Mostrar registro simples

dc.creatorAntunes, Barbara Maria dos Santos
dc.date.accessioned2024-02-19T16:35:48Z
dc.date.available2024-02-19T16:35:48Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.citationANTUNES, Barbara Maria dos Santos ; SOUZA, Cícero Jailton de Morais. Um Super-herói no reino quântico: utilizando o filme do homem-formiga no ensino da física moderna. 33 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1172
dc.description.abstractThe teaching of Modern Physics in secondary schools has faced several difficulties and challenges over the years due to countless factors, resulting in a lack of experience and superficial understanding on the part of students in relation to this fundamental area of Physics (OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI; 2007). For this reason, we have sought to apply approaches that facilitate student learning and that are closer to the reality of their daily lives. With this purpose, the objective of this work is to create discussions and suggest a new methodology, which differs from the traditional model, without invalidating its importance and fundamentality, but seeking to attract and awaken students' interest in the Physics discipline, especially in relation to the topics covered. in Modern Physics. In this way, an intervention was developed in high school classes in the Physics discipline, in a simple and contextualized way, using the support of the Ant-Man films. The objective was to analyze and debate the functionality of this methodology. To carry out this analysis, questionnaires were administered, in which students had the opportunity to evaluate how the content was presented and the performance of the adopted methodology. Through the students' responses to the questionnaires, it was possible to verify that they were interested and gained greater learning with the method used.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALLAIN, Rhett. Ant-Man Shrinks by Stretching Into Other Dimensions. Disponível em <http://www.wired.com/2015/07/ant-man-shrinks-by-stretching-into otherdimensions>. Acesso em: 05 de outubro de 2021. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – PCNS+. Brasília, 2002. BRITO, Carlos Eduardo C. A Física dos filmes de Hollywood: Seria essa uma fonte segura de conhecimento?. Disponível em: <http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/AFisicadosFilmesdeHollywoo dCarlosEduardo.pdf>. Acesso em 05 de outubro de 2021. CASTRO, Ronaldo A. de; CORREIA Filho, João A.; GONÇALVES, Heitor A., A inserção da física moderna no ensino médio, in: XV Simpósio Nacional do Ensino de Física, p 1780 –1789: 2003. CHRISTOFOLETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Educação (UFSM), v. 34, n. 3, p. 603-616, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/871>. Acesso em 03 de novembro 2022. DE BROGLIE, L. , Recherches sur la théorie des quanta (Researches on the quantum theory), Thesis (Paris), 1924; L. de Broglie, Ann. Phys. (Paris) 3, 22 (1925). Reprinted in Ann. Found. Louis de Broglie 17 (1992) p. 22. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006 E.C. Valadares e A.M. Moreira, Cad. Bras. Ens. Fis. 15, 2 (1999) DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Física Moderna gera polêmica na UPE, quinta-feira, 22 de agosto de 2002. Disponível em: <http://www.pernanbuco.com/diario/2002/08/22/urbana130.html>. Acesso em 26 de setembro de 2021. EINSTEIN, A. O ano miraculoso de Einstein: cinco artigos que mudaram a face da física. Organização e Introdução de JOHN STACHEL. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001. p. 201-222. EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica. Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. São Paulo : Campus/Elsevier, 1979. FERREIRA, Rodrigo Medeiros. Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1225>. Acesso em 20 de dezembro de 2023. GONÇALVES Jr Wanderley P.; BARROSO Marta F.. As questões de Física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2014. Jan;36(1):1–6. Disponível em: : <https://doi.org/10.1590/S1806- 11172014000100017>. Acesso em 20 de dezembro de 2023. KNOBEL, Marcelo. A ciência por trás do mundo quântico de Homem-Formiga. REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, 08 de fevereiro de 2023. Acesso em 22 de agosto de 2023. KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. Revista de estudos históricos, v. 5, n. 10, p. 237-250, 1992. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/1940>. Acesso em 05 de setembro de 2021. MARTINS, André Ferrer Pinto. O Ensino do conceito de tempo: contribuições Históricas e Epistemológicas, Dissertação de Mestrado; Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. Acesso em 26 de set. 2020 MEC, Bases Legais dos PCN – Ensino Médio, Ministério da educação, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/baseslegais.pdf>. Acesso em 26 de setembro de 2020. MEDEIROS, Wanderley Honorio. Primórdios da Física quântica: Radiação de Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. Universidade Federal de Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao DEFIJI, Campus de Ji-Paraná, 2010. Disponível em: <https://fisicajp2.unir.br/uploads/48059049/arquivos/TCC_WANDERLEY_HONORIO _DE_MEDEIROS_2010_842556855.pdf>. Acesso em 20 de dezembro de 2023. MENESES, Ramiro Délio Borges, O princípio de incerteza de W. Heisenberg: física e filosofia. Humanística e Teologia, Porto, n. 22, 2001. MIAKICHEV, G.; BUKHOVTSEV B. Importância da Física para o Esclarecimento do Universo e para o Desenvolvimento das Forças Produtivas da Sociedade. Disponível em: <http://www.fisica.net/fisico/importancia_da_fisica.php>. Acesso em 20 de outubro de 2023. MOREIRA, Ildeu de Castro, 1905 – Um ano miraculoso. Revista Ciência Hoje, Vol 36, n212, p 34-41, janeiro/fevereiro de 2005. Acesso em 26 de setembro de 2020. MOREIRA, Ildeu de Castro. Einstein e seus trabalhos de 1905 e 1915. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/einstein-e-seus-trabalhos-de 1905-e- 1915#:~:text=Em%201905%2C%20Einstein%20deduziu%20tamb%C3%A9m,realiza dos%20a%20partir%20de%201908>. Acesso em 25 de agosto de 2023. MOREIRA, I. 1905 - Um Ano Miraculoso. Revista Ciência Hoje, n. 212, v. 36, 2005. NOGUEIRA, Liebert parreiras. O USO DE FILMES NO ENSINO DE FÍSICA. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. OLIVEIRA, F. F. de ., VIANNA, D. M., & GERBASSI, R. S.. (2007). Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira De Ensino De Física, 29(3), 447–454. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1806- 11172007000300016>. Acesso em 19 de dezembro de 2023. OLIVEIRA, L. A.; GONÇALVES, J. P. O uso de filmes de ficção como recursos pedagógicos ou "ver por meio de uma gramática desconhecida". HOLOS, v. 7, p. 117-131, 2018. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899>. Acesso em 03 de novembro de 2022. OSTERNANN, F.,FERREIRA, L.M. & CAVALCANTI, C.J. H. (1998). Tópicos de Física Contemporânea no Ensino Médio: Um Texto para Professores sobre Supercondutividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, 20(3): 270-288. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunica cao/ENF/ENF20N3/ENF20N3_10.PDF>. Acesso em 26 de agosto de 2023. OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea” no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre: v.5, n.2, paginação eletrônica, 2000. PASSOS, Carmensita Matos Braga. Novos projetos pedagógicos para formação de professores: registros de um percurso. 2007. Tese de Doutorado. Tese de Doutoramento, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Disponível em <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/2973/1/2007_Tese_CMBPassos.pdf>. Acesso em 05 de setembro de 2020. PLANCK, Max. On the Law of the Energy Distribution in the Normal Spectrum. Annalen Der Physik, Berlin, n. 4, p.202-237, 1901. SILVA, Gabriel. GAMELAS, Mário. RABELO, João Felipe. BULHOSA, Lucas. SILVA, Murilo. Memória flash e o tunelamento quântico. Faculdade de Engenharia Elétrica do Pará, Universidade Federal do Pará. Disponível em: <https://xdocz.com.br/doc/memoria-flash-e-tunelamento-6nw5d076qqn1>. Acesso em 26 de agosto de 2023. SORENSEN, Rafael do Nascimento. POSSIBILIDADES DO USO DE OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 5, n. 2021, p. 31-43, 2021. TAVARES, Bráulio. O Que é Ficção Científica. São Paulo: Brasiliense, 1986. 169 p. REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL PUBLICADO 8 DE FEV. DE 2023, 10:33 BRT, ATUALIZADO 8 DE FEV. DE 2023, 11:39 BRT. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/02/a-ciencia-por-tras-do mundo-quantico-de-homem-formiga>. Acesso em 12 de agosto de 2023. ROMANO, Jair Carlos. Governo do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Médio de qualidade. Física. Natal: Sistema de Ensino Holos, 2004. ZARATE, Oscar. Entendendo Teoria Quântica. São Paulo: Leya, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhos - Ensino Físicapt_BR
dc.subjectHomem-Formigapt_BR
dc.subjectTunelamento Quânticopt_BR
dc.titleUm super-herói no reino quântico: utilizando o filme do homem-formiga no ensino da Física Modernapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3276352964590991pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Bárbara Bezerra de Carvalho
dc.contributor.referee2Oliveira, Rodolfo de Luna
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4017448815278562pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246457036925480pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física Moderna nas escolas de Nível Médio tem enfrentado ao longo dos anos diversas dificuldades e desafios devido a incontáveis fatores, resultando na falta de vivência e compreensão superficial por parte dos alunos em relação a essa área fundamental da Física (OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI; 2007). Por esta razão, tem-se buscado aplicar abordagens que facilitem o aprendizado dos alunos e que estejam mais próximas da realidade do seu cotidiano. Com esse propósito, o objetivo deste trabalho é criar discussões e sugerir uma nova metodologia, que difere do modelo tradicional, sem invalidar sua importância e fundamentalidade, mas buscando atrair e despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Física, especialmente em relação aos temas abordados na Física Moderna. Dessa maneira, foi desenvolvida uma intervenção nas turmas de Ensino Médio na disciplina de Física, de forma simples e contextualizada, utilizando o apoio dos filmes do Homem Formiga. O objetivo foi analisar e debater a funcionalidade desta metodologia. Para realizar essa análise, foram aplicados questionários, nos quais os alunos tiveram a oportunidade de avaliar como o conteúdo foi apresentado e o desempenho da metodologia adotada. Através das respostas dos alunos nos questionários, foi possível constatar que eles se mostraram interessados e obtiveram um maior aprendizado com o método utilizado.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples