dc.relation | ARAUJO, Amanda Caroline Ferreira; DE OLIVEIRA FÉLIX, Maria Elisabeth; DA
SILVA, Gilberlândio Nunes. Relato das dificuldades em aprender química de alunos
da educação básica de uma escola pública de Campina Grande. In: ENCONTRO DE
INICIAÇÃO A DOCENCIA DA UEPB, 7., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina
Grande: UEPB, 2019.
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia
Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de
experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista
Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020-
Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades
não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão
da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cneconselho-nacionaldeeducacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso: dez. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, 2020. Reorganização do Calendário Escolar e
da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento
da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
BRITO, Alan Santana et al. Tecnologias digitais móveis: uma tecnologia pouco
conhecida entre os professores do ensino fundamental e médio. 2019.
13
CARDOSO, Ana Carolina Simões. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação
inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educ. Form., v. 1, n. 3, p.
50-70, 2016.
CARDOSO, Gilvan Valadares et al. O ensino de química no período da pandemia
da covid-19: desafios do ensino e aprendizagem na prática docente. 2021.
CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1995. 191 p.
DA SILVA, Valmir; DE CARVALHO, Elvio; DA ROCHA MACIEL, Adriana Moreira. A
[re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como
ferramentas na mediação pedagógica. RENOTE, v. 10, n. 1, 2012.
DE ALMEIDA, Evania Guedes et al. Ensino remoto e tecnologia: Uma nova postura
docente na educaçao póspandemia. In: Congresso Nacional de Educação. 7., 2020,
Maceió. Anais [...] Maceió: Conedu, 2020.
DE LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de
Química. Revista espaço acadêmico, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012.
FRANÇA, A. Como os professores das escolas públicas estão lidando com as aulas
remotas frente à pandemia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO, 3., 2020, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: 2020. v. 3, n.1
FREIRE, Francisca Keliane Santana et al. A importância do uso das tecnologias
digitais na sala de aula. 2022.
GOMES, I. R.; DANTAS, A. F.; BARBOSA, T. F. G. O ensino em tempos de
pandemia da covid-19: um olhar das experiências do fazer pedagógico remoto.
Boletim de Geografia, v. 39, p. 163-e 60381, 2021.
JUNIOR, Ismael Laurindo Costa et al. A relevância das mídias digitais em Educação
na concepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química. Brazilian
Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 74211-74229, 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução
de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e
interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, J. O. G. Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino
de Química no Brasil. Espaço Acadêmico, Paraná, v. 12, n. 140, p. 71-79, 2013.
MARQUES, Glaucia Diniz; DA CONCEIÇÃO, Marcelo Pereira; DA CONCEIÇÃO,
Roberta Dalvo Pereira. O desafio da sala de aula, em tempos de pandemia, sob o
olhar do professor. Revista Augustus, v. 29, n. 56, p. 121-137, 2022.
MENDES, Ana Gardenia Lima Martins; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Tecnologias
digitais e formação de professores: Percepções e Relatos de Experiências de Alunos
de um Curso de Especialização em Informática na Educação. RENOTE, v. 17, n. 3, p.
537-546, 2019.
14
MORAN, José. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. In:
MORAN, José. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá.
Campinas: Papirus, 2017. v. 5, p. 1-232.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000. (Coleção
Papirus Educação)
NEIRA, Ana Carolina. Professores aprendem com a tecnologia e inovam suas aulas.
Jornal Estado de São Paulo, v. 24, 2016.
NOGUEIRA, Luciana Íris Amaro; MARTINS, Islane Cristina; SILVA, Georgia Rolim
da. Formação docente e tecnologias digitais: uma revisão. Revista Científica
Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 06, v. 05, ed. 01, p. 30-44. jan.
2021.
ROSA, Rosemar. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso
das tecnologias. In: Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional
de Trabalho Docente e Processos Educativos,7., 2013, Uberaba. Anais [...]. Uberaba:
Universidade de Uberaba, 2013. p. 214-227.
SILVA, Maclovia Corrêa da (org). Conversando com a tecnologia: contribuições de
João Augusto Bastos para a educação tecnológica. Curitiba: UTFPR, 2015.
STINGHEN, Regiane Santos et al. Tecnologias na educação: dificuldades
encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. Trabalho de curso
(Especialização em Educação na Cultura digital) - Universidade Federal de Santa
Catarina. Florianópolis, 2016.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Tecnologia,
sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. acesso:
mar. 2023 | pt_BR |