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dc.creatorSilva, Luiz Gabriel de Freitas
dc.date.accessioned2024-01-23T16:57:46Z
dc.date.available2024-01-23T16:57:46Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Gabriel de Freitas ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio. 29 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1152
dc.description.abstractConsidering the importance of Experimental Practices in Physics Teaching, this research aims to analyze whether their use in high school Physics classes contributes to better student learning in a public school in the city of Poção-PE. From this perspective, the aim of the research was to analyze whether the use of experiments in Physics classes contributed to better student learning. To carry out the research, qualitative-descriptive methodologies were adopted. The research subjects were three physics teachers who work in the 1st, 2nd and 3rd years of secondary school at the school. The instruments used to collect the data were lesson observations and a questionnaire. The results showed that the use of experimental activities in physics lessons does contribute to greater student learning, arousing interest, autonomy and student participation in lessons. However, it was also possible to identify that in order to carry out experiments there are many challenges faced by teachers, among them: lack of material/equipment, difficulties in teacher training, lack of laboratories in schools, and teachers trained in different areas who are assigned to teach Physics. Therefore, we believe that the results of this research were satisfactory, as they showed us that the use of experiments can contribute significantly to improving the teaching-learning process in Physics.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L.V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. In: Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol.25 no. 2, São Paulo, 2003. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),1998. CARVALHO, A.M. P. Et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1999-2000. [Cavalcante 2013] M. A. Cavalcante, R. Peçanha e A. C. Teixeira, Ondas estacionarias em cordas e determinação da densidade linear de um fio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, 2013. CHAVES, Jossuele Maria Fagundes. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: PANORAMA A PARTIR DE EVENTOS DA ÁREA. Orientador: Sandra Hunsche. 2014. 17 p. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem da físicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAulas de Física - ensino médiopt_BR
dc.titleInvestigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5557299489362596pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Curie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cícero Jailton de Moraes
dc.contributor.referee2Oliveira, Monique Maria Batista de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391604393524760pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes de uma escola pública da cidade de Poção-PE. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi analisar se os usos de experimentos nas aulas de Física contribuíam para uma melhor aprendizagem do estudante. Para a realização da pesquisa foram adotadas metodologias de natureza qualitativa-descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 3 (Três) professores de Física que atuam nos 1º, 2º, e 3º Anos do Ensino Médio da escola. Como instrumentos de coleta de dados realizamos Observações de Aulas e aplicamos um Questionário. Os resultados apontaram que a utilização de atividades experimentais nas aulas de Física, contribuem sim para uma maior aprendizagem do estudante, despertando o interesse, autonomia e a participação do estudante nas aulas. Entretanto, foi possível identificar também que para se realizar experimentos existem muitos desafios enfrentados pelos professores, dentre eles destacamos: falta de material/equipamento, dificuldades na formação dos professores, falta de laboratório nas escolas, e professores formados em áreas diferentes e são alocados para lecionar a Física. Sendo assim, acreditamos que os resultados desta pesquisa foram satisfatórios, pois, nos mostraram que o uso de experimentos pode contribuir significativamente para uma melhoria do processo ensino aprendizagem de Física.pt_BR


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