AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO DA LINHA CIRCULAR IFPE CAMPUS IGARASSU
Data
2023-12-20Autor
Silva, Claudia Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/4125575305051720
Vasconcelos, Eliane Maria Xavier de
https://orcid.org/0009-0002-2044-9019
Silva, Daysiane Rodrigues Acioli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A avaliação da qualidade em serviços não é uma tarefa fácil, pois depende da
percepção das pessoas que utilizam o serviço ofertado. Este estudo tem como
objetivo avaliar a qualidade do transporte público coletivo destinado ao Campus
Igarassu do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), baseado na percepção dos
seus estudantes. Para atingir esse objetivo, foi elaborado um questionário baseado
nas dimensões do SERVQUAL é um modelo de avaliação de qualidade de serviços
que considera cinco dimensões essenciais: tangibilidade, confiabilidade,
responsividade, empatia e segurança. A partir das respostas dos estudantes ao
questionário, foram analisados todos os fatores relacionados ao serviço de
transporte público que fazem parte de cada uma dessas dimensões, e assim foram
apontadas oportunidades de melhoria nos pontos mais críticos, dos quais podemos
destacar a renovação e aumento da frota de ônibus, maior disponibilidade de
horários de transporte e redução da tarifa para esta linha circular.