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dc.creatorSilva, Luciana Mendonça da
dc.date.accessioned2024-11-06T12:53:13Z
dc.date.available2024-11-06T12:53:13Z
dc.date.issued2024-11-01
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Mendonça da ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. Estratégias didáticas para o ensino da física: uma análise das tendências em duas instituições públicas de ensino médio. 28 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1423
dc.description.abstractThe objective of our work was to investigate the main didactic strategies that have been used by High School Physics Teachers from two public schools and, above all, the perceptions of these practices for students. The field of research was two public schools in the Agreste of Pernambuco, two teachers and 10 students participated in the research. For this study, we used applied research (where this type of research brings new ideas through practical application) and descriptive research with a qualitative approach. As data collection instruments we used, observations of classes and questionnaires, the class observations took place in two high school classes in the Agreste de Pernambuco, with 10 hours/class per class, the questionnaires were applied to the teachers and students of the two institutions in the Agreste de Pernambuco. The results indicated the marked presence of classes still very focused on traditional teaching, with the development of a mechanical practice, focused on theoretical expositions and the valorization of calculations. When we crossed the data, we identified a lack of harmony between theory and practice, since in the questionnaires the teachers expressed the need for a more dynamic physics teaching, with the use of experimental practices. Regarding the students' positioning, a certain dissatisfaction with the absence of more contextualized classes, the lack of classes in the laboratories and the use of experimental practices in laboratories was evident. However, it is necessary to pay greater attention to the teaching of science, in search of innovative teaching and its execution in the classroom.vpt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFormação Docente - Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstratégias Didáticaspt_BR
dc.subjectPráticas Experimentaispt_BR
dc.titleEstratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências em duas instituições públicas de ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0811217116274807pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Monique Maria Batista de
dc.contributor.referee2Souto, Thiago Vinicius Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391604393524760pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168176324987109pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo do nosso trabalho foi investigar quais as principais estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas por Professores de Física do Ensino Médio de duas escolas pública e, sobretudo, as percepções dessas práticas para os estudantes. O campo da pesquisa foram duas escolas públicas do agreste de Pernambuco, participaram da pesquisa dois professores e 10 estudantes. Utilizamos para esse estudo a pesquisa aplicada (onde esse tipo de pesquisa traz novas ideias por meio da aplicação prática) e descritiva com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos, observações de aulas e questionários, as observações de aula ocorreram em duas turmas do ensino médio do Agreste de Pernambuco, sendo 10 horas/aula por turma, os questionários foram aplicados para os professores e estudantes das duas instituições do Agreste de Pernambuco. Os resultados indicaram a presença marcante de aulas ainda muito focadas no ensino tradicional, com o desenvolvimento de uma prática mecânica, focada em exposições teóricas e na valorização dos cálculos. Ao cruzarmos os dados, identificamos uma falta de sintonia entre a teoria e a prática, uma vez que nos questionários os professores expressaram a necessidade de um ensino de física mais dinâmico, com o uso de práticas experimentais. Em relação ao posicionamento dos estudantes, ficou evidente certa insatisfação com a ausência de aulas mais contextualizadas, com a falta de aulas nos laboratórios e uso de práticas experimentais em laboratórios. Contudo é, necessário, uma maior atenção ao ensino de ciências, em busca de um ensino inovador e execução do mesmo em sala de aula.pt_BR


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