Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Andréa Maria da
dc.date.accessioned2023-09-28T14:00:36Z
dc.date.available2023-09-28T14:00:36Z
dc.date.issued2023-07-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1033
dc.description.abstractThe methodological foundations of the educational conception proposed by Freire are based on dialogicity and problematization around reality and social contradictions experienced by students, which are represented in the generating themes. We can understand that this methodology is the beginning of a process of construction of discovery, literally breaking the paradigms of traditional education cited by Freire as banking education. In addition, obtaining a generative theme, according to Freire (2014), occurs through a thematic investigation, so the present work intends to present a study with a quantitative method that benefits school practice and enables a more meaningful teaching. The data collection techniques were obtained through a bibliographic survey, the actions were centered on the Teaching of Chemistry in view of the relationships established between chemical knowledge and the aforementioned theme, in the publications of Revista Química Nova na Escola (2006-2022) . In this way, it was clear that educators used the Freirean methodology through reflections that were transformed into pedagogical actions which boosted monitoring in the trajectory of knowledge construction, in the development of autonomy and critical sense of the student, in addition to the approximation between teacher and student.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 maio 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012. CATALANO, C. V. A pedagogia do oprimido: teorias e pressupostos na obra de Paulo Freire. Cadernos de Pós Graduação em Letras, v. 13, p. 1-10, 2013. COELHO, J. C.; MARQUES, C. A. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 49-61, 2009. COSTA, J. M. O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011. FARIA, D. L. A.; BERNARDINO, N. D.; SETUBAL, S. R. M.; NOVAIS, V.; CONSTANTINO, V. R. L. Limpando Moedas de Cobre: Um Laboratório Químico na Cozinha de Casa. Revista Química Nova na Escola,p.2,2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_3/QNESC_38-3_completa.pdf. Acesso em:20 ago. 2023 COSTA, J. de M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. FERRAZ, D. F.; BREMM, C. Tema gerador no ensino médio: agrotóxicos como possibilidade para uma prática educativa contextualizada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Atas [...]. Bauru, 2003. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. FREIRE, P; SCHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991. GADOTTI, M; FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1995. GIL, A. C. Como colaborar em projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Altas, 2002. GODOY. Introdução à pesquisa quantitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. KANT, I. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1996b. KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino - aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5, 1 –19, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321. Acesso em: 15 ago. 2023 LINDEMANN, R. H. et al. Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 8, n. 1, p. 342-358, 2009. MENDONÇA, A. M. G. D.; PEREIRA, D. L. Ensino de Química: realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. In: Encontro de Iniciação à docência da UEPB, 5., 2014, Campina Grande. Anais [...]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662. Acesso em:17 maio 2023 M. A. M. SILVA, A. S. FALCÃO, M. S. SILVA e A. M. REGIANI. A Tecelagem Huni Kuin e o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. Brasil, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_3/QNESC_38-3_completa.pdf. Acesso em: 07 maio 2023 MUENCHEN, C; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira em Educação em Ciências, v. 7, n. 3, 2007. MIRANDA, A. C. G. Temas geradores através de uma abordagem temática Freiriana como estratégia para o ensino de Biologia e química. 2015. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6691/MIRANDA%2c%20ANA%20CAROLINA%20GOMES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jun. 2023 MÓL, G. S.. Pesquisa qualitativa em ensino de Química.Qualitative Research Journal, v. 5, n. 9, p. 495 – 513, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140. Acesso em: 07 maio 2023 NUNES, A. S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do Ensino Médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v.9, n.7, p.1-6, 2013. SAVIANI, D. Escola e democracia. 33. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000. SILVA, I. C. T.; SIQUEIRA, V. F.; GOI, M. E. J. Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v.5, n. 2, p.39 – 54, 2019. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2417. Acesso em: 13 jun. 2023 SILVA, L. K. A. da.; SILVA, M. D. G. da.; SALES, P. F. de; GÓIS, P.; FERREIRA, W. J. Complementary strategies for teaching Chemistry. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e19110111660, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11660. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view. Acesso em: 08 abr. 2023 SILVA, P. B.; BEZERRA, V. S.; GREGO, A.; SOUZA, L. H. A. Ciclo da Água: dos Mananciais ao Reaproveitamento de Esgotos. Relatos de Sala de Aula, Química Nova, São Paulo, v. 28, n. 2, p.288-292, 2008. SILVA, R. T. et al. Contextualização e Experimentação: uma análise dos artigos publicados na seção experimentação no ensino de Química. Química Nova na Escola 2000-2008. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2009. ZATTI, V. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire/Vicente Zatti. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleA utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571006827575945pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoOs fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram representadas nos temas geradores. Podemos compreender, que essa metodologia se trata do início de um processo de construção da descoberta, literalmente a quebra dos paradigmas da educação tradicional citada por Freire como educação bancária. Além disso, a obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática, sendo assim o presente trabalho pretende apresentar um estudo com método quantitativo que beneficia a prática escolar e possibilita um ensino mais significativo. As técnicas de coleta de dados foram obtidas por um levantamento bibliográfico, as ações foram centradas sobre o Ensino de Química tendo em vista as relações estabelecidas entre os conhecimentos químicos e a referida temática, nas publicações da Revista Química Nova na Escola (2006-2022). Dessa forma, foi notório que os educadores utilizaram a metodologia freireana através de reflexões que foram transformadas em ações pedagógicas as quais impulsionaram ao acompanhamento na trajetória de construção do conhecimento, no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do educando, além da aproximação entre professor e aluno.pt_BR
dc.creator.name2Gomes, Taciele Maria
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8864448383603719pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples