Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Mirelli Ferreira da
dc.date.accessioned2024-10-31T12:35:38Z
dc.date.available2024-10-31T12:35:38Z
dc.date.issued2024-10-24
dc.identifier.citationSILVA, Mirelli Ferreira da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Área de figura plana mediada por elementos da teoria de resposta ao item: avaliando estudantes do ensino médio. 16 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1417
dc.description.abstractThe objective of this work is to evaluate the resolution of activities related to the area of plane figures by high school students, mediated by elements of Item Response Theory (TRI). The application was carried out with 70 high school students from a state public school in the city of Pesqueira/PE, who answered two questions involving the content of the area of plane figures, composed from elements of TRI.The methodology used refers to guidance on the preparation of items and application in the classroom, showing TRI as an assessment tool for teachers in front of their students being able to know the performance of students in their classes, in view of the conceptual construction of knowledge, which during the research the study of geometry was used, involving the Area of flat figures. Moving on to the evaluation of the resolutions presented by the students, demonstrating the performance of the evaluated classes and conclusion of the knowledge acquired by students, in addition to positive points of using TRI as an evaluation methodology.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da Cunha. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. 1. ed. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO – CAEd. Guia de Elaboração de Itens. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/danielmatos/files/guia_de_- elaboracao_de_itens_caed_0.pdf. Acesso em: 12 out. 2024 DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013. SARTES, Laisa Macorela Andreoli; SOUZA-FORMIGONI, Maria Lucia Oliveira de. Avanços na psicometria: da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 26, p. 241-250, 2013. SILVA, Maria Angélica Alves da; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Proposta de Modificação em Exercícios sobre o Teorema de Pitágoras Utilizando a Teoria de Resposta ao Item. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectÁrea de Figuras Planaspt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectProfessores - avaliaçãopt_BR
dc.titleÁrea de figura plana mediada por elementos da teoria de resposta ao item: avaliando estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9927641850926150pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é avaliar a resolução de atividades sobre área de figuras planas por estudantes do ensino médio, utilizando elementos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A aplicação ocorreu com 70 estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Pesqueira/PE, os quais responderam a duas questões, elaboradas com base nos princípios da TRI. A metodologia envolveu a criação de itens e a aplicação em sala de aula, demonstrando o potencial da TRI como ferramenta de avaliação para professores, permitindo a análise da performance dos alunos. Durante a pesquisa, o foco foi o estudo da geometria, especificamente a área de figuras planas. A avaliação das resoluções dos estudantes evidenciou o desempenho das turmas e o conhecimento adquirido, reforçando os benefícios da utilização da TRI como metodologia de avaliação geral.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples