Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam
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Data
2023-09-11Autor
Souza, Silvânia de
http://lattes.cnpq.br/8077581460599702
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Este trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da
BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades
presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de
Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do
presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte
et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte
de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo
documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano)
da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos
teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico
consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante
(2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016);
Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados
indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação
mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos
do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto
classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais
discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto
na BNCC