Do improviso à rima; do canto à poesia: análise do gênero discursivo loa de maracatu em suas dimensões social e verbal
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Data
2023-12-20Autor
França, Ana Cláudia de
http://lattes.cnpq.br/4631040052124233
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Este trabalho versa sobre a noção de gênero discursivo, enfatizando seus aspectos constitutivos (sociais e verbais). Discute como o gênero loa de maracatu funciona discursivamente em sua(s) esfera(s) típica(s), especialmente no que se refere aos seus aspectos sociais, observando as práticas sociais que o engendram: a esfera discursiva, os papéis sociais dos interlocutores, os propósitos sociais do gênero, as formas de circulação, bem como os aspectos verbais que dizem respeito à sua estrutura composicional, conteúdo temático e ao seu estilo. As bases teóricas da pesquisa ancoram-se principalmente nos estudos dialógicos da linguagem, tendo em vista as contribuições do chamado Círculo de Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos (Bakhtin, 1997, 1998; Brait, 2006; Faraco, 2009; Machado, 2006, Fiorin, 2022). Metodologicamente, trata-se de uma análise de corpus, de cunho qualitativo/interpretativo (Minayo, 2012), em que se faz uma apreciação de 02 (dois) textos do gênero loa, analisando-se suas dimensões social e verbal. Os resultados evidenciam um gênero primário, mas ao mesmo tempo complexo como qualquer outro, no que tange ao seu funcionamento discursivo. Observou-se, ainda, a relevância desse gênero como instrumento social que apresenta plasticidade e que circula em contextos formais, a partir de seus propósitos sociais
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