Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Daniele Leite
dc.date.accessioned2024-10-28T01:21:40Z
dc.date.available2024-10-28T01:21:40Z
dc.date.issued2024-10-24
dc.identifier.citationALMEIDA, Daniele Leite ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. A História da trigonometria e uma aproximação com a sala de aula. 18 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1414
dc.description.abstractThis study aims to conduct a bibliographic review on the History of Trigonometry and its application in the classroom, proposing a connection between the history of this discipline and Mathematics education. The research covers topics such as the origins of Trigonometry among Egyptians and Babylonians, its development in Greece by figures like Aristarchus of Samos, Hipparchus of Nicaea, and Ptolemy, as well as Hindu and Arab contributions. Subsequently, it discusses the use of the History of Mathematics as a methodological tool in teaching, suggesting the application of the History of Trigonometry as a means to facilitate the construction of mathematical knowledge. The study’s main finding presents the History of Trigonometry as a methodological resource and demonstrates how we can connect the historical context of Trigonometry to the classroom setting.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBOYER, Carl B. História da Matemática - Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1994. CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM/SBEM-PA, 2017. COSTA, Nielce M. Lobo. A história da Trigonometria. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. D’Ambrosio. U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1a ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17. EVES, Howard. Introdução à História da Matemática - Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Editora da Unicamp, 2011. GROENWALD, Claudia L. Silva. Perspectivas em Educação Matemática. Canoas: Ulbra, 2004. MENDES, Iran Abreu. Ensino de Trigonometria através de atividades históricas. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN, Natal, 1997. MENDES, Maria José de F. Contribuições para a Formação de Professores de um Ensino de Matemática com Elementos da História da Trigonometria. Teses em construção, PPGED, UFRN. Natal, 2008. MIORIM, Miguel. A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo. Editora Atual, 1998. MOREY, Bernadete Barbosa. Tópicos de História da Trigonometria. Editor Geral: John A. Fossa. Natal: Editora SBHMat, 2001. MOREY, Bernadete Barbosa. Geometria e Trigonometria na Índia e nos Países Árabes. Coleção História da Matemática Para Professores. Rio Claro: Editora SBHMat, 2003. BRASIL. PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998. ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectTrigonometria - históriapt_BR
dc.titleA História da trigonometria e uma aproximação com a sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8176782592462722pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee2Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a História da Trigonometria e seu uso em sala de aula, propondo uma aproximação entre a história dessa disciplina e o ensino de Matemática. O estudo aborda tópicos como as origens da Trigonometria entre egípcios e babilônios, seu desenvolvimento na Grécia por figuras como Aristarco de Samos, Hiparco de Nicéia e Ptolomeu, além das contribuições hindus e árabes. Em seguida, discute-se o uso da História da Matemática como recurso metodológico no ensino, sugerindo a aplicação da História da Trigonometria como ferramenta para facilitar a construção do conhecimento matemático. Como principal achado do estudo, apresentamos a História da Trigonometria como recurso metodológico e de que forma podemos aproximar o contexto histórico da Trigonometria com a sala de aula.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples