dc.creator | Almeida, Daniele Leite | |
dc.date.accessioned | 2024-10-28T01:21:40Z | |
dc.date.available | 2024-10-28T01:21:40Z | |
dc.date.issued | 2024-10-24 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Daniele Leite ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. A História da trigonometria e uma aproximação com a sala de aula. 18 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1414 | |
dc.description.abstract | This study aims to conduct a bibliographic review on the History of Trigonometry and
its application in the classroom, proposing a connection between the history of this
discipline and Mathematics education. The research covers topics such as the
origins of Trigonometry among Egyptians and Babylonians, its development in
Greece by figures like Aristarchus of Samos, Hipparchus of Nicaea, and Ptolemy, as
well as Hindu and Arab contributions. Subsequently, it discusses the use of the
History of Mathematics as a methodological tool in teaching, suggesting the
application of the History of Trigonometry as a means to facilitate the construction of
mathematical knowledge. The study’s main finding presents the History of
Trigonometry as a methodological resource and demonstrates how we can connect
the historical context of Trigonometry to the classroom setting. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BOYER, Carl B. História da Matemática - Tradução: Elza Gomide. São Paulo:
Edgard Blücher Ltda, 1994.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula.
Belém: SBEM/SBEM-PA, 2017.
COSTA, Nielce M. Lobo. A história da Trigonometria. Dissertação de Mestrado -
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
D’Ambrosio. U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40.
História e Educação Matemática. 1a ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática - Tradução: Hygino H.
Domingues. São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.
GROENWALD, Claudia L. Silva. Perspectivas em Educação Matemática. Canoas:
Ulbra, 2004.
MENDES, Iran Abreu. Ensino de Trigonometria através de atividades históricas.
Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN,
Natal, 1997.
MENDES, Maria José de F. Contribuições para a Formação de Professores de
um Ensino de Matemática com Elementos da História da Trigonometria. Teses
em construção, PPGED, UFRN. Natal, 2008.
MIORIM, Miguel. A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo.
Editora Atual, 1998.
MOREY, Bernadete Barbosa. Tópicos de História da Trigonometria. Editor Geral:
John A. Fossa. Natal: Editora SBHMat, 2001.
MOREY, Bernadete Barbosa. Geometria e Trigonometria na Índia e nos Países
Árabes. Coleção História da Matemática Para Professores. Rio Claro: Editora
SBHMat, 2003.
BRASIL. PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF,
1998.
ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e
lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria - história | pt_BR |
dc.title | A História da trigonometria e uma aproximação com a sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8176782592462722 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a
História da Trigonometria e seu uso em sala de aula, propondo uma aproximação
entre a história dessa disciplina e o ensino de Matemática. O estudo aborda tópicos
como as origens da Trigonometria entre egípcios e babilônios, seu desenvolvimento
na Grécia por figuras como Aristarco de Samos, Hiparco de Nicéia e Ptolomeu, além
das contribuições hindus e árabes. Em seguida, discute-se o uso da História da
Matemática como recurso metodológico no ensino, sugerindo a aplicação da História
da Trigonometria como ferramenta para facilitar a construção do conhecimento
matemático. Como principal achado do estudo, apresentamos a História da
Trigonometria como recurso metodológico e de que forma podemos aproximar o
contexto histórico da Trigonometria com a sala de aula. | pt_BR |