dc.creator | Silva, Mirelli Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T12:35:38Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T12:35:38Z | |
dc.date.issued | 2024-10-24 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Mirelli Ferreira da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Área de figura plana mediada por elementos da teoria de resposta ao item: avaliando estudantes do ensino médio. 16 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1417 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to evaluate the resolution of activities related to the area of
plane figures by high school students, mediated by elements of Item Response Theory
(TRI). The application was carried out with 70 high school students from a state public
school in the city of Pesqueira/PE, who answered two questions involving the content
of the area of plane figures, composed from elements of TRI.The methodology used
refers to guidance on the preparation of items and application in the classroom,
showing TRI as an assessment tool for teachers in front of their students being able to
know the performance of students in their classes, in view of the conceptual
construction of knowledge, which during the research the study of geometry was used,
involving the Area of flat figures. Moving on to the evaluation of the resolutions
presented by the students, demonstrating the performance of the evaluated classes and conclusion of the knowledge acquired by students, in addition to positive points of
using TRI as an evaluation methodology. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da
Cunha. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. 1. ed. São Paulo:
Fundação Carlos Chagas, 2000.
CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO – CAEd. Guia
de Elaboração de Itens. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008.
Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/danielmatos/files/guia_de_-
elaboracao_de_itens_caed_0.pdf. Acesso em: 12 out. 2024
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática
elementar 9: geometria plana. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
SARTES, Laisa Macorela Andreoli; SOUZA-FORMIGONI, Maria Lucia Oliveira de.
Avanços na psicometria: da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta
ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 26, p. 241-250, 2013.
SILVA, Maria Angélica Alves da; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Proposta de
Modificação em Exercícios sobre o Teorema de Pitágoras Utilizando a Teoria
de Resposta ao Item. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Pernambuco (IFPE), Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
dc.subject | Área de Figuras Planas | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.subject | Professores - avaliação | pt_BR |
dc.title | Área de figura plana mediada por elementos da teoria de resposta ao item: avaliando estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9927641850926150 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é avaliar a resolução de atividades sobre área de figuras
planas por estudantes do ensino médio, utilizando elementos da Teoria de Resposta
ao Item (TRI). A aplicação ocorreu com 70 estudantes do ensino médio de uma escola
pública estadual da cidade de Pesqueira/PE, os quais responderam a duas questões,
elaboradas com base nos princípios da TRI. A metodologia envolveu a criação de itens
e a aplicação em sala de aula, demonstrando o potencial da TRI como ferramenta de
avaliação para professores, permitindo a análise da performance dos alunos. Durante
a pesquisa, o foco foi o estudo da geometria, especificamente a área de figuras planas.
A avaliação das resoluções dos estudantes evidenciou o desempenho das turmas e o
conhecimento adquirido, reforçando os benefícios da utilização da TRI como
metodologia de avaliação geral. | pt_BR |