Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Maria Kamilla Libório
dc.date.accessioned2024-02-19T19:40:49Z
dc.date.available2024-02-19T19:40:49Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationRocha, Maria Kamilla Libório ; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. O Museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático o espaço interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA). 19 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1173
dc.description.abstractThis paper investigated the integration of the Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) in Physics teaching, through interviews with 23 participants (Physics degree students who are part of Teaching Initiation Scholarship Program, PIBID and in Portuguese, postgraduate students in Physics teaching its math). The research addressed the importance of experimental activities, highlighting their motivational impact and in-depth understanding of physical concepts. The visit to EICTA was considered enriching, offering a practical and interdisciplinary experience. Despite identified logistical challenges, such as transportation, participants proposed strategies for an effective integration of the Museum into the classroom, emphasizing the combination of theory and practice. The conclusion highlights EICTA as a valuable resource in Physics teaching, highlighting its relevance in teacher training and in stimulating students' interest in science, with prospects for improvement in scientific education.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBIZERRA, Alessandra Fernandes. Atividade de aprendizagem em Museus de ciências. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. CARVALHO, Marcelo Alves de; BALLESTERO, Henrique César Estevan; ARRUDA, Sergio de Mello. A atuação de professores da educação básica durante visitas ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Anais do 7º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-11, 2009. DA SILVA SANTOS, Thiago; GERMANO, Marcelo Gomes. Relação museu escola: influências da escola nas abordagens museais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 971-1003, 2020. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O manual Sage de pesquisa qualitativa. Publicações Sábias, 2018. Dicas para personalizar seus formulários. Disponível em: <https://support.google.com/a/users/answer/13138098?hl=pt-BR>. Acesso em: 30 jan. 2024. EICTA - Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes. Disponível em: <http://www.eicta.com.br>. Acesso em: 16 jan. 2024. GOHN, Maria Glória Marcondes. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez Editora, 2010. GRIFFIN, Janette Margaret. School-Museum integrated learning experiences in science: A learning journey. 1998. Tese de Doutorado. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCCI, Giuliano Buzá; MEGID NETO, Jorge. Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 118-136, 2009. MARANDINO, Martha. Museus de ciências como espaços de educação. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, p. 165-176, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112, 2014. OSBORNE, Jonathan. The Role of Museums in Science Education. In: ABELL, Sandra. K.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Handbook of Research on Science Education. Routledge, 2010. p. 1159-1198. OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Prática de ensino de ciências: o Museu como espaço formativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, p. 133-149, 2011. OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; FREITAS, Denise de; CALUZI, João José. Quando os Museus de Ciências tornam‐se espaços de formação docente. In: PIROLA, Nenson Antonio (Org.). Ensino de Ciências e Matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 94-114. SILVA, Geruza B. O papel da motivação para a aprendizagem escolar. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação), Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, 2014. TEMPESTA, Azizi Manuel; GOMES, Luciano Carvalhais. Contribuições de um Museu de Ciências para a formação docente em Física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n.1, p.78-102, 2017. TIENGO, Yuri Állan. Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em Museus e Centros de Ciências. 2022. 43 p. TCC (Superior) - Unesp, Rio Claro, SP, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/7fcc411c-0138-46e1-90c8-6b3 a07a1c65d/content. Acesso em: 16 out. 2023. VIEIRA, Valéria; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectMuseu de Ciênciaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleO museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7191810287492760pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Leonôra Késia Libório
dc.contributor.referee2Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506586162797450pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do PIBID e estudantes da pós-graduação em ensino de Física e matemática). A pesquisa abordou a importância das atividades experimentais, evidenciando seu impacto motivacional e na compreensão aprofundada dos conceitos físicos. A visita ao EICTA foi considerada enriquecedora, oferecendo uma experiência prática e interdisciplinar. Apesar de desafios logísticos identificados, como locomoção, os participantes propuseram estratégias para uma integração eficaz do Museu à sala de aula, enfatizando a combinação entre teoria e prática. A conclusão destaca o EICTA como recurso valioso no ensino de Física, ressaltando sua relevância na formação de professores e no estímulo ao interesse dos alunos pela ciência, com perspectivas de aprimoramento na educação científica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples