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dc.creatorCarmo, Robson Francisco do
dc.date.accessioned2024-08-13T13:17:18Z
dc.date.available2024-08-13T13:17:18Z
dc.date.issued2024-03-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1321
dc.description.abstractThis study aimed to verify how assistive technologies contribute to the teaching-learning process of students with visual impairment in chemistry. With this, it used as a proposal the use of adapted didactic material, in an attempt to ensure equity in the school environment. The lack of inclusive teaching materials, opens the discussion about the importance of investing in qualified professional training, and encouraging the creation of materials that are accessible to meet the specific needs of each student. The applied methodology was of the type research-action with qualitative character, and a sampling for non-probabilistic convenience, composed of interviews and semi-structured questionnaires to which enabled the analyzes by categories. For the construction of the data were invited a specialist teacher in Chemistry, and a student of the 3rd year of High School accompanied by a specialist teacher in ESA. The application of the prototype as a proposal for support in chemistry classes, was quite favorable, since its use is simple and intuitive. With this, it was found that the functionality of this prototype, proved to be effective as a practical resource in the classroom, for being easy to use, and for allowing an autonomy to the visually impaired student, for the teacher, makesan important tool that can be used as a strategy of equity among students without distinction or privilege.pt_BR
dc.format.extent66 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDiagrama de Linus Paulingpt_BR
dc.subjectMaterial didático adaptadopt_BR
dc.titleProposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507969586808828pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de material didático adaptado, na tentativa de garantir a equidade no âmbito escolar. A escassez de materiais didáticos inclusivos, abre a discussão sobre a importância em investir em formação profissional qualificada, e no incentivo da criação de materiais que sejam acessíveis para atender as necessidades específicas de cada estudante. A metodologia aplicada foi do tipo pesquisa-ação com caráter qualitativo, e uma amostragem por conveniência não-probabilística, compostas por entrevistas e questionários semiestruturadas ao qual possibilitou as análises por categorias. Para a coleta de dados, participaram uma docente especialista em Química, e uma estudante do 3º ano do Ensino Médio acompanhada de uma docente especialista em AEE. A aplicação do protótipo como proposta de apoio nas aulas de Química, foi bastante favorável, uma vez que sua utilização é simples e intuitiva. Com isso, verificou-se que a funcionalidade deste protótipo, se mostrou eficaz como recurso prático em sala de aula, por ser de fácil utilização, e por permitir uma autonomia ao estudante com deficiência visual, para o professor, torna-se uma ferramenta importante que pode ser utilizada como estratégia de equidade entre os estudantes sem distinção ou privilégio.pt_BR


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