A videorresenha na comunidade discursiva do booktok: uma análise da estrutura retórica do gênero
Visualizar/ Abrir
Data
2023-05-08Autor
Costa, Patrícia Gonçalves da
http://lattes.cnpq.br/5335128829889526
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa apresenta os resultados da análise sociorretórica do gênero videorresenha, que circula na ambiência da rede social TikTok. Por acreditarmos que a organização retórica do gênero é determinada pela comunidade discursiva na qual o gênero circula, realizamos uma investigação em um corpus formado por 10 (dez) videorresenhas do BookTok, com o objetivo de observar as pistas linguísticas e estruturais do gênero em questão para identificar os seus propósitos comunicativos e, consequentemente, sua organização retórica. Trata-se de uma pesquisa prioritariamente qualitativa, levando em consideração dados quantitativos, que identificou uma estrutura prototípica do gênero videorresenha no BookTok. Para realizar a análise, adotamos como aporte teórico os estudos de gênero a partir da perspectiva sociorretórica de Swales (1990), que desenvolveu o modelo CARS para análise de gêneros acadêmicos, e que vem se constituindo em uma ferramenta eficaz de análise gêneros em diversas esferas discursivas. Esta investigação identificou que a estrutura retórica do gênero videorresenha do BookTok apresenta particularidades que são atribuídas ao seu contexto como parte integrante de uma comunidade discursiva específica
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: