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dc.creatorGoes, Everton Santos
dc.date.accessioned2024-09-23T19:18:01Z
dc.date.available2024-09-23T19:18:01Z
dc.date.issued2023-10-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1385
dc.description.abstractThis article aims to describe how the frevo can be used as a didactic-pedagogical tool for the technical study of the trumpet. In the theoretical foundation, we discuss important concepts related to the classifications and sub-classifications of the musical genre frevo and the insertion of the trumpet in each one of them, as well as the aspects that involve the learning process of frevo trumpet players. The methodology was built based on the theoretical assumptions of qualitative research and multicase study, having the semi-structured interview as the main data collection instrument. We observed a great scarcity of didactic materials focused on the technical and stylistic aspects of the trumpet in frevo, as well as a predominance of aspects that involve the informal learning of the genre. Finally, there was a need for the creation of didactic compositions that could assist in the understanding of the pedagogical potential of frevo in the process of learning the trumpet and the stylistic aspects of the genre itself.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectTrompetept_BR
dc.titleO frevo como ferramenta didático-pedagógica para o estudo técnico do trompetept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4389031850227912pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Niraldo Riann de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee1Benck Filho, Ayrton Muzel
dc.contributor.referee2Cezar Neto, Maurício Correia
dc.contributor.referee3Silva, Auciran Roque da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221018476819806pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613109623037194pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642397363244809pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo descrever como o frevo pode ser utilizado como ferramenta didático pedagógica para o estudo do trompete. Na fundamentação teórica, discutimos sobre importantes conceitos relacionados às classificações e subclassificações do gênero musical frevo e a inserção do trompete em cada uma delas, além dos aspectos que envolviam o processo de aprendizagem dos trompetistas de frevo. A metodologia foi construída a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e do estudo multicaso, tendo a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados. Observamos certa escassez de materiais didáticos voltados para o estudo dos aspectos técnicos e estilístico do trompete no frevo, bem como uma predominância dos aspectos que envolvem a aprendizagem informal do gênero. Por fim, houve a necessidade de criação de composições didáticas que pudessem auxiliar na compreensão do potencial pedagógico do frevo no processo de aprendizagem do trompete e aspectos estilísticos do próprio gênero.pt_BR


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