dc.creator | Guimarães, Bianca de Melo | |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T14:08:14Z | |
dc.date.available | 2024-10-22T14:08:14Z | |
dc.date.issued | 2024-10-03 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Bianca de Melo ; ANDRADE, Pedro Henrique Avelino de. Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino médio. 21 f. (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1402 | |
dc.description.abstract | In this article we seek to report and develop a didactic sequence in the area of
electrostatics, through classroom experience, applied in the 5th period of integrated
high school in Buildings at IFPE - Pesqueira campus. Focusing on the investigation
and analysis of how the implementation of experiments made with low-cost materials
contributes to the learning process of physics students in high school. To support this
proposal, an experimental workshop was developed, of a qualitative and quantitative
nature, anchored at the intersection between Science, Technology, Society and
Environment (CTSA), with the main objective of highlighting, through experimental
demonstrations, the phenomena of electrification (by friction , contact and
conduction) and Coulomb's Law, and through this, develop a teaching sequence. A
central aspect of our analysis consists of evaluating the impact of these alternative
teaching resources on student performance, in relation to the content covered, with
the aim of improving the teaching sequence based on the results observed. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, V. C.; STACHAK, M. A importância de aulas experimentais no processo
ensino aprendizagem em física: eletricidade. XVI Simpósio Nacional de Ensino
de Física, p. 1-4, 2005.
CARVALHO, Anna M. P. As práticas experimentais no ensino de Física.
Separata de CARVALHO, A. M. P; et al. Ensino de Física. Coleção Ideias em Ação.
São Paulo: Cengage Learning, 2010, cap 03, p. 53-78.
DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J.; BOAS, N. V. Tópicos de Física: Volume 3. 18.ed.
São Paulo, Editora Saraiva, 2012.
Figueiredo, M. Z. A., Chiari, B. M., & Goulart, B. N. G. de. (2013). Discurso do
Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa.
Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado de
<https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14931>.
GASPAR, A. Compreendendo a física: Eletromagnetismo e física moderna. v.3.
2 ed. São Paulo: Ática, 2013.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 10.ed, Vol. 3.
Rio de Janeiro: LTC, 2016.
MELLO, V. L. Instrumentação para o Ensino de Física III. São Cristóvão:
Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011.
MNPEF. Mestrado profissional de Física, 2022. Disponível em:
<http://www.www1.fisica.org.br/mnpef/dissertacoes>. Acesso em: 27, jun 2022.
Moraes, José Uibson Pereira, and Romualdo S. Silva Junior. "Experimentos
didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa." Lat. Am. J.
Phys. Educ. Vol 9.2 (2015): 2504-1.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica 3: eletromagnetismo. 5.ed. rev.
São Paulo: Edgard Bliicher, 2013.
OLIVEIRA, M. M. (org). CTSA: experiências multi e interdisciplinares no ensino
de ciências e matemática. - Recife: Ed. do Organizador, 2009. 509p.: il. - (Serie
Formação de professores: 2).
PEDRETTI, E. G.; BENCZE, L.; HEWITT, J.; ROMKEY, L.; JIVRAJ, A. Promoting
Issues-based STSE Perspectives in Science Teacher Education: Problems of
Identity and Ideology. Science and Education, vol. 17, n. 8/9, p. 941-960, 2006.
PIETROCOLA, M., et. al. Física em contextos, 3: ensino médio. 1 ed. São Paulo:
Editora do Brasil, 2016 - (Coleção física em contextos).
SAMPAIO, J. L.; CALÇADA, C. S. Física: volume único. 2 ed. São Paulo: Editora
Saraiva, 2005.
SANTOS, E. I.; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades experimentais de
baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de
Física: uma experiência em formação continuada. XVI Simpósio Nacional de
Ensino de Física. 2004.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da
abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação
brasileira. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v.02, n.02, p.110-132. jul-dez, 2002.
SCIELO. Scientific Electronic Library Online. Disponível em:
<https://www.scielo.br/>. Acesso em: 27, jun 2022.
SILVA, C. X.; BARRETO FILHO, B. Física aula por aula. vol 3. 1ed. São Paulo:
Editora FTD, 2010.
SILVA, N. J. Uma abordagem histórica e experimental da Eletrostática. Rev. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Eletrostática | pt_BR |
dc.subject | Fenômenos de eletrização | pt_BR |
dc.subject | Experimentos de baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) | pt_BR |
dc.title | Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino de eletrização | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2906374974278314 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Pedro Henrique Avelino de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928230433243594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Pedro Henrique Avelino de | |
dc.contributor.referee2 | Galindo, Joaci | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Maelyson Rolim Fonseca dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928230433243594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6687386688155030 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7695601627426320 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo buscamos relatar e desenvolver uma sequência didática na área da
eletrostática, aplicada e analisada através de uma vivência em sala de aula,
realizada na turma do 5º período de ensino médio integrado de Edificações do IFPE
- campus Pesqueira. Tendo como foco a investigação e análise de como a
implementação de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo,
contribui para o processo de aprendizagem dos alunos de física no ensino médio.
Para embasar esta proposta, foi desenvolvida uma oficina experimental, de caráter
quali-quantitativo, ancorada na interseção entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente (CTSA), com o objetivo principal de evidenciar por meio de demonstrações
experimentais os fenômenos de eletrização (por atrito, contato e condução) e a Lei
de Coulomb, e mediante disso, desenvolver uma sequência de ensino. Um aspecto
central da nossa análise consiste em avaliar o impacto desses recursos didáticos
alternativos no desempenho dos estudantes, em relação ao conteúdo abordado,
visando, com isso, aprimorar a sequência didática com base nos resultados
observados. | pt_BR |