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dc.creatorOliveira, Maria Karolina Gomes
dc.date.accessioned2024-04-02T03:25:18Z
dc.date.available2024-04-02T03:25:18Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Karolina Gomes. A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1261
dc.description.abstractThe present study investigated the quality of the teaching and learning process of chemistry in a School of Reference and its possible relation with the pedagogical proposal of this model of school. The proposal of the Pernambuco High School Reference Schools, with a full or half- time offer, has been pointed out as one of the factors that drove the last results of the Basic Education Development Index (IDEB), when the State was among the first in the country, in terms of student performance. These results led to reflections and questions about the quality of teaching in the components not evaluated by the Institute of Educational Studies and Research (INEP), among them, the teaching of chemistry that is the object of this work. The methodological approach used in the research is based on a qualitative approach. It is a case study developed from the analysis of teaching pedagogical practice and students' perception about teaching and learning chemistry. In order to do so, we used as instruments of data collection, the analysis of documents that guide the Reference Schools and the teaching of chemistry, the participant observation in the classes of the discipline and the application of questionnaire to the students. The results show that the School of Reference, per se, does not guarantee the quality of chemistry teaching, although full-time education can be a positive factor. When examining the teaching and learning process of chemistry, other aspects such as infrastructure, the existence of laboratories, the use of diversified didactic resources, and the quality of teaching mediation emerge as determinants of quality. Full-time policies in the state of Pernambuco in secondary schools do not guarantee that all schools have adequate conditions for teaching chemistry. In addition, the result above the planned goal of the state's IDEB does not necessarily mean that other curricular components advance in terms of teaching work conditions and student learningpt_BR
dc.format.extent77 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola de Referênciapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781677707867804pt_BR
dc.contributor.advisor1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor1Latteshttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Braga, Clézia Aquino de
dc.contributor.referee3Celestino, Francisca Adriana Correia
dc.contributor.referee1Latteshttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp//lattes.cnpq.br/7464113428409195pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/0197709546242411pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de Referência no Ensino Médio de Pernambuco, com oferta em tempo integral ou semi-integral, tem sido apontada como um dos fatores que impulsionaram os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), quando o Estado ficou entre os entre os primeiros no país, em termos de desempenho dos estudantes. Esses resultados provocaram reflexões e questionamentos sobre a qualidade do ensino nos componentes não avaliados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), entre eles, o ensino de química que é objeto desse trabalho. A abordagem metodológica empregada na pesquisa apoia-se numa concepção qualitativa. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da análise da prática pedagógica docente e da percepção dos estudantes sobre o ensino e a aprendizagem de química. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a análise de documentos que orientam as Escolas de Referência e o ensino de química, a observação participante nas aulas da disciplina e a aplicação de questionário aos estudantes. Os resultados evidenciam que a Escola de Referência, per si, não assegura a qualidade do ensino de química, embora a educação em tempo integral possa se constituir em um fator positivo. Quando se examina o processo de ensino e de aprendizagem de química, outros aspectos como a infraestrutura, a existência de laboratórios, o uso de recursos didáticos diversificados, além da qualidade da mediação docente emergem como fatores determinantes da qualidade. As políticas de tempo integral no Estado de Pernambuco nas escolas de ensino médio, não garantem que todas as escolas apresentem condições adequadas para o ensino de química. Além disso, o resultado acima da meta planejada do IDEB da rede estadual não significa, necessariamente, que outros componentes curriculares avancem em termos de condições de trabalho docente e de aprendizagem dos estudantespt_BR


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