dc.relation | ALLAIN, Rhett. Ant-Man Shrinks by Stretching Into Other Dimensions. Disponível em
<http://www.wired.com/2015/07/ant-man-shrinks-by-stretching-into otherdimensions>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações educacionais complementares
aos parâmetros curriculares nacionais – PCNS+. Brasília, 2002.
BRITO, Carlos Eduardo C. A Física dos filmes de Hollywood: Seria essa uma fonte
segura de conhecimento?. Disponível em:
<http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/AFisicadosFilmesdeHollywoo
dCarlosEduardo.pdf>. Acesso em 05 de outubro de 2021.
CASTRO, Ronaldo A. de; CORREIA Filho, João A.; GONÇALVES, Heitor A., A
inserção da física moderna no ensino médio, in: XV Simpósio Nacional do Ensino de
Física, p 1780 –1789: 2003.
CHRISTOFOLETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem
pedagógica ou recreação? Educação (UFSM), v. 34, n. 3, p. 603-616, 2009.
Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/871>. Acesso
em 03 de novembro 2022.
DE BROGLIE, L. , Recherches sur la théorie des quanta (Researches on the
quantum theory), Thesis (Paris), 1924; L. de Broglie, Ann. Phys. (Paris) 3, 22 (1925).
Reprinted in Ann. Found. Louis de Broglie 17 (1992) p. 22.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa
qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da
pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006
E.C. Valadares e A.M. Moreira, Cad. Bras. Ens. Fis. 15, 2 (1999)
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Física Moderna gera polêmica na UPE, quinta-feira, 22
de agosto de 2002. Disponível em:
<http://www.pernanbuco.com/diario/2002/08/22/urbana130.html>. Acesso em 26 de
setembro de 2021.
EINSTEIN, A. O ano miraculoso de Einstein: cinco artigos que mudaram a face da
física. Organização e Introdução de JOHN STACHEL. Rio de Janeiro: Editora da
UFRJ, 2001. p. 201-222.
EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica. Átomos, Moléculas, Sólidos,
Núcleos e Partículas. São Paulo : Campus/Elsevier, 1979.
FERREIRA, Rodrigo Medeiros. Física moderna: divulgação e acessibilidade no
ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. 84 f. Dissertação
(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa
de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de
Alagoas, Maceió, 2014. Disponível em:
<http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1225>. Acesso em 20 de dezembro de
2023.
GONÇALVES Jr Wanderley P.; BARROSO Marta F.. As questões de Física e o
desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2014.
Jan;36(1):1–6. Disponível em: : <https://doi.org/10.1590/S1806-
11172014000100017>. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
KNOBEL, Marcelo. A ciência por trás do mundo quântico de Homem-Formiga.
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, 08 de fevereiro de 2023. Acesso em
22 de agosto de 2023.
KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. Revista de
estudos históricos, v. 5, n. 10, p. 237-250, 1992. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/1940>. Acesso em
05 de setembro de 2021.
MARTINS, André Ferrer Pinto. O Ensino do conceito de tempo: contribuições
Históricas e Epistemológicas, Dissertação de Mestrado; Universidade de São Paulo,
São Paulo, 1998. Acesso em 26 de set. 2020
MEC, Bases Legais dos PCN – Ensino Médio, Ministério da educação, 2002.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/baseslegais.pdf>. Acesso
em 26 de setembro de 2020.
MEDEIROS, Wanderley Honorio. Primórdios da Física quântica: Radiação de Corpo
Negro e Efeito Fotoelétrico. Universidade Federal de Rondônia. Trabalho de
Conclusão de Curso submetido ao DEFIJI, Campus de Ji-Paraná, 2010. Disponível
em:
<https://fisicajp2.unir.br/uploads/48059049/arquivos/TCC_WANDERLEY_HONORIO
_DE_MEDEIROS_2010_842556855.pdf>. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
MENESES, Ramiro Délio Borges, O princípio de incerteza de W. Heisenberg: física
e filosofia. Humanística e Teologia, Porto, n. 22, 2001.
MIAKICHEV, G.; BUKHOVTSEV B. Importância da Física para o Esclarecimento do
Universo e para o Desenvolvimento das Forças Produtivas da Sociedade. Disponível
em: <http://www.fisica.net/fisico/importancia_da_fisica.php>. Acesso em 20 de
outubro de 2023.
MOREIRA, Ildeu de Castro, 1905 – Um ano miraculoso. Revista Ciência Hoje, Vol
36, n212, p 34-41, janeiro/fevereiro de 2005. Acesso em 26 de setembro de 2020.
MOREIRA, Ildeu de Castro. Einstein e seus trabalhos de 1905 e 1915. Disponível
em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/einstein-e-seus-trabalhos-de 1905-e-
1915#:~:text=Em%201905%2C%20Einstein%20deduziu%20tamb%C3%A9m,realiza
dos%20a%20partir%20de%201908>. Acesso em 25 de agosto de 2023.
MOREIRA, I. 1905 - Um Ano Miraculoso. Revista Ciência Hoje, n. 212, v. 36, 2005.
NOGUEIRA, Liebert parreiras. O USO DE FILMES NO ENSINO DE FÍSICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005.
OLIVEIRA, F. F. de ., VIANNA, D. M., & GERBASSI, R. S.. (2007). Física moderna
no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira De Ensino De
Física, 29(3), 447–454. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1806-
11172007000300016>. Acesso em 19 de dezembro de 2023.
OLIVEIRA, L. A.; GONÇALVES, J. P. O uso de filmes de ficção como recursos
pedagógicos ou "ver por meio de uma gramática desconhecida". HOLOS, v. 7, p.
117-131, 2018. Disponível em:
<https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899>. Acesso em 03 de
novembro de 2022.
OSTERNANN, F.,FERREIRA, L.M. & CAVALCANTI, C.J. H. (1998). Tópicos de
Física Contemporânea no Ensino Médio: Um Texto para Professores sobre
Supercondutividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, 20(3): 270-288.
Disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunica
cao/ENF/ENF20N3/ENF20N3_10.PDF>. Acesso em 26 de agosto de 2023.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de
pesquisa “física moderna e contemporânea” no ensino médio. Investigações em
Ensino de Ciências, Porto Alegre: v.5, n.2, paginação eletrônica, 2000.
PASSOS, Carmensita Matos Braga. Novos projetos pedagógicos para formação de
professores: registros de um percurso. 2007. Tese de Doutorado. Tese de
Doutoramento, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Disponível em
<http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/2973/1/2007_Tese_CMBPassos.pdf>.
Acesso em 05 de setembro de 2020.
PLANCK, Max. On the Law of the Energy Distribution in the Normal Spectrum.
Annalen Der Physik, Berlin, n. 4, p.202-237, 1901.
SILVA, Gabriel. GAMELAS, Mário. RABELO, João Felipe. BULHOSA, Lucas. SILVA,
Murilo. Memória flash e o tunelamento quântico. Faculdade de Engenharia Elétrica
do Pará, Universidade Federal do Pará. Disponível em:
<https://xdocz.com.br/doc/memoria-flash-e-tunelamento-6nw5d076qqn1>. Acesso
em 26 de agosto de 2023.
SORENSEN, Rafael do Nascimento. POSSIBILIDADES DO USO DE OBRAS DE
FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física,
Brasília, v. 5, n. 2021, p. 31-43, 2021.
TAVARES, Bráulio. O Que é Ficção Científica. São Paulo: Brasiliense, 1986. 169 p.
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL PUBLICADO 8 DE FEV. DE 2023,
10:33 BRT, ATUALIZADO 8 DE FEV. DE 2023, 11:39 BRT. Disponível em:
<https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/02/a-ciencia-por-tras-do mundo-quantico-de-homem-formiga>. Acesso em 12 de agosto de 2023.
ROMANO, Jair Carlos. Governo do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Médio
de qualidade. Física. Natal: Sistema de Ensino Holos, 2004.
ZARATE, Oscar. Entendendo Teoria Quântica. São Paulo: Leya, 2012. | pt_BR |