PERFIL DE INVESTIMENTO DE DISCENTES E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFPE CAMPUS IGARASSU
Data
2023-12-27Autor
Santos, Adrienne Mirella de Souza Brito dos
https://lattes.cnpq.br/2274070331870907
Salustiano, Gerson Lucas Marques
http://lattes.cnpq.br/3670424329702706
https://orcid.org/0009-0005-7914-1926
http://lattes.cnpq.br/6510611561232515
Lima, Thalismar Xavier de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a percepção financeira e o perfil de
investimento de discentes e a relevância e aprendizagem percebidas das disciplinas
relacionadas à área financeira do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em
Administração do IFPE campus Igarassu. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa
quantitativa, com procedimentos de estudo de caso e cuja principal técnica de coleta de dados
foi um questionário composto por quatro partes: avaliação sociodemográfica, questões gerais
de percepção financeiras e de investimento, Análise do Perfil de Investidor (API) e relação com
o PPC do curso. A amostra foi composta por 41 alunos respondentes de um total de 78 alunos
devidamente matriculados, sendo analisados o 3º, 4º, 5º, 6º e 8º períodos. Sobre os resultados,
análise sociodemográfica mostrou que a maior parte dos respondentes é do sexo feminino
(80,5%), sendo 48,8% entre 21 e 30 anos, 73,2% solteiros, 53,7% ainda não trabalha e 65,9%
não têm dependentes financeiros. Sobre a percepção e o conhecimento financeiro, observou-se
que os discentes só acreditam ter formação acadêmica na área financeira a partir do 5º período.
É possível observar que, à medida que os estudantes avançam em seus períodos de estudo, há
uma redução nas respostas “falta de conhecimento” como motivo para não investir, sendo a
maioria mulheres. Entre os diversos ativos financeiros o que apresentou maior familiaridade
por parte dos discentes foi a poupança (63,4%) e o com menor familiaridade foi contratos
futuros, opções, etc. (2,4%). Também há um indicativo de que a grande maioria dos alunos
entendem o mínimo sobre rendimento financeiro, a maioria entende os conceitos de inflação,
diversificação e alavancagem, apesar de ainda haver um percentual considerável de alunos
afirmando que não sabem responder. No que se refere a API, 48,8% se enquadram no perfil
moderado, 43,9% no conservador e 7,3% no arrojado. Assim, os estudantes do 3° ao 8° período
possuem perfis conservadores, porém, a partir do 4° período, nota-se uma crescente na
tolerância ao risco, estando dispostos a escolherem ativos mais arriscados para obter um retorno
maior, avançando-se para perfis moderados. No que tange à relevância e aprendizagem
percebidas, praticamente a totalidade dos alunos, de todos os períodos, entende de forma
positiva a importância dessas disciplinas, possivelmente por as encararem como essenciais para
sua atuação profissional, e avaliaram positivamente a aquisição de conhecimentos nas
disciplinas. Em conclusão, de forma abrangente, percebe-se que os fatores que influenciam a
percepção financeira e o perfil de investimento dos estudantes de Administração são diversos
e interconectados. A progressão nos períodos acadêmicos, as experiências profissionais, as
expectativas de carreira e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso parecem
desempenhar papéis cruciais nesse cenário.