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dc.creatorNascimento, Fagner Cardoso do
dc.date.accessioned2024-08-05T13:59:55Z
dc.date.available2024-08-05T13:59:55Z
dc.date.issued2024-03-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1308
dc.description.abstractThis study aimed to analyze factors that contribute to students with Autism Spectrum Disorder remaining and succeeding in schools until the end of high school. The research has a qualitative approach and was developed using questionnaires, observations and documentary analysis. A manager and a student with ASD, from a teaching unit located in the metropolitan region of Recife, participated in this study. The analysis of permanence and success was carried out based on the four concepts listed by Kubaski (2014): Presence, Participation, Acceptance and Learning. From the speeches of the school manager and the student with ASD, the presence of these concepts can be seen. These factors answer the central question of this study, that is, they are the factors that contribute to Hélio, the fantasy name given to the student with ASD, remaining and being able to complete high school.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstudante com TEApt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePercurso de um estudante com transtorno do espectro autista no ensino médio: permanência e êxito numa escola regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135665352498186pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar fatores que contribuem para que estudantes com Transtorno do Espectro Autista permaneçam e tenham êxito nas escolas até o final do Ensino Médio. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida com aplicações de questionários, observações e análise documental. Participaram deste estudo um gestor e um estudante com TEA, de uma unidade de ensino, localizada na região metropolitana do Recife. A análise da permanência e do êxito foi realizada a partir dos quatro conceitos elencados por Kubaski (2014): Presença, Participação, Aceitação e Aprendizagem. Constata-se, a partir das falas do gestor escolar e do estudante com TEA, a presença desses conceitos. Esses fatores respondem à questão central deste estudo, ou seja, são os fatores que contribuem para que Hélio, nome fantasia dado ao estudante com TEA, permaneça e possa concluir o Ensino Médio.pt_BR


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