Tecnologia cuidativo-educacional para estimulação cognitiva de pessoas idosas
Data
2023-10-03Autor
Alves, Alda Vanessa Martins
http://lattes.cnpq.br/4682429774869754
Monteiro, Michelle Maria Alexandrina
http://lattes.cnpq.br/7019531023382738
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativo-educacional
para estimulação cognitiva de pessoas idosas. Metodologia: estudo metodológico,
de inovação tecnológica, desenvolvido em duas etapas: I: levantamento de
tecnologias e intervenções prévias, por meio da análise da literatura e II: construção
da tecnologia educativa para estimulação cognitiva em idosos, contemplando os
domínios cognitivos de memória, atenção, linguagem, capacidade visuoespacial,
função executiva e cognição social. Resultados: O “Caderno de estimulação cognitiva
para pessoas idosas” é composto, em sua versão final, por 50 atividades de
estimulação cognitiva, das quais nove são classificadas como desafios, distribuídas
em 63 páginas. Apresenta informações sobre cognição e seus domínios, estimulação
cognitiva e reserva cognitiva. Visando maior aceitação e aproximação cultural, as
atividades são apresentadas por mediação dos personagens fictícios “Senhor José” e
“Dona Isabel”, os quais incorporam em cada proposta elementos da cultura local
nordestina, layout e linguagem de cordel. Conclusão: O “Caderno de estimulação
cognitiva para pessoas idosas” fornece informações acerca da estimulação cognitiva
de pessoas idosas e pode instrumentalizar práticas educativas no âmbito individual
ou em grupo. Espera-se que esta inovação tecnológica possa favorecer a prática baseada em evidências pelo enfermeiro, com melhoria da autonomia, autoconfiança
e das relações sociais entre a equipe assistencial e as pessoas idosas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: