dc.relation | BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental.
Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012.
CATALANO, C. V. A pedagogia do oprimido: teorias e pressupostos na obra de Paulo Freire. Cadernos de Pós Graduação em Letras, v. 13, p. 1-10, 2013.
COELHO, J. C.; MARQUES, C. A. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 49-61, 2009.
COSTA, J. M. O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
FARIA, D. L. A.; BERNARDINO, N. D.; SETUBAL, S. R. M.; NOVAIS, V.; CONSTANTINO, V. R. L. Limpando Moedas de Cobre: Um Laboratório Químico na Cozinha de Casa. Revista Química Nova na Escola,p.2,2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_3/QNESC_38-3_completa.pdf. Acesso em:20 ago. 2023
COSTA, J. de M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.
FERRAZ, D. F.; BREMM, C. Tema gerador no ensino médio: agrotóxicos como possibilidade para uma prática educativa contextualizada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Atas [...]. Bauru, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P; SCHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991.
GADOTTI, M; FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GIL, A. C. Como colaborar em projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Altas, 2002.
GODOY. Introdução à pesquisa quantitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
KANT, I. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1996b.
KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino - aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5, 1 –19, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321. Acesso em: 15 ago. 2023
LINDEMANN, R. H. et al. Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 8, n. 1, p. 342-358, 2009.
MENDONÇA, A. M. G. D.; PEREIRA, D. L. Ensino de Química: realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. In: Encontro de Iniciação à docência da UEPB, 5., 2014, Campina Grande. Anais [...]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662. Acesso em:17 maio 2023
M. A. M. SILVA, A. S. FALCÃO, M. S. SILVA e A. M. REGIANI. A Tecelagem Huni Kuin e o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. Brasil, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_3/QNESC_38-3_completa.pdf. Acesso em: 07 maio 2023
MUENCHEN, C; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira em Educação em Ciências, v. 7, n. 3, 2007.
MIRANDA, A. C. G. Temas geradores através de uma abordagem temática Freiriana como estratégia para o ensino de Biologia e química. 2015. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6691/MIRANDA%2c%20ANA%20CAROLINA%20GOMES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jun. 2023
MÓL, G. S.. Pesquisa qualitativa em ensino de Química.Qualitative Research Journal, v. 5, n. 9, p. 495 – 513, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140. Acesso em: 07 maio 2023
NUNES, A. S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do Ensino Médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v.9, n.7, p.1-6, 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 33. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.
SILVA, I. C. T.; SIQUEIRA, V. F.; GOI, M. E. J. Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v.5, n. 2, p.39 – 54, 2019. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2417. Acesso em: 13 jun. 2023
SILVA, L. K. A. da.; SILVA, M. D. G. da.; SALES, P. F. de; GÓIS, P.; FERREIRA, W. J. Complementary strategies for teaching Chemistry. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e19110111660, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11660. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view. Acesso em: 08 abr. 2023
SILVA, P. B.; BEZERRA, V. S.; GREGO, A.; SOUZA, L. H. A. Ciclo da Água: dos Mananciais ao Reaproveitamento de Esgotos. Relatos de Sala de Aula, Química Nova, São Paulo, v. 28, n. 2, p.288-292, 2008.
SILVA, R. T. et al. Contextualização e Experimentação: uma análise dos artigos publicados na seção experimentação no ensino de Química. Química Nova na Escola 2000-2008. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2009.
ZATTI, V. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire/Vicente Zatti. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. | pt_BR |