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dc.creatorSouza, Silvânia de
dc.date.accessioned2023-10-17T14:14:50Z
dc.date.available2023-10-17T14:14:50Z
dc.date.issued2023-09-11
dc.identifier.citationSOUZA, Silvânia de. Referenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzam. 2023. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1040
dc.description.abstractThis work deals with the theme of referencing, highlighting the BNCC prescriptions proposed in the skills for teaching Portuguese language in activities present in the textbooks of the 6th and 9th grades, from the collection "Weaving languages", by Oliveira and Araújo (2018), approved in the PNLD (2020). For the development of the present study, we conducted a research with a qualitative-quantitative approach (Duarte et. al., 2009) of a descriptive and exploratory nature, since we used the bibliographic and documentary survey as a data source, and the corpus consists of the prescriptive document of the BNCC (Brasil, 2018) and two textbooks (6th and 9th grade) of the selected didactic collection. Our research was anchored in the theoretical assumptions of Textual Linguistics and the referencing process. Our theoretical contribution consists of the following authors: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos and Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula and Arantes (2016); Doria and Carvalho (2016); Souza and Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), among others. The results indicate an orientation with little depth of the referencing strategies mobilized in the EF67LP36 and EF89LP29 skills, revealing that the textbooks of the 6th and 9th grades of the collection under study emphasize only the development of the classificatory aspect of the referencing process and do not explore other more discursive aspects of the use of referencing, distancing themselves from the interactional character proposed in the BNCCpt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectReferência (Linguística)pt_BR
dc.titleReferenciação, BNCC e o livro didático de português: caminhos que se cruzampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8077581460599702pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee2Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee3Gomes, Juliene da Silva Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/88596074 70653114pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/25707205 00233989pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata sobre o tema da referenciação evidenciando as prescrições da BNCC propostas nas habilidades para o ensino de língua portuguesa em atividades presentes nos livros didáticos do 6º e 9º ano, da coleção “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), aprovada no PNLD (2020). Para o desenvolvimento do presente estudo, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa (Duarte et. al., 2009) de natureza descritiva e exploratória, uma vez que utilizamos como fonte de dados o levantamento bibliográfico e documental, sendo o corpus composto pelo documento prescritivo da BNCC (Brasil, 2018) e por dois livros didáticos (6º e 9º ano) da coleção didática selecionada. Nossa pesquisa foi ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e do processo de referenciação. Nosso aporte teórico consta dos autores: Marcuschi (2008); Cavalcante (2009); Santos e Cavalcante (2014); Koch (2001, 2010, 2015); Paula e Arantes (2016); Doria e Carvalho (2016); Souza e Baptista (2018); Ferreira (2019); Romano (2022), entre outros. Os resultados indicam uma orientação com pouco aprofundamento das estratégias de referenciação mobilizadas nas habilidades EF67LP36 e EF89LP29, revelando que os livros didáticos do 6º e do 9º da coleção em estudo enfatizam apenas o desenvolvimento do aspecto classificatório do processo de referenciação e não explora outros aspectos mais discursivos de uso da referenciação, distanciando-se do caráter interacional proposto na BNCCpt_BR


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