Mostrar registro simples

dc.creatorGuimarães, Bianca de Melo
dc.date.accessioned2024-10-22T14:08:14Z
dc.date.available2024-10-22T14:08:14Z
dc.date.issued2024-10-03
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Bianca de Melo ; ANDRADE, Pedro Henrique Avelino de. Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino médio. 21 f. (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1402
dc.description.abstractIn this article we seek to report and develop a didactic sequence in the area of electrostatics, through classroom experience, applied in the 5th period of integrated high school in Buildings at IFPE - Pesqueira campus. Focusing on the investigation and analysis of how the implementation of experiments made with low-cost materials contributes to the learning process of physics students in high school. To support this proposal, an experimental workshop was developed, of a qualitative and quantitative nature, anchored at the intersection between Science, Technology, Society and Environment (CTSA), with the main objective of highlighting, through experimental demonstrations, the phenomena of electrification (by friction , contact and conduction) and Coulomb's Law, and through this, develop a teaching sequence. A central aspect of our analysis consists of evaluating the impact of these alternative teaching resources on student performance, in relation to the content covered, with the aim of improving the teaching sequence based on the results observed.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, V. C.; STACHAK, M. A importância de aulas experimentais no processo ensino aprendizagem em física: eletricidade. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, p. 1-4, 2005. CARVALHO, Anna M. P. As práticas experimentais no ensino de Física. Separata de CARVALHO, A. M. P; et al. Ensino de Física. Coleção Ideias em Ação. São Paulo: Cengage Learning, 2010, cap 03, p. 53-78. DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J.; BOAS, N. V. Tópicos de Física: Volume 3. 18.ed. São Paulo, Editora Saraiva, 2012. Figueiredo, M. Z. A., Chiari, B. M., & Goulart, B. N. G. de. (2013). Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado de <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14931>. GASPAR, A. Compreendendo a física: Eletromagnetismo e física moderna. v.3. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 10.ed, Vol. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2016. MELLO, V. L. Instrumentação para o Ensino de Física III. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011. MNPEF. Mestrado profissional de Física, 2022. Disponível em: <http://www.www1.fisica.org.br/mnpef/dissertacoes>. Acesso em: 27, jun 2022. Moraes, José Uibson Pereira, and Romualdo S. Silva Junior. "Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa." Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol 9.2 (2015): 2504-1. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica 3: eletromagnetismo. 5.ed. rev. São Paulo: Edgard Bliicher, 2013. OLIVEIRA, M. M. (org). CTSA: experiências multi e interdisciplinares no ensino de ciências e matemática. - Recife: Ed. do Organizador, 2009. 509p.: il. - (Serie Formação de professores: 2). PEDRETTI, E. G.; BENCZE, L.; HEWITT, J.; ROMKEY, L.; JIVRAJ, A. Promoting Issues-based STSE Perspectives in Science Teacher Education: Problems of Identity and Ideology. Science and Education, vol. 17, n. 8/9, p. 941-960, 2006. PIETROCOLA, M., et. al. Física em contextos, 3: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016 - (Coleção física em contextos). SAMPAIO, J. L.; CALÇADA, C. S. Física: volume único. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. SANTOS, E. I.; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de Física: uma experiência em formação continuada. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2004. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v.02, n.02, p.110-132. jul-dez, 2002. SCIELO. Scientific Electronic Library Online. Disponível em: <https://www.scielo.br/>. Acesso em: 27, jun 2022. SILVA, C. X.; BARRETO FILHO, B. Física aula por aula. vol 3. 1ed. São Paulo: Editora FTD, 2010. SILVA, N. J. Uma abordagem histórica e experimental da Eletrostática. Rev.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectFenômenos de eletrizaçãopt_BR
dc.subjectExperimentos de baixo custopt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)pt_BR
dc.titleConstrução e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino de eletrizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906374974278314pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee2Galindo, Joaci
dc.contributor.referee3Santos, Maelyson Rolim Fonseca dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7695601627426320pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoNeste artigo buscamos relatar e desenvolver uma sequência didática na área da eletrostática, aplicada e analisada através de uma vivência em sala de aula, realizada na turma do 5º período de ensino médio integrado de Edificações do IFPE - campus Pesqueira. Tendo como foco a investigação e análise de como a implementação de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, contribui para o processo de aprendizagem dos alunos de física no ensino médio. Para embasar esta proposta, foi desenvolvida uma oficina experimental, de caráter quali-quantitativo, ancorada na interseção entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com o objetivo principal de evidenciar por meio de demonstrações experimentais os fenômenos de eletrização (por atrito, contato e condução) e a Lei de Coulomb, e mediante disso, desenvolver uma sequência de ensino. Um aspecto central da nossa análise consiste em avaliar o impacto desses recursos didáticos alternativos no desempenho dos estudantes, em relação ao conteúdo abordado, visando, com isso, aprimorar a sequência didática com base nos resultados observados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples