dc.creator | Rodrigues, Samuel de Santana | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T13:55:12Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T13:55:12Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Samuel de Santana ; LIMA, José Roberto Tavares de. Fenômenos ondulatórios: uma proposta de ensino para turmas do ensino fundamental. 22 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1146 | |
dc.description.abstract | The general objective of this study was to analyze the contributions of implementing a
proposed teaching sequence, addressing wave phenomena, in classes with students
in the 9th year of Elementary School in Science, using experiments with low-cost
materials. The proposal comprised three distinct moments. The first step consisted of
applying a survey test to assess students' knowledge, essential for identifying gaps
and adapting the teaching approach. The second moment consisted of the practical
construction of the experimental sequence, using low-cost materials and involving
them in the assembly. We selected three experiments: the Wave Machine, to explore
concepts of mechanical waves; Water Basin Interference, to investigate constructive
and destructive interference; and the Double Slit for Light experiment, to study
electromagnetic waves. The third moment consisted of applying a final test to analyze
progress in learning after implementing the teaching sequence. Data collection
involved 119 students. The results indicated that experimentation in the teaching
sequence was a good didactic alternative and contributes to the teaching and learning
process. We expanded the possibility of using the proposed teaching sequence for
Physics classes in high school to contextualize wave teaching. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Fenômenos ondulatórios | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino | pt_BR |
dc.title | Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8486504659430147 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Galindo, Joaci | |
dc.contributor.referee2 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.referee3 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6687386688155030 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma
proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas
com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, utilizando
experimentos com materiais de baixo custo. A proposta compreendeu três momentos
distintos. O primeiro momento consistiu na aplicação de um teste de sondagem para
avaliar os conhecimentos dos estudantes, essencial para identificar lacunas e adaptar
a abordagem didática. O segundo momento consistiu na construção prática da
sequência experimental, utilizando materiais de baixo custo e os envolvendo na
montagem. Selecionamos três experimentos: a Máquina de Ondas, para explorar
conceitos de ondas mecânicas; a Interferência em Bacia de Água, para investigar
interferências construtivas e destrutivas; e o experimento de Fenda Dupla para Luz,
para estudar ondas eletromagnéticas. O terceiro momento consistiu na aplicação de
um teste final para analisar os avanços na aprendizagem após a implementação da
sequência de ensino. A coleta de dados envolveu 119 estudantes. Os resultados
indicaram que a experimentação na sequência de ensino foi uma boa alternativa
didática e contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Expandimos a
possibilidade de utilização da proposta de sequência de ensino para turmas de Física
no ensino médio para contextualização do ensino de ondulatória. | pt_BR |