Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Naiane Gomes da
dc.date.accessioned2024-02-16T19:47:41Z
dc.date.available2024-02-16T19:47:41Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.citationSILVA, Naiane Gomes da ; LIMA, Andreza Maria de. Ser professor/a de física no ensino médio integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE – Campus Pesqueira. 26 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1169
dc.description.abstractTeacher training for Integrated High School requires a didactic-methodological approach consistent with the demands of the teaching and learning processes of this education. In this scenario, in this work, our general objective is to analyze the social representations of being a Physics teacher in Integrated High School constructed by teachers at IFPE – Pesqueira campus. The basic theoretical framework is the Theory of Social Representations, by Serge Moscovici. The study is qualitative in nature. For collection, we used semi-structured interviews. For analysis, the Thematic Category Content Analysis Technique. Five Physics teachers participated. The results showed that, for the participants, being a Physics teacher in Integrated High School means helping to change lives, passing/sharing on knowledge and is a challenge. These social representations were constructed based on the teachers' experiences during their teaching activities. We emphasize that the research may contribute to the initial and continuing training processes of teachers who work and/or will work in Integrated High School.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, R. M. L. FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. 223p. BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. © Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010 – ISSN 1807-9539. BRASIL. Lei n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 30 nov. 2023. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 jun. 2022. BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 06 nov. 2023 BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória no 746, de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/L13415.htm> Acesso em: 07 jun. 2021. BRASIL. Medida Provisória no 746 de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral [...]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2016/Mpv/mpv746.htm> Acesso em: 07 de jun. 2021. BRASIL, Portaria n.o 432 de 29 de julho de 1971. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, com fundamento no Decreto-lei n.o 655, de 27 de junho de 1969, e no Parecer n.o 111, de 1971, das Câmaras de Ensino Primário e Médio e de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação, resolve aprovar as seguintes normas relativas aos cursos superiores de formação de professores de disciplinas especializadas para habilitação do ensino médio, relativas às atividades econômicas primárias, secundárias e terciárias. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/port432_71.htm. Acesso em: 16 de jul de 2021. CAMPOS, P. H. F. O estudo da ancoragem das Representações Sociais e o campo da Educação. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 775-797, set./dez. 2017. COSTA, M. A. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. Uberlândia. 2012. FIGUEIREDO, A. L. CASTAMAN, A. S. VIEIRA, J. A. Formação de professores para o ensino médio integrado à educação profissional. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa. Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 1329-1341, mai/ago 2020. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, p. 17-44, 2001. LIMA, R. C. P. CAMPOS, P. H. F. Núcleo figurativo da representação social: contribuições para a educação. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.36|e206886|2020 LIMA, A. M. SILVA, P. C. B. Ensino Médio: o Estado do Conhecimento em Teses e Dissertações Brasileiras no Período 2007-2017. VI Congresso Nacional de Educação. 2019. MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN: 85-98623-01-6. 10p. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria método e criatividade. Editora Vozes. Petrópoles, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 19, n. 4, p. 1103- 1112, abr. 2014 MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2863. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 14 dez. 2022. MOURA, D. H. A organização curricular do Ensino Médio Integrado a partir do eixo estruturante: Trabalho, Ciência, Tecnologia E Cultura. Revista LABOR. no7, v.1, 2012. MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: IFPR – EAD, 2014. MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. 291p. MOTTA, V. C. FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória no 746/2016 (lei no 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, no. 139, p.355-372, abr.-jun., 2017. PARREIRA, P. MÓNICO, L. OLIVEIRA, D. CAVALEIRO, J. GRAVETO, J. A Abordagem Estrutural das Representações Sociais. PoliEntrepeneurship Innovation Network – PIN. 2018. RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias, v. 8, 2008. RODRIGUES, S. O. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971: o ensino médio no contexto autoritário da ditadura militar (1964- 1985). Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências Sociais – UEL. Edição No. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. SANTOS, D. S. NADALETTI, C. L. SOARES, M. S. O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: avanços e desafios. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios / Adilson Cesar Araújo e Cláudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) – Brasília: Ed. IFB, 2017. 569 p. SILVA, C. M. B. SANTOS, E. O. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica. Vol 1. 2020. SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola / Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) – v.11, n.20, jan./jun. 2017. – Brasília: CNTE, 2017. p. 19-31. SILVA, M. R. Revista POLI: saúde, educação e trabalho - jornalismo público para o fortalecimento da Educação Profi ssional em Saúde ISSN 1983-909X. Ano XVI - No 92 - nov./dez. – 2023. SOUZA, F. C. S. PEREIRA, U. A. RODRIGUES, I. S. Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 25-37, jul./dez. 2016. STERING, S. M. S. ADAM, J. M. A Reforma do Ensino Médio por meio da Lei no 13.415/2017 e seus impactos no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Instituto Federal de Mato Grosso – campus Confresa. Revista Prática Docente. V. 4, n.2, p 889-886, jul/dez 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleSer professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166057025415020pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Nascimento, Bárbhara Elizabeth Souza do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8850954490378602pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como objetivo geral, analisar as representações sociais do ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. O estudo é de natureza qualitativa. Para a coleta, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Participaram cinco professores de Física. Os resultados mostraram que, para os participantes, ser professor de Física no Ensino Médio Integrado é ajudar a mudar vidas, é repassar/compartilhar conhecimentos e é um desafio. Essas representações sociais foram construídas a partir das experiências dos professores durante a atuação docente. Ressaltamos que a pesquisa poderá contribuir para os processos de formação inicial e continuada de docentes que atuam e/ou atuarão no Ensino Médio Integrado.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples