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dc.creatorSilva, Altorbele Alves da
dc.date.accessioned2023-08-22T20:07:12Z
dc.date.available2023-08-22T20:07:12Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1013
dc.description.abstractThis study focuses on the use of alternative materials and reagents in teaching Chemistry at a public state school located in Ipojuca, Pernambuco. Its aim is to investigate whether the use of these materials can facilitate the teaching and learning process of Chemistry for the participating students. The target audience was 1st-year high school students. To evaluate the effectiveness of the study, a questionnaire was administered regarding the experimental approach, which addressed the importance of acids and bases in our daily lives and the use of red cabbage pH indicator. Everyday materials such as water, lemon, laundry detergent, and vinegar were used for the experimental activity. It was observed from the results collected through the aforementioned questionnaires that there was an improvement in student learning and that the adopted methodology proved to be potentially interesting for teaching and learning chemistry. And according to the students themselves it is quite important the use of experimental activities in the understanding about pH, which was the content studied, and the phenomena of Chemistry, being a more significant means in the construction of knowledge of the sciences.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES FILHO, J. de P. Atividades Experimentais: do método à prática construtivista. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de SantaCatarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015. Acesso em: maio 2023. ARAÚJO, M. dos S.; FREITAS, W. L. dos S. A experimentação no ensino de Biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, 2019. BARBOSA, A. R. JESUS, J. A. A utilização de materiais alternativos em experimentos práticos de química e sua relação com o cotidiano. 2009. Disponível em: http://www.annq.org/congresso2009/trabalhos/pdf/T77.pdf. Acesso em: ago. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Químicapt_BR
dc.subjectMateriais reagentes alternativospt_BR
dc.titleA utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736897497313054pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Hércules Santiago
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423506453883208pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses materiais pode facilitar o processo de ensino- aprendizagem de Química dos estudantes participantes da pesquisa. O público-alvo foram os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. E para avaliar a eficácia do estudo foi aplicado um questionário sobre a abordagem experimental, que versou sobre a importância dos ácidos e bases no nosso cotidiano e uso do indicador de pH do repolho-roxo. Foram utilizados materiais presentes no dia a dia dos estudantes para a atividade experimental, como: água, limão, sabão em pó e vinagre. Foi observado a partir dos resultados coletados através dos questionários supracitados, que houve uma melhora na aprendizagem dos estudantes e que a metodologia adotada se mostrou potencialmente interessante para ensino- aprendizagem de química. E segundo os próprios estudantes é bastante importante o uso de atividades experimentais no entendimento sobre pH, que foi o conteúdo estudado, e os fenômenos da Química, sendo um meio mais significativo na construção do conhecimento das ciências.pt_BR
dc.creator.name2Ramos, Joana Virginia Faustino


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