vem de dentro”: um estudo sobre trajetórias de vidas e a construção de significados sobre a decisão de adotar na perspectiva da psicologia cultural semiótica. 2013. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. VALÉRIO, T. A. M. Accompanying the psychological dynamics of the musical instrument choice. IN IV INTERNATIONAL SEMINAR ON CULTURAL PSYCHOLOGY, 2017, Salvador, Bahia, Brazil. VALÉRIO, T.A.M.; LYRA, MARIA C.D.P. Significados ambivalentes no processo de adoção: um estudo de caso. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 21, p. 337-348, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i2.28460 VALSINER, J.. The Promoter Sign: Developmental Transformation within the Structure of Dialogical Self. In: BIENNAL MEETING OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT (ISSBD), 2004. VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Tradução de Ana Cecília S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012. VALSINER, J. An Invitation to Cultural Psychology. London: Sage publication, 2014. ZITTOUN, T. Transitions: development through symbolic resources. Coll. Advances in Cultural Psychology: Constructing Development. Greenwich (CT): Information Age Publishing, 2006. ZITTOUN, T. Life-course: a social-cultural perspective. In: VALSINER, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Culture and Psychology. New York: Oxford University Press, 2012. ZITTOUN, T. The hidden work of symbolic resources in emotions. Culture & Psychology, v. 9, n. 3, 2003. _____. Transitions as dynamic processes: a commentary. Learning, Culture and Social Interaction, n. 3, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDinâmica semióticapt_BR
dc.subjectEsferas de experiênciapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.titleA licenciatura em música como signo regulador na construção da trajetória de músico-docentes profissionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3657976874730653pt_BR
dc.contributor.advisor1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Torres, Vanessa Cavalcanti de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232711235861562pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.referee2Melo, Cleisson de Castro
dc.contributor.referee3Campelo, Maria Rejane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744685566757444pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoEm um contexto no qual a música ultrapassa sua dimensão artística e se configura como um veículo essencial de educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo explorar a trajetória de licenciandos(as) em música. Em meio a um vasto panorama de experiências, buscou-se compreender como licenciandos(as) em música significam suas experiências acadêmico-musicais na construção de suas trajetórias de músico-docentes profissionais. Empreendeu-se esforços para decifrar os signos reguladores que influenciam o processo de emergência da vocação docente, apoiados na abordagem da psicologia cultural semiótica. Com caráter de pesquisa qualitativa, indagou-se sobre as forças que orientam os passos dos estudantes em direção à docência. Esta indagação orientou a investigação, que se propôs a analisar a dinâmica semiótica desses processos, explorando sinais e significados subjacentes às escolhas e trajetórias dos licenciandos, através de técnicas combinadas de métodos para construção de dados, a saber: o método do Grupo Focal e o Método dos Cartões. O percurso realizado possibilitou a compreensão dos aspectos internos da Licenciatura em Música, evidenciando suas particularidades e desafios. Entre os principais achados, destaca-se que, embora o curso represente uma inovação ao contribuir para a transformação cultural, ainda são perceptíveis traços que refletem a preservação de uma abordagem baseada em estudos de matriz eurocêntrica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples