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dc.creatorSilva, Alícea Lorrany Félix da
dc.date.accessioned2024-11-07T14:47:58Z
dc.date.available2024-11-07T14:47:58Z
dc.date.issued2024-10-03
dc.identifier.citationSILVA, Alícea Lorrany Félix da ; SILVA, Layane Gabriely Alves da. Tecnologias educacionais para a promoção da saúde da mulher: revisão integrativa da literatura. 25 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1425
dc.description.abstractObjective: To identify in the scientific literature the educational technologies developed to promote women's health. Method: This research consists of an integrative literature review, conducted according to the criteria recommended by PRISMA. The search and selection of articles took place in April 2024 through the CAPES Periodical Publications Portal. No time or language limitations were applied, and the databases included Scopus, CINAHL, PubMed, and LILACS. The PICo (Population, Interest, and Context) strategy was employed, leading to the following guiding question: “What educational technologies are available for promoting women's health?” Descriptors were extracted from sources such as DeCS, MeSH, Emtree, and CINAHL, along with non-controlled terms. The analysis of results was carried out descriptively, structured into five analytical categories. Results: The final sample consisted of 24 articles published in national and international academic journals, with a predominance of methodological studies that did not assess the effects of the technologies, only their usability. Identified educational technology modalities included printed materials, software, audiovisual tools, digital materials, and simulation technology. The most common theme among the articles was breastfeeding. Conclusion: The technologies developed for women's health education proved to be diverse and demonstrated established usability. Furthermore, the relevance of these approaches in the context of health promotion was highlighted.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMateriais de Ensino.pt_BR
dc.titleTecnologias Educacionais para Promoção da Saúde da Mulher: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993738992850199pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Layane Gabriely Alves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755535539951437pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre, Ana Carla Silva
dc.contributor.referee2Oliveira, Aline Barros de
dc.contributor.referee3Santos, Maria do Socorro Torres Galindo dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832022730343469pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309332591708904pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928587911296793pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Identificar na literatura científica as tecnologias educacionais produzidas com vistas a promover a saúde da mulher. Método: Esta pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura, elaborada de acordo com os critérios recomendados pelo PRISMA. A busca e seleção dos artigos foi realizada no período de abril de 2024, por meio do Portal de Publicações Periódicas da CAPES. Para tal, não houveram limitações de tempo ou idioma, e foram incluídas as bases de dados Scopus, Cinahl, PubMed e LILACS, contou com a utilização da estratégia PICo (População, Interesse e Contexto), por meio desta, formulou-se a seguinte questão norteadora: “Quais as tecnologias educacionais disponíveis para a promoção da saúde da mulher?”. Os descritores foram extraídos de fontes como DeCS, MeSH, Emtree e CINAHL, além de incluir termos não controlados. A análise dos resultados foi realizada de maneira descritiva, estruturada em cinco categorias analíticas. Resultados: A amostra final consistiu em 24 artigos, publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais, com uma predominância de estudos metodológicos que não avaliaram os efeitos das tecnologias, somente sua usabilidade. As modalidades de tecnologia educacional identificadas incluem material impresso, software, ferramentas audiovisuais, material digital e tecnologia de simulação. O tema mais recorrente entre os artigos foi o aleitamento materno. Conclusão: As tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde da mulher revelaram-se múltiplas e demonstraram usabilidade comprovada, além disso, foi evidenciada a relevância dessas abordagens no contexto de promoção à saúde.pt_BR


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