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dc.creatorBezerra, Alexandre Félix
dc.date.accessioned2023-12-14T19:24:09Z
dc.date.available2023-12-14T19:24:09Z
dc.date.issued2023-07-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1121
dc.description.abstractThe situation imposed by the COVID-19 pandemic, with the suspension of face-to-face classes indefinitely, led to the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) in all educational institutions in the country. This study sought to understand how the dynamics of the transition from face-to-face to remote teaching and from the later to the former took place, in the Teaching Training Music Course at IFPE Campus Belo Jardim, focusing on learning the musical instrument. We adopted the theoretical-methodological assumption of Semiotic Cultural Psychology, in particular, we resorted to the concepts of rupture and transition and to the three levels of meanings (semantic, pragmatic, and existential) proposed to understand learning as meaning making. This longitudinal study used two online questionnaires applied at different times: during remote teaching and when returning to face-to-face teaching. The analysis was carried out in an interpretative way, in the light of cultural psychology. Through the mapped meanings, it was possible to identify the tensions and fears experienced by students in the transition periods from face-to-face teaching to remote teaching and from remote back to face-to-face teaching. Also, the meanings built on the facilities and difficulties faced in the transition processes. We also suggested new studies that explore what would have been the learnings built-in remote teaching that was incorporated into post-pandemic face-to-face teaching.pt_BR
dc.format.extent33f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Covid-19. Brasília, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/covid-19-2/ Acesso em: 15 de março de 2023. BRASIL.Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 343, de 17 de março 2020.Brasília.2020.Disponível em:https:// abnnes.org.br>legislação>portaria–mec-n-34.Acesso em: 10 de setembro de 2022. BRAGA, Simone Marques;FIGUEREDO, Michal Siviero;AMARO, Vinicius Borges; SILVA, Lais de Souza. Práticas Pedagógicas musicais escolares:desafios de transição do ensino presencial para o ensino remoto. 6º Nas Nuvens. Congresso de Música: Anais, Belo Horizonte, 2020. MATTOS, E. Desenvolvimento do self na transição para a vida adulta: um estudo longitudinal com jovens baianos. Tese (Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013. OLIVEIRA, Eduarda. Pernambuco prorroga estado de emergência em saúde pública por COVID-19:Materia Diario de Pernambuco, Recife, 2023.Disponível em:https://www.diariodepernambuco.com.br>2023/03.Acesso em: 02 de abril de 2023. Organização Pan-Americana de Saúde. Disponível em: https://paho.org>Covid 19. Acesso em: 25 de março de 2023. OMS Organização Mundial de Saúde,.Disponível em: https://www.poltize.com.br>fin da pandemia. Acesso em: 25 de março de 2023. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino Remoto ou Ensino a Distância: efeitos da pandemia, Universidade Federal de Minas Gerais,2018. SALDANHA,Paulo.Abandono de estudantes das escolas durante o COVID-19. Matéria Revista Econômico valor(online),Brasília/DF,2021. Disponível em:https://valor.globo.com>brasil>noticias>2021/01/03. Acesso em:20 de outubro 2022 SES. Secretaria Estadual de Saúde.Levantamento.Disponível em:https://portal.saude.pe.gov.br>noticias>secretaria. Acesso em: 8 de outubro de 2022. SILVA, Carla Cristie de França; FREITAS, Lêda Gonçalves de. Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19. Dialogia Capa, n. 36, Universidade de Brasília. 2020. SILVA, Pierre R. T. da. Di Melo, um olhar sobre a expansão na esfera de experiência artística: entre rupturas e transições. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Música. IFPE Campus Belo Jardim. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectMúsica - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleRupturas e transições na trajetória acadêmica de licenciado(a)s em música em contexto pandêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339509157991295pt_BR
dc.contributor.advisor1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee2Torres, Vanessa Cavalcanti de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232711235861562pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoA situação imposta pela pandemia da COVID-19, com a suspensão das aulas presenciais por tempo indefinido, trouxe a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em todas as instituições de ensino do país. Este estudo buscou compreender como se deu a dinâmica da transição do ensino presencial para o remoto e deste para o presencial, no curso de Licenciatura em Música do IFPE Campus Belo Jardim, focalizando a aprendizagem do instrumento musical. Adotamos o pressuposto teórico-metodológico da Psicologia Cultural Semiótica, em especial recorremos aos conceitos de ruptura e transição e aos três níveis de significados (semântico, pragmático e existencial) propostos para compreender a aprendizagem como construção de significados. Este estudo, de caráter longitudinal, utilizou dois questionários online aplicados em tempos distintos: durante o ensino remoto e no retorno ao ensino presencial de música. A análise foi feita de forma interpretativa, à luz do referencial teórico da psicologia cultural. Através dos significados mapeados, foi possível identificar as tensões e medos experiencia dos pelos estudantes nos períodos de transição do ensino presencial para o ensino remoto e do remoto de volta ao presencial. Também os significados construídos sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas nos processos de transição. Novos estudos que explorem quais teriam sido os aprendizados construídos no ensino remoto que foram incorporados ao ensino presencial pós-pandemia foram sugeridos.pt_BR


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