dc.creator | Rocha, Maria Kamilla Libório | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T19:40:49Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T19:40:49Z | |
dc.date.issued | 2024-02-07 | |
dc.identifier.citation | Rocha, Maria Kamilla Libório ; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. O Museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático o espaço interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA). 19 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1173 | |
dc.description.abstract | This paper investigated the integration of the Espaço Interativo de Ciências,
Tecnologia e Artes (EICTA) in Physics teaching, through interviews with 23
participants (Physics degree students who are part of Teaching Initiation Scholarship
Program, PIBID and in Portuguese, postgraduate students in Physics teaching its
math). The research addressed the importance of experimental activities, highlighting
their motivational impact and in-depth understanding of physical concepts. The visit
to EICTA was considered enriching, offering a practical and interdisciplinary
experience. Despite identified logistical challenges, such as transportation,
participants proposed strategies for an effective integration of the Museum into the
classroom, emphasizing the combination of theory and practice. The conclusion
highlights EICTA as a valuable resource in Physics teaching, highlighting its
relevance in teacher training and in stimulating students' interest in science, with
prospects for improvement in scientific education. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BIZERRA, Alessandra Fernandes. Atividade de aprendizagem em Museus de
ciências. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CARVALHO, Marcelo Alves de; BALLESTERO, Henrique César Estevan; ARRUDA,
Sergio de Mello. A atuação de professores da educação básica durante visitas ao
Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Anais do 7º Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-11, 2009.
DA SILVA SANTOS, Thiago; GERMANO, Marcelo Gomes. Relação museu escola:
influências da escola nas abordagens museais. Caderno Brasileiro de Ensino de
Física, v. 37, n. 2, p. 971-1003, 2020.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O manual Sage de pesquisa qualitativa.
Publicações Sábias, 2018.
Dicas para personalizar seus formulários. Disponível em:
<https://support.google.com/a/users/answer/13138098?hl=pt-BR>. Acesso em: 30
jan. 2024.
EICTA - Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes. Disponível em:
<http://www.eicta.com.br>. Acesso em: 16 jan. 2024.
GOHN, Maria Glória Marcondes. Educação não formal e o educador social:
atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez Editora, 2010.
GRIFFIN, Janette Margaret. School-Museum integrated learning experiences in
science: A learning journey. 1998. Tese de Doutorado.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCCI, Giuliano Buzá; MEGID NETO,
Jorge. Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências
no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p.
118-136, 2009.
MARANDINO, Martha. Museus de ciências como espaços de educação. Museus:
dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte:
Argumentum, p. 165-176, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade
como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112,
2014.
OSBORNE, Jonathan. The Role of Museums in Science Education. In: ABELL,
Sandra. K.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Handbook of Research on Science
Education. Routledge, 2010. p. 1159-1198.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Prática de ensino de ciências: o Museu como
espaço formativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte),
v. 13, p. 133-149, 2011.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; FREITAS, Denise de; CALUZI, João José.
Quando os Museus de Ciências tornam‐se espaços de formação docente. In:
PIROLA, Nenson Antonio (Org.). Ensino de Ciências e Matemática, IV: temas de
investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 94-114.
SILVA, Geruza B. O papel da motivação para a aprendizagem escolar. Monografia
(Especialização em Fundamentos da Educação), Universidade Estadual da
Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, 2014.
TEMPESTA, Azizi Manuel; GOMES, Luciano Carvalhais. Contribuições de um
Museu de Ciências para a formação docente em Física. Investigações em Ensino
de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n.1, p.78-102, 2017.
TIENGO, Yuri Állan. Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e
perspectivas em Museus e Centros de Ciências. 2022. 43 p. TCC (Superior) -
Unesp, Rio Claro, SP, 2022. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/7fcc411c-0138-46e1-90c8-6b3
a07a1c65d/content. Acesso em: 16 out. 2023.
VIEIRA, Valéria; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de
ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Museu de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7191810287492760 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Thiago Vinicius Sousa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491708141334633 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Leonôra Késia Libório | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Cicero Jailton de Morais | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9506586162797450 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1168537405186676 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e
Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes
(estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do PIBID e estudantes da
pós-graduação em ensino de Física e matemática). A pesquisa abordou a
importância das atividades experimentais, evidenciando seu impacto motivacional e
na compreensão aprofundada dos conceitos físicos. A visita ao EICTA foi
considerada enriquecedora, oferecendo uma experiência prática e interdisciplinar.
Apesar de desafios logísticos identificados, como locomoção, os participantes
propuseram estratégias para uma integração eficaz do Museu à sala de aula,
enfatizando a combinação entre teoria e prática. A conclusão destaca o EICTA como
recurso valioso no ensino de Física, ressaltando sua relevância na formação de
professores e no estímulo ao interesse dos alunos pela ciência, com perspectivas de
aprimoramento na educação científica. | pt_BR |