Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Laís Layanne Pereira da
dc.date.accessioned2024-04-02T02:30:52Z
dc.date.available2024-04-02T02:30:52Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.identifier.citationSILVA, Laís Layanne Pereira da. Inovação no ensino de Química: a ecologia de saberes na abordagem metodológica. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1259
dc.description.abstractThe present work investigated the contributions of the use of different languages in the teaching and learning process of Chemistry, identifying the oretical aspects that could base this teaching practice and examining evidence of the impact of this methodology on students' learning, interest and curiosity. For this, we take as central categories the methodological innovation in the teaching of Chemistry; the ecology of knowledge; the feeling-thinking; and teacher/student interaction. We adopted as a field of investigation a school of the state network of the municipality of Barreiros/PE, having as subject students and teachers of Chemistry in High School. From the methodological point of view, we favor the qualitative approach as the most adequate for the research. It is a case study developed from the analysis of teaching pedagogical practice, using as data collection instruments the participant observation in the classroom, the semi-structured interview with the teacher and the questionnaire applied to the students. The results of this work indicate a great acceptance and appreciation of the methodology used by the teacher, contributing to the awakening of interest, performance and learning, according to the students' vision. They also point to a greater need for daily interaction of students with this type of pedagogical activity. Were important, as potentialists of the seresults, aspects pertinent to the ecology of knowledge, to transdisciplinarity and to interdisciplinarity as epistemologies implicit in the practice of the teacher to promote the approximation and articulation between the different types of knowledge; to educate to the sensitive, through the feeling-thinking, from the use of artistic languages in the pedagogical activities, allowing the encounter between reason and feeling in the education al process, besides the teacher/student interaction in the context of the education al practices, once the good relationship in the classroom both favored theteacher's practice and also influenced itpt_BR
dc.format.extent102 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectInovação metodológicapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEcologia dos saberespt_BR
dc.titleInovação no ensino de Química: a ecologia de saberes na abordagem metodológicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638179759225665pt_BR
dc.contributor.advisor1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Silva, Núbia Michella Clementino da
dc.contributor.referee3Botelho, Priscilla de Sousa
dc.contributor.referee1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516363879469681pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726131898191970pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou as contribuições do uso de diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem de Química, identificando aspectos teóricos que poderiam fundamentar essa prática docente e examinando evidências do impacto dessa metodologia na aprendizagem, interesse e curiosidade dos estudantes. Para tanto, tomamos como categorias centrais a inovação metodológica no ensino de Química; a ecologia dos saberes; o sentipensar; e a interação professor/alunos. Adotamos como campo de investigação uma escola da rede estadual do município de Barreiros/PE, tendo como sujeitos estudantes e docente de Química no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, privilegiamos a abordagem qualitativa como a mais adequada para a pesquisa. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da análise da prática pedagógica docente, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante em sala de aula, a entrevista semiestruturada com o docente e o questionário aplicado aos estudantes. Os resultados desse trabalho indicam uma grande aceitação e apreciação da metodologia utilizada pelo professor, contribuindo no despertar do interesse, no desempenho e na aprendizagem, segundo a visão dos estudantes. Sinalizam, também, para uma maior necessidade de interação cotidiana dos estudantes com esse tipo de atividade pedagógica. Contribuíram, como potencializadores desses resultados, aspectos pertinentes à ecologia dos saberes à transdisciplinaridade e à interdisciplinaridade enquanto epistemologias implícitas na prática do professor por promover a aproximação e a articulação entre os diferentes tipos de saberes; o educar para o sensível, através do sentipensar, a partir do uso de linguagens artísticas nas atividades pedagógicas, possibilitando o encontro entre razão e sentimento no processo educativo; além da interação professor/aluno no contexto das práticas educativas, uma vez que o bom relacionamento em sala de aula tanto favoreceu a prática do docente como também por ela foi influenciadapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples