Tecnologias Educacionais para Promoção da Saúde da Mulher: revisão integrativa da literatura
Data
2024-10-03Autor
Silva, Alícea Lorrany Félix da
http://lattes.cnpq.br/3993738992850199
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Identificar na literatura científica as tecnologias educacionais
produzidas com vistas a promover a saúde da mulher. Método: Esta pesquisa
consiste em uma revisão integrativa da literatura, elaborada de acordo com os
critérios recomendados pelo PRISMA. A busca e seleção dos artigos foi
realizada no período de abril de 2024, por meio do Portal de Publicações
Periódicas da CAPES. Para tal, não houveram limitações de tempo ou idioma,
e foram incluídas as bases de dados Scopus, Cinahl, PubMed e LILACS,
contou com a utilização da estratégia PICo (População, Interesse e Contexto),
por meio desta, formulou-se a seguinte questão norteadora: “Quais as
tecnologias educacionais disponíveis para a promoção da saúde da mulher?”.
Os descritores foram extraídos de fontes como DeCS, MeSH, Emtree e
CINAHL, além de incluir termos não controlados. A análise dos resultados foi
realizada de maneira descritiva, estruturada em cinco categorias analíticas.
Resultados: A amostra final consistiu em 24 artigos, publicados em revistas
acadêmicas nacionais e internacionais, com uma predominância de estudos
metodológicos que não avaliaram os efeitos das tecnologias, somente sua
usabilidade. As modalidades de tecnologia educacional identificadas incluem
material impresso, software, ferramentas audiovisuais, material digital e
tecnologia de simulação. O tema mais recorrente entre os artigos foi o
aleitamento materno. Conclusão: As tecnologias desenvolvidas para a
educação em saúde da mulher revelaram-se múltiplas e demonstraram
usabilidade comprovada, além disso, foi evidenciada a relevância dessas
abordagens no contexto de promoção à saúde.
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