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    Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam

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    Trabalho de Conclusão de Curso (639.6Kb)
    Data
    2023-09-11
    Autor
    Souza, Silvânia de
    http://lattes.cnpq.br/8077581460599702
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano) da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016); Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto na BNCC
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1040
    Collections
    • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
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