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dc.creatorRodrigues, Samuel de Santana
dc.date.accessioned2024-01-16T13:55:12Z
dc.date.available2024-01-16T13:55:12Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.identifier.citationRODRIGUES, Samuel de Santana ; LIMA, José Roberto Tavares de. Fenômenos ondulatórios: uma proposta de ensino para turmas do ensino fundamental. 22 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1146
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the contributions of implementing a proposed teaching sequence, addressing wave phenomena, in classes with students in the 9th year of Elementary School in Science, using experiments with low-cost materials. The proposal comprised three distinct moments. The first step consisted of applying a survey test to assess students' knowledge, essential for identifying gaps and adapting the teaching approach. The second moment consisted of the practical construction of the experimental sequence, using low-cost materials and involving them in the assembly. We selected three experiments: the Wave Machine, to explore concepts of mechanical waves; Water Basin Interference, to investigate constructive and destructive interference; and the Double Slit for Light experiment, to study electromagnetic waves. The third moment consisted of applying a final test to analyze progress in learning after implementing the teaching sequence. Data collection involved 119 students. The results indicated that experimentation in the teaching sequence was a good didactic alternative and contributes to the teaching and learning process. We expanded the possibility of using the proposed teaching sequence for Physics classes in high school to contextualize wave teaching.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationREFERÊNCIAS BONJORNO, J. R. R. CLINTON, M. A. AUGUSTO, L. Física: Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: FTD. v.3, 2016. BRANCO, Alberto Richielly M. Castelo; MOUTINHO, Pedro E. Conceição. O Lúdico no Ensino de Física: o uso de gincana envolvendo experimentos físicos como método de ensino. Feira de Santana: Caderno de Física da UEFS, 2015. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2023. CALEON; SUBRAMANIAM. Explorando conceituação dos estudantes sobre propagação de ondas periódicas. In: The Physics Professor, v. 48, n. 1, pp. 53 – 58, 2010. CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da Teoria da Argumentação. Petrópolis: Vozes; 2017. DUARTE, S. E. Física para o ensino médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. In: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, 2012 (especial 1). FERRARO, N. G., SOARES, P. A. T. Física Básica - Volume único. São Paulo: Atual, 1998. FERREIRA, L.H.; HARTWIG, D.R.; OLIVEIRA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. In: Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, 2010. HALLIDAY, David; RESNICK, Jearl Walker. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2009. MOYSÉS, Nussenzveig; Herch. Curso de Física Básica, 5 ed. São Paulo: Blucher, 2014. PESSANHA, M. C. et al. Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de física experimental a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, 2010. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, A. F; Ferreira, J. H; Vieira, C. A. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 7, n. 2, 2017. SILVA, Domiciano Correa Marques da. Difração de ondas. Brasil Escola, 2022a. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/difracao-ondas.htm>. Acesso em: 29 ago. 2023. SILVA, Domiciano Correa Marques da. Interferência de ondas. Brasil Escola, 2022b. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/interferencia- ondas.htm>. Acesso em: 29 ago. 2023. THE PHYSICIST. “Does quantum mechanics really say there are other “mes”? Where are they?” Askmathematician. Disponível em: <https://www.askamathematician.com/2017/02/q-does-quantum-mechanics-really- say-there-are-other-mes-where-are-they/>. Acesso em: 28 ago. 2023. VIENNOTI L. Raciocínio em Física: a parte do senso comum, Kluwer, Dordrecht, 2001. WITTMANN, M.C.; STEINBERG, R.N.; REDISH, E.F. Analisando as noções de como os alunos entendem as ondas mecânicas. In: The Physics Teacher, v. 37, p. 14 – 19, 1999.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFenômenos ondulatóriospt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.titleFenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8486504659430147pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Galindo, Joaci
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee3Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, utilizando experimentos com materiais de baixo custo. A proposta compreendeu três momentos distintos. O primeiro momento consistiu na aplicação de um teste de sondagem para avaliar os conhecimentos dos estudantes, essencial para identificar lacunas e adaptar a abordagem didática. O segundo momento consistiu na construção prática da sequência experimental, utilizando materiais de baixo custo e os envolvendo na montagem. Selecionamos três experimentos: a Máquina de Ondas, para explorar conceitos de ondas mecânicas; a Interferência em Bacia de Água, para investigar interferências construtivas e destrutivas; e o experimento de Fenda Dupla para Luz, para estudar ondas eletromagnéticas. O terceiro momento consistiu na aplicação de um teste final para analisar os avanços na aprendizagem após a implementação da sequência de ensino. A coleta de dados envolveu 119 estudantes. Os resultados indicaram que a experimentação na sequência de ensino foi uma boa alternativa didática e contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Expandimos a possibilidade de utilização da proposta de sequência de ensino para turmas de Física no ensino médio para contextualização do ensino de ondulatória.pt_BR


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