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dc.creatorAlves, Alda Vanessa Martins
dc.date.accessioned2023-10-20T20:27:35Z
dc.date.available2023-10-20T20:27:35Z
dc.date.issued2023-10-03
dc.identifier.citationALVES, Alda Vanessa Martins ; MONTEIRO, Michelle Maria Alexandrina ; SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres ; CARVALHO, Khelyane Mesquita de. Tecnologia cuidativo-educacional para estimulação cognitiva de pessoas idosas. 20 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1049
dc.description.abstractObjective: to describe the process of building care-educational technology for cognitive stimulation of elderly people. Methodology: methodological study, of technological innovation, developed in two stages: I: survey of previous technologies and interventions, through literature analysis and II: construction of educational technology for cognitive stimulation in the elderly, covering the cognitive domains of memory, attention, language, visuospatial ability, executive function and social cognition. Results: The “Cognitive stimulation notebook for elderly people” is composed, in its final version, of 50 cognitive stimulation activities, nine of which are classified as challenges, distributed across 63 pages. It presents information about cognition and its domains, cognitive stimulation and cognitive reserve. Aiming for greater acceptance and cultural rapprochement, the activities are presented through the mediation of the fictional characters “Senhor José” and “Dona Isabel’, who incorporate elements of local northeastern culture, layout and cordel language into each proposal. Conclusion: The “Cognitive stimulation notebook for elderly people” provides information about cognitive stimulation for elderly people and can implement educational practices at the individual or group level. It is expected that this technological innovation can favor evidence-based practice by nurses, improving autonomy, self-confidence and social relationships between the care team and elderly people.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnfermagem Geriátricapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleTecnologia cuidativo-educacional para estimulação cognitiva de pessoas idosaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4682429774869754pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cynthia Roberta Dias Torres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138422258971732pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Khelyane Mesquita de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803143158962612pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Guilherme Guarino de Moura
dc.contributor.referee2Pereira, Juliana de Castro Nunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7392865734545404pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3343917709259253pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: descrever o processo de construção de tecnologia cuidativo-educacional para estimulação cognitiva de pessoas idosas. Metodologia: estudo metodológico, de inovação tecnológica, desenvolvido em duas etapas: I: levantamento de tecnologias e intervenções prévias, por meio da análise da literatura e II: construção da tecnologia educativa para estimulação cognitiva em idosos, contemplando os domínios cognitivos de memória, atenção, linguagem, capacidade visuoespacial, função executiva e cognição social. Resultados: O “Caderno de estimulação cognitiva para pessoas idosas” é composto, em sua versão final, por 50 atividades de estimulação cognitiva, das quais nove são classificadas como desafios, distribuídas em 63 páginas. Apresenta informações sobre cognição e seus domínios, estimulação cognitiva e reserva cognitiva. Visando maior aceitação e aproximação cultural, as atividades são apresentadas por mediação dos personagens fictícios “Senhor José” e “Dona Isabel”, os quais incorporam em cada proposta elementos da cultura local nordestina, layout e linguagem de cordel. Conclusão: O “Caderno de estimulação cognitiva para pessoas idosas” fornece informações acerca da estimulação cognitiva de pessoas idosas e pode instrumentalizar práticas educativas no âmbito individual ou em grupo. Espera-se que esta inovação tecnológica possa favorecer a prática baseada em evidências pelo enfermeiro, com melhoria da autonomia, autoconfiança e das relações sociais entre a equipe assistencial e as pessoas idosas.pt_BR
dc.creator.name2Monteiro, Michelle Maria Alexandrina
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7019531023382738pt_BR


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