Práticas da educação ambiental em bibliotecas verdes: trilhando o caminho do desenvolvimento sustentável
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Data
2024-10-21Autor
Câmara, Ádja de Fátima Lima Figueirôa
http://lattes.cnpq.br/4416881744115909
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A presente dissertação se situa na linha de pesquisa Gestão para Sustentabilidade, do
Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA), para obtenção do grau de
Mestre em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco (IFPE) e analisa como as bibliotecas podem contribuir para a sensibilização
socioambiental na comunidade acadêmica e em seu entorno. Diante dos desafios ambientais
contemporâneos, este estudo buscou identificar práticas bem-sucedidas de Educação
Ambiental e sustentabilidade que possam ser implementadas nas bibliotecas, promovendo-as
como espaços de conscientização ecológica e agentes transformadores dentro das
comunidades. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com a técnica de
pesquisa-ação, onde por meio de pesquisas bibliográficas, análises documentais, vivência em
sala de aula e entrevistas com a comunidade acadêmica, identificamos as ações mais
adequadas a serem aplicadas para a realidade do campus. Foram implementados , através da
Biblioteca do IFPE campus Cabo de Santo Agostinho, três projetos, onde o projeto "Páginas
Sustentáveis" ocorreu no espaço da biblioteca, o projeto "Gelateca: Por um Mundo Melhor"
aconteceu de forma extensionista na ONG Estação Cidadania, e o Workshop de pesquisa
científica na área ambiental que foi um projeto de ensino que aconteceu em sala de aula no
curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Os resultados evidenciam que Documentos
Institucionais que retratam a sustentabilidade na instituição podem ser norteadores para o
direcionamento de ações a serem desenvolvidas, mesmo que não abordem de forma específica
a atuação da biblioteca frente a sustentabilidade. Verificou-se que existem publicações de
práticas sustentáveis desenvolvidas por diversas bibliotecas que podem ser replicadas ou
servir de inspiração para outras. Constatamos que as bibliotecas de instituições de ensino são
locais ideais para a realização de educação ambiental não-formal através da aplicação
contínua de projetos e ações relacionados ao tema. Identificamos que a infraestrutura pode ser
determinante para a qualidade das ações a serem desenvolvidas em bibliotecas, porém não é
um fator impeditivo para que as bibliotecas possam desempenhar um papel crucial na
Educação Ambiental em instituições de ensino. Os projetos aplicados neste estudo ampliaram
o acesso ao conhecimento sustentável e sensibilizaram a comunidade acadêmica e local sobre
questões ambientais. Como produto técnico-tecnológico, desenvolvemos um material didático
e instrucional no formato de cartilha educativa que ofereceu diretrizes para bibliotecários
desenvolverem ações ambientais em bibliotecas e divulgou algumas dessas ações,
fomentando a ideia de bibliotecas verdes como centros dinâmicos e ativos.
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