Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, André Gustavo Guerra
dc.date.accessioned2024-11-29T00:58:57Z
dc.date.available2024-11-29T00:58:57Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1444
dc.description.abstractEducation is changing, responding to a globalized world, where information is easily accessed.The school, in response to the changes in the world, seeks to awaken autonomy and critical sense in the student, so that he can live in society. Games have been used with success in a school environment, bringing with it the playful, facilitating interactions and good results to the teaching and learning of students. Another proposal that also seeks to bring the student to a level of conscious understanding of the environment that surrounds him is investigative teaching, which uses an approach that encourages him to question, collect information and take this knowledge to everyday life, especially for Science. The applied activity of this research, an RPG game based on an investigative bias, was proposed to approach the theme Genetically Modified Organisms (GMO), promoting an initial contact with the subject. The application of this activity was carried out in students of the 8th year of Elementary School final years. As a result of the analyzes collected from the students in this work, in addition to the researcher's observations, it was concluded that the use of RPG for science teaching through an investigative approach made classes more fun and creative, invoking investigation and cooperation.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2011, 279p. BRAGA, Rodrigo Gomes; MATOS, Santer Alvares. Kronus: Refletindo sobre a construção de um jogo com viés investigativo. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 701-719, 2013. BORRALHO, Maria Luísa Malato & VIEGAS, Ângela Maria Fonseca. Para uma Escola com Masmorras e Dragões As Estratégias do Jogo de R.P.G. na sala de aula. Videtur, editora Madruvá, vol. 31, p.37-54, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 15 abr. 2022. BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução nº 510/2016Dispõe sobre a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Brasil: Ministério da Saúde, Brasília, DF. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: out, 2021. BRESSAN, Ricardo; NASCIMENTO, Paulo. RPG como ferramenta para o uso do lúdico no ensino. ANAIS DO ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTEPUCSP/CRUZEIRO DO SUL, p. 1-8, 2012. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013. CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Stories of experience and narrative inquiry. Educational researcher, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990. CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. DE SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; CALABAIDE, Cecília; DA SILVA ERNESTO, Talita. Reflexões sobre metodologias ativas x prática docente. LINK SCIENCE PLACE-Interdisciplinary Scientific Journal, v. 5, n. 4, 2019. DE REZENDE, Márcia Pereira Dutra. A utilização do Role-Playing game (RPG) no ensino de biologia como ferramenta de aprendizagem investigativo/cooperativa.Anais dos Congressos de Pedagogia, n. 25, 2009. DIAS-LIMA, Artur et al. Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no Componente Curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no 48 curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Rev. bras. educ. med, p. 216-224, 2019. EIRAS, W. da C. S.; MENEZES, P. H. D.; FLÔR, C. C. C. Brinquedos e Brincadeiras na Educação em Ciências: Um Olhar para a Literatura da Área no Período de 1997 a 2017. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 179 203, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018181179. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4720 . Acesso em: 16 jan. 2022 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (49 ed). São Paulo: Paz e Terra, 2010.GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, v. 27, n. 1, p. 167-178, 2009. GOMES, Luiz Henrique de Souza. O Jogo de RPG na sala de aula: uma sugestão de aplicação. 2019. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971. MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015 OLIVEIRA, A. G. A. A Arquitetura e o Ensino da Geometria no Ensino Médio: uma proposta para investigação matemática. 2021. 52p.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino da Matemática) EaD/Instituto Federal de Pernambuco, Recife, 2021. PEREIRA, Juliano da Silva. Uma máquina do tempo movida à imaginação: RPG e empatia histórica no ensino de história. Antíteses, v. 7, n. 14, pp. 541-542, jul.-dez. 2014. RANDI, Marco Antonio Ferreira. Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular. 2011. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/317555 . Acesso em: 19 dez. 2021. SÁ, Eliane Ferreira de; PAULA, Helder de Figueiredo e; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR, Orlando Gomes de. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso especialização em ensino de ciências. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências VII ENPEC. Belo Horizonte - MG, p.01-13, 2007. RIBEIRO, Isabelle Geoffroy; MARIN, Victor Augustus. A falta de informação sobre os Organismos Geneticamente Modificados no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 359-368, 2012. 49 SANTOS, Daniel Silva; RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão. Mal-Estar e Sociedade, v. 6, n. 11, p. 13-36, 2015. SANTOS, C. E. M.; LEITE, B. S. Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 17, n. 1, p. 193-202, 2019. SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 282p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008. SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, p. 97-114, 2011. SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2008. SILVEIRA, Fabiano da Silva. IDENTIDADES JUVENIS. Reflexão & Ação [0103-8842]. Vol. 15, nº1, p.113-133, 2007. SOUSINHA, André António. Análise sistemática de investigações acerca de aprendizagem baseada em jogos (GBL) e em jogos de interpretação de personagens (RPG). 2019. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra. TEMP, D. S.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. O ensino de Genética: a visão de professores de Biologia. Rev. Cient. Schola, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 83-95, 2018.TRAVESSAS, Amanda Oliveira; GARNERO, Analía Del Valle; MARINHO, Julio Cesar Bresolin. Recursos didáticos alternativos para o ensino de Genética e Evolução.Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 4, n. 2, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectOrganismos geneticamente modificadospt_BR
dc.titleRPG COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536515647044642pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karla Maria Euzébio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1752739950034300pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Ricardo Ribeiro do
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Valter Tavares da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7704136680001681pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 6676169994577017pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoA educação vem mudando, em resposta a um mundo globalizado, onde as informações são facilmente acessadas. A escola, em resposta às mudanças do mundo, busca despertar a autonomia e senso crítico no estudante, para que ele viva em sociedade. Os jogos vêm sendo utilizados com sucesso no ambiente escolar, trazendo consigo o lúdico, facilitando interações e bons resultados ao ensino e aprendizados dos estudantes. Outra proposta que também procura trazer o estudante a um patamar de entendimento consciente do ambiente que o cerca é o ensino por investigação, que utiliza de uma abordagem que o instiga a questionar, coletar informações e levar esse conhecimento ao dia a dia. A Sequência de Ensino Investigativa - SEI aplicada desta pesquisa, um jogo de RPG pautado em um viés investigativo, teve como proposta a abordagem do tema Organismos Geneticamente Modificados (OGM), promovendo um contato inicial com o assunto. A aplicação destas atividades foi realizada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal. Como resultado das análises coletadas dos estudantes neste trabalho, além das observações do pesquisador, concluiu-se que o uso do RPG para o ensino de ciências através de uma abordagem investigativa tornou as aulas mais divertidas e criativas, envolvendo investigação e cooperação.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples