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dc.creatorMorais, Agricio Pereira de
dc.date.accessioned2023-06-26T13:01:05Z
dc.date.available2023-06-26T13:01:05Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/992
dc.description.abstractThe purpose of this work is to present the contributions and perspectives of learning through digital technologies that proved to be a consequence of the pandemic caused by COVID-19 and will continue to exist post-remote teaching. From this perspective, 2 we seek to carry out a survey, aiming to understand the need to continue using the digital tools worked on during the period of remote classes. Data collection techniques were obtained through questionnaires applied to teachers who teach Chemistry at the State High School Network, using Google Forms. This is a descriptive study, with quantitative and qualitative methods. The results showed that the pandemic enabled teachers who teach Chemistry to become familiar with and approach digital technologies. The positive impact of the pandemic cannot be ruled out. This leads to discoveries of unknown potentials and added values, such as: more attractive teaching methodology, provision of educational technological resources and continued training for teachers.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAUJO, Amanda Caroline Ferreira; DE OLIVEIRA FÉLIX, Maria Elisabeth; DA SILVA, Gilberlândio Nunes. Relato das dificuldades em aprender química de alunos da educação básica de uma escola pública de Campina Grande. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA DA UEPB, 7., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: UEPB, 2019. BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020- Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleContribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4383943682396161pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino remoto. Nessa perspectiva, buscamos realizar uma pesquisa, visando compreender a necessidade de continuar utilizando as ferramentas digitais trabalhadas no período das aulas remotas. As técnicas de coleta de dados foram obtidas por questionários aplicados aos docentes que ensinam Química da Rede Estadual de Ensino Médio, por meio do Google Forms. Trata-se de um estudo descritivo, com métodos quanti-qualitativo. Os resultados mostraram que a pandemia possibilitou aos professores que lecionam Química, familiaridade e aproximação com as tecnologias digitais. O impacto positivo da pandemia não pode ser descartado. Isso leva a descobertas de potenciais desconhecidos e valores agregados, como: metodologia de ensino mais atrativa, oferta de recursos tecnológicos educacionais e formação continuada para professores.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Nelma Cassia Carolino do Nascimento
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0283204334725009pt_BR


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