• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus EAD
    • Especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus EAD
    • Especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    A importância da utilização da fórmula de Brahmagupta para o Ensino do Cálculo da área dos quadriláteros convexos inscritíveis no Ensino Médio

    Thumbnail
    View/Open
    Trabalho de conclusão de curso de especialização. (2.805Mb)
    Date
    2021-04-19
    Author
    Silva, Edilson José da
    N/S
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente trabalho aborda a importância da utilização da Fórmula de Brahmagupta para o ensino do cálculo da área dos quadriláteros convexos inscritíveis, no Ensino Médio, baseado numa revisão sistemática realizada em várias dissertações de mestrado dos últimos dez anos, apoiada por alguns livros acadêmicos e didáticos, bem como por pesquisas em sites. Seu objetivo geral é de evidenciar um assunto tão relevante da Geometria Plana que é o cálculo de áreas de figuras planas permitindo ao docente e ao discente através da Fórmula de Brahmagupta, obter conhecimentos suficientes para resolver situações de seu dia a dia, uma vez que nos livros didáticos de Ensino Médio pesquisados, não encontramos menção à fórmula, o que fora visto em livros acadêmicos da História da Matemática como Boyer (2019) e Eves (2011) e infelizmente esse estudo não é vivenciado/estudado no Ensino Médio. Na última seção deste trabalho é apresentado um Plano de Aula para que seja aplicado pelo docente em sala de aula, inclusive permitindo que sejam feitas as modificações necessárias, salientando que junto ao discente, possa desenvolver a sua resolução, além da forma tradicional, também, em alguns casos, com o auxílio do software Geogebra. Para que seja aplicada uma Sequência Didática seguindo um Plano de Aulas disponibilizado neste trabalho, será feita inicialmente uma Avaliação Diagnóstica para saber o nível dos estudantes acerca dos assuntos áreas e perímetros de figuras planas, tais como quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio e após apurado o resultado dessa avaliação, seja posto em prática o Plano de Aula, de acordo com sequência apresentada no referencial teórico e por fim aplicada uma avaliação para apurar os resultados. A Revisão Sistemática apontou a necessidade de adequar dentro do currículo do Ensino Médio a utilização, em Geometria Plana, da Fórmula de Brahmagupta, que possivelmente trará efeitos positivos no ensino-aprendizagem desses alunos.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1319
    Collections
    • Especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback