Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Edilson José da
dc.date.accessioned2024-08-12T22:04:04Z
dc.date.available2024-08-12T22:04:04Z
dc.date.issued2021-04-19
dc.identifier.citationSILVA, Edilson José da. A importância da utilização da fórmula de Brahmagupta para o Ensino do Cálculo da área dos quadriláteros convexos inscritíveis no Ensino Médio. Especialização (Especialização em Ensino da Matemática) Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco - Recife, EaD, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1319
dc.description.abstractThe present work addresses the importance of using the Brahmagupta Formula for teaching the calculation of the area of enrollable convex and quadrilaterals in high school, based on a systematic review carried out in several master's dissertations of the last ten years, supported by some academic and didactic books, as well as site searches. Its general objective is to highlight a subject so relevant to Plane Geometry that it is the calculation of areas of plane figures allowing the teacher and student through the Brahmagupta Formula, to obtain sufficient knowledge to solve everyday situations, once we High school textbooks researched, we found no mention of the formula, which was seen in academic books on the History of Mathematics such as Boyer (2019) and Eves (2011) and unfortunately this study is not experienced / studied in high school. In the last section of this work, a Lesson Plan is presented so that it can be applied by the teacher in the classroom, including allowing the necessary modifications to be made, emphasizing that together with the student, he can develop his resolution, in addition to the traditional way, too, in some cases, with the help of the Geogebra software. In order for a Didactic Sequence to be applied following a Lesson Plan made available in this work, a Diagnostic Assessment will be made initially to find out the level of students about the subjects areas and perimeters of plane figures, such as square, rectangle, triangle, rhombus and trapezoid and after determining the result of this evaluation, the Lesson Plan is put into practice, according to the sequence presented in the theoretical framework and finally an evaluation is applied to determine the results. The Systematic Review pointed out the need to adapt within the High School curriculum the use, in Plane Geometry, of the Brahmagupta Formula, which possibly will have positive effects on the teaching-learning of these students.pt_BR
dc.format.extent110 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, D. S. Os teoremas esquecidos pelos professores de Geometria Plana no Ensino Médio. 2015, 81 f. Dissertação do programa de pós-graduação em Matemática do Instituto de Matemática – INMA/UFMS – Campo Grande – MS, 2015. BRAHMAGUPTA. Biography. Disponível em: https://www.sapaviva.com/brahmagupta/. Acesso em: 02 fev. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio, Brasília, 2018. Disponível em: <Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio - Ministério da Educação (mec.gov.br)>. Acesso em: 10 fev. 2021. BOYER, C. B; MERZBACH, U. C. História da Matemática. Blucher, São Paulo, 2019. BUCCHI, P. Curso Prático de Matemática – vol 1, 3.a ed. Editora Moderna, 2007. DANTAS, J. S. O estudo da fórmula de Brahmagupta para área de quadriláteros cíclicos. 2020, 34 f. Monografia de graduação do curso de licenciatura em Matemática – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB, 2020. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Atlas, 2003. DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar - vol. 9, 7. ed. Atual Editora LTDA, São Paulo, 1993. EVES, H. Introdução à História da Matemática. 5. ed. Editora Unicamp, Campinas, 2011. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. GOMES, E. B. A história da Matemática como metodologia de ensino da Matemática: Perspectivas epistemológicas e evolução de conceitos. 2005. 120 f. Dissertação do programa de pós-graduação em educação em ciências matemáticas – Universidade Federal do Pará – Belém, 2005. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Documento de Reorganização Curricular – Ensino Médio, 2020. HESS, A. A highway from Heron to Brahmagupta. Forum Geometricorum, v. 12, p. 191– 192, 2012. HOFFMANN, J. M. L. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre, RS: Mediação, 2008. IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar - vol. 3, 7.a ed. Atual Editora LTDA, São Paulo, 1993. IMAGINIE EDUCAÇÃO. Conheça as 5 principais características da avaliação formativa e aplique-a em sua escola. Disponível em: < https://educacao.imaginie.com.br/caracteristicasda-avaliacao-formativa/>. Acesso em: 28 abr. 2021. INSTITUTO SÃO PAULO – GeoGebra – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Disponível em: <https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html>. Acesso em: 07 fev. 2021. JESUZ, D.A.F. Desenvolvendo o Conceito de Áreas: Uma Proposta Didática Para Abordar Regiões Planas Irregulares na Educação Básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, 2015. JESUZ, D. A. F.; ROMEIRO, N.M.L; BACCON, A. L. P. uma proposta para o ensino de áreas de quadriláteros irregulares na educação básica. V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (V Sinect). Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2016. KHAN, S. Khan Academy. 2013. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org>. Acesso em: 22 fev. 2021. LIMA, E. L. et all. Temas e Problemas Elementares. 2a Edição. Sociedade Brasileira de Matemática. 2005. MACÊDO, A. GOMES, C. A. (2010). Heron para quadriláteros ... Brahmagupta. Revista do Professor de Matemática (RPM), n. 64, p.7-12. MEDINA, E. U.; PAILAQUILÉN, R. M. B. A revisão sistemática e a sua relação com a prática baseada na evidência em saúde. Disponível em: <pt_23 (scielo.br)>. Acesso em: 20 fev. 2021. MONTEIRO. I. I. G. A resolução de problemas no ensino de matemática. 2015, 43 f. Monografia de graduação do curso de licenciatura em Matemática. Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá – São Paulo, 2015. MORGADO, A. C.; WAGNER, E.; JORGE, M. Geometria II. Rio de Janeiro: F. C. Araújo da Silva, 2002. MOURA, Y. T. Quadrângulos: uma abordagem etnomatemática. 2019. 84 f. Dissertação Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – (PROFMAT) – Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília – Brasília, 2019. MUÑOZ, S. I. S. et al. Revisão sistemática de literatura e metanálise: noções básicas sobre seu desenho, interpretação e aplicação na área da saúde. Disponível em: <Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem - Systematic literature review and meta-analysis: basic notions about its design, interpretation and application in health research (scielo.br)>. Acesso em: 20 fev. 2021. OLIVEIRA, G. V. Brahmagupta e Quadriláteros Cíclicos no Ensino Médio. 2015, 84 f. Dissertação de Mestrado do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas –Campinas, 2015. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. Educação Matemática pesquisa em movimento. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 2004, p. 213 a 231. PEREIRA, A. A et all. Plano de Aula. Disponível em: <planos_de_aulas_para_ o_ensino_médio>. Acesso em: 05 fev. 2021. PÓLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. ROSSETTO, H. H. P. Um resgate histórico: A importância da história da Matemática. 2013, 38 f. Monografia de especialização na pós-graduação em educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira, 2013. SANCHES, R. C. Ética em pesquisa de mercado, ética na etapa de coleta e trabalhos de campo. Monografia de Especialização apresentada à Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, 2014. Santos, M. C. Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem de matemática. Separata de: Educação Matemática em Revista, São Paulo. v.9, n.12), p.11-15, 2002. The Story of Mathematics, Indian Mathematics - Brahmagupta. 2020. Disponível em: <https://www.storyofmathematics.com/indian_ brahmagupta.html>. Acesso em 05 fev. de 2021. TUTOR BRASIL. Matemática.tv. Demonstração do Teorema de Ptolomeu. Disponível em: <Demonstração do Teorema de PTOLOMEU - Fórum TutorBrasil - Matemática, Português, Física, Química e Biologia>. Acesso em: 07 fev. 2021. VIEIRA JÚNIOR, I. F. Polígonos cíclicos e o teorema japonês. 2020, 107 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Ensino da Matemática – Rio de Janeiro, 2020. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014. WIKIPEDIA - The Free Encyclopedia, Bretschneider’s formula. Disponível em: < Bretschneider's formula - Wikipedia >. Acesso em 30 mar. de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectFórmula de Brahmaguptapt_BR
dc.subjectAvaliação Diagnósticapt_BR
dc.subjectQuadriláteros Convexospt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.titleA importância da utilização da fórmula de Brahmagupta para o Ensino do Cálculo da área dos quadriláteros convexos inscritíveis no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.LattesN/Spt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Filipe Mendonça de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409397956357592pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amanda Barbosa da
dc.contributor.referee2Duarte, Jorge Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7184558000812227pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337689418134926pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da utilização da Fórmula de Brahmagupta para o ensino do cálculo da área dos quadriláteros convexos inscritíveis, no Ensino Médio, baseado numa revisão sistemática realizada em várias dissertações de mestrado dos últimos dez anos, apoiada por alguns livros acadêmicos e didáticos, bem como por pesquisas em sites. Seu objetivo geral é de evidenciar um assunto tão relevante da Geometria Plana que é o cálculo de áreas de figuras planas permitindo ao docente e ao discente através da Fórmula de Brahmagupta, obter conhecimentos suficientes para resolver situações de seu dia a dia, uma vez que nos livros didáticos de Ensino Médio pesquisados, não encontramos menção à fórmula, o que fora visto em livros acadêmicos da História da Matemática como Boyer (2019) e Eves (2011) e infelizmente esse estudo não é vivenciado/estudado no Ensino Médio. Na última seção deste trabalho é apresentado um Plano de Aula para que seja aplicado pelo docente em sala de aula, inclusive permitindo que sejam feitas as modificações necessárias, salientando que junto ao discente, possa desenvolver a sua resolução, além da forma tradicional, também, em alguns casos, com o auxílio do software Geogebra. Para que seja aplicada uma Sequência Didática seguindo um Plano de Aulas disponibilizado neste trabalho, será feita inicialmente uma Avaliação Diagnóstica para saber o nível dos estudantes acerca dos assuntos áreas e perímetros de figuras planas, tais como quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio e após apurado o resultado dessa avaliação, seja posto em prática o Plano de Aula, de acordo com sequência apresentada no referencial teórico e por fim aplicada uma avaliação para apurar os resultados. A Revisão Sistemática apontou a necessidade de adequar dentro do currículo do Ensino Médio a utilização, em Geometria Plana, da Fórmula de Brahmagupta, que possivelmente trará efeitos positivos no ensino-aprendizagem desses alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples