RPG COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
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Data
2022-01-26Autor
Silva, André Gustavo Guerra
http://lattes.cnpq.br/6536515647044642
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A educação vem mudando, em resposta a um mundo globalizado, onde as informações são facilmente acessadas. A escola, em resposta às mudanças do mundo, busca despertar a autonomia e senso crítico no estudante, para que ele viva em sociedade. Os jogos vêm sendo utilizados com sucesso no ambiente escolar, trazendo consigo o lúdico, facilitando interações e bons resultados ao ensino e aprendizados dos estudantes. Outra proposta que também procura trazer o estudante a um patamar de entendimento consciente do ambiente que o cerca é o ensino por investigação, que utiliza de uma abordagem que o instiga a questionar, coletar informações e levar esse conhecimento ao dia a dia. A Sequência de Ensino Investigativa - SEI aplicada desta pesquisa, um jogo de RPG pautado em um viés investigativo, teve como proposta a abordagem do tema Organismos Geneticamente Modificados (OGM), promovendo um contato inicial com o assunto. A aplicação destas atividades foi realizada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal. Como resultado das análises coletadas dos estudantes neste trabalho, além das observações do pesquisador, concluiu-se que o uso do RPG para o ensino de ciências através de uma abordagem investigativa tornou as aulas mais divertidas e criativas, envolvendo investigação e cooperação.
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