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    PERFIL DE INVESTIMENTO DE DISCENTES E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFPE CAMPUS IGARASSU

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    TCC - PERFIL DE INVESTIMENTO DE DISCENTES E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFPE CAMPUS IGARASSU (2) (1).pdf (1.140Mb)
    Data
    2023-12-27
    Autor
    Santos, Adrienne Mirella de Souza Brito dos
    https://lattes.cnpq.br/2274070331870907
    Salustiano, Gerson Lucas Marques
    http://lattes.cnpq.br/3670424329702706
    https://orcid.org/0009-0005-7914-1926
    http://lattes.cnpq.br/6510611561232515
    Lima, Thalismar Xavier de
    Metadata
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    Resumo
    O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a percepção financeira e o perfil de investimento de discentes e a relevância e aprendizagem percebidas das disciplinas relacionadas à área financeira do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Administração do IFPE campus Igarassu. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, com procedimentos de estudo de caso e cuja principal técnica de coleta de dados foi um questionário composto por quatro partes: avaliação sociodemográfica, questões gerais de percepção financeiras e de investimento, Análise do Perfil de Investidor (API) e relação com o PPC do curso. A amostra foi composta por 41 alunos respondentes de um total de 78 alunos devidamente matriculados, sendo analisados o 3º, 4º, 5º, 6º e 8º períodos. Sobre os resultados, análise sociodemográfica mostrou que a maior parte dos respondentes é do sexo feminino (80,5%), sendo 48,8% entre 21 e 30 anos, 73,2% solteiros, 53,7% ainda não trabalha e 65,9% não têm dependentes financeiros. Sobre a percepção e o conhecimento financeiro, observou-se que os discentes só acreditam ter formação acadêmica na área financeira a partir do 5º período. É possível observar que, à medida que os estudantes avançam em seus períodos de estudo, há uma redução nas respostas “falta de conhecimento” como motivo para não investir, sendo a maioria mulheres. Entre os diversos ativos financeiros o que apresentou maior familiaridade por parte dos discentes foi a poupança (63,4%) e o com menor familiaridade foi contratos futuros, opções, etc. (2,4%). Também há um indicativo de que a grande maioria dos alunos entendem o mínimo sobre rendimento financeiro, a maioria entende os conceitos de inflação, diversificação e alavancagem, apesar de ainda haver um percentual considerável de alunos afirmando que não sabem responder. No que se refere a API, 48,8% se enquadram no perfil moderado, 43,9% no conservador e 7,3% no arrojado. Assim, os estudantes do 3° ao 8° período possuem perfis conservadores, porém, a partir do 4° período, nota-se uma crescente na tolerância ao risco, estando dispostos a escolherem ativos mais arriscados para obter um retorno maior, avançando-se para perfis moderados. No que tange à relevância e aprendizagem percebidas, praticamente a totalidade dos alunos, de todos os períodos, entende de forma positiva a importância dessas disciplinas, possivelmente por as encararem como essenciais para sua atuação profissional, e avaliaram positivamente a aquisição de conhecimentos nas disciplinas. Em conclusão, de forma abrangente, percebe-se que os fatores que influenciam a percepção financeira e o perfil de investimento dos estudantes de Administração são diversos e interconectados. A progressão nos períodos acadêmicos, as experiências profissionais, as expectativas de carreira e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso parecem desempenhar papéis cruciais nesse cenário.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1313
    Collections
    • Bacharelado em Administração
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