Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Patrícia Gonçalves da
dc.date.accessioned2023-06-06T18:00:22Z
dc.date.available2023-06-06T18:00:22Z
dc.date.issued2023-05-08
dc.identifier.citationCOSTA, Patrícia Gonçalves da. A videorresenha na comunidade discursiva do booktok: uma análise da estrutura retórica do gênero. 2023. 25 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/969
dc.description.abstractThis research presents the results of the socio-rhetorical analysis of the video review genre, which circulates in the ambience of the TikTok social network. Because we believe that the rhetorical organization of the genre is determined by the discursive community in which the genre circulates, we carried out an investigation in a corpus formed by 10 (ten) BookTok video reviews, with the objective of observing the linguistic and structural clues of the genre in question to identify their communicative purposes and, consequently, their rhetorical organization. This is a primarily qualitative research, taking into account quantitative data, which identified a prototypical structure of the video review genre in BookTok. To carry out the analysis, we adopted gender studies as a theoretical framework from the socio-rhetorical perspective of Swales (1990), who developed the CARS model for analyzing academic genres, and which has become an effective tool for analyzing genres in various spheres discursive. This investigation identified that the rhetorical structure of BookTok's video review genre presents particularities that are attributed to its context as an integral part of a specific discursive communitypt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES FILHO, F. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 131–158, jan. 2018. ANDRADE, M. L. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006. ARAÚJO, J.; ANDRADE, F. R. S.; LIMA, J. G. Videorresenhas do Booktube: uma análise da organização sociorretórica desse gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n. 3, p. 853–864, nov. 2021. ASKEHAVE, I.; SWALES, J. M. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009. p. 221-243. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. BEZERRA, B. G. A organização retórica de resenhas acadêmicas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 3, n. 1, p. 37-68, jul./dez. 2002. BEZERRA, B. G. Gêneros introdutórios em ambiente virtual: uma (re) análise dos propósitos comunicativos. Linguagem em (Dis)curso, v. 9, n. 3, p. 463–487, set. 2009. BEZERRA, B. Gêneros digitais: Apresentando livros na Internet. Revista Signos, Valparaíso, v. 43, supl. 1, p. 45-61, 2010. BHATIA, V. K. Genre analysis today. Revue Belge de Philologie et d’Histoire. Bruxelles, n. 75, p. 629-652, 1997. BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Linguagem em (dis)curso, v. 12, n.1, p. 231-249. Turbarão, SC. jan/abr. 2012. CARVALHO, G. Resenhas acadêmicas e sua organização retórica. Revista Letras, Curitiba, n. 57, p. 179-194. jan./jun. 2002. FERREIRA, D. S. T. O gênero Termo de Declarações na comunidade discursiva jurídico-policial: uma análise sociorretórica. 24 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) – Instituto Federal de Pernambuco. Garanhuns, PE, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/387. Acesso em: 03 jun. 2023. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57–63, mar. 1995. GONÇALVES, G. S.; QUEIROZ, N. S. Introduções do gênero monografia: uma análise à luz do modelo CARS, de John Malcolm Swales. Mandinga – Revista de Estudos Linguísticos, Redenção-CE, v. 03, n. 02, pp. 36-48, jul./dez. 2019. HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MACHADO, A. R. A organização sequencial da resenha crítica. The Especialist, São Paulo, v. 17, n.2, p. 133-149, 1996. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna,2006. MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: MILLER, C. R. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: EDUFPE, 2009 [1984]. p. 21-44. MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995. MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. NUNES, V. S. O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.19, n.3, p. 7-29, set./dez. 2017a. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9892. Acesso em: 02 mar. 2023. NUNES, V.S. Análise de gênero no mundo do trabalho: os usos do memorando nas práticas profissionais do Instituto Federal de Pernambuco/Campus Recife nos séculos XX e XXI. 2017b. 304 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2017b. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2567. Acesso em: 03 jun. 2023. NUNES, V.S. Propósito comunicativo e organização retórica da carta do leitor. Linguasagem, São Paulo, v. 30, p. 100-116, 2019. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/465/268. Acesso em: 02 mar. 2023. NUNES, V. S. Gênero textual na esfera jornalística. São Paulo: Pá de Palavra, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/582. Acesso em: 03 jun. 2023. RAMPAZZO, L.; ARANHA, S. Revisitar o conceito de comunidade para discutir sua aplicação a contextos telecolaborativos. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 63, n. 2, p. 373–396, abr. 2019. SANTOS, T. G.; RAMOS, W. C. A organização retórica do gênero textual reportagem de divulgação científica. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 37, n. 2, p. 1-25, 2021. SILVA, F. T. A.; BRITTO, W. M. Gêneros em contexto digital: um protótipo para o gênero videorresenha. Caderno Seminal, vol. 33, n. 33, 2019. SILVEIRA, M. I. M. Estudo sociorretórico do ofício – gênero textual da correspondência oficial e empresarial. 2002. 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, 2002. SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990. SWALES, J. M. Research genres: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. SWALES, J. M. Reflections on the concept of discourse community. ASP, v. 69, p. 7-19, 2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleA videorresenha na comunidade discursiva do booktok: uma análise da estrutura retórica do gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5335128829889526pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee2Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.referee3Santos, José Carlos Lima dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5328411913838068pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta os resultados da análise sociorretórica do gênero videorresenha, que circula na ambiência da rede social TikTok. Por acreditarmos que a organização retórica do gênero é determinada pela comunidade discursiva na qual o gênero circula, realizamos uma investigação em um corpus formado por 10 (dez) videorresenhas do BookTok, com o objetivo de observar as pistas linguísticas e estruturais do gênero em questão para identificar os seus propósitos comunicativos e, consequentemente, sua organização retórica. Trata-se de uma pesquisa prioritariamente qualitativa, levando em consideração dados quantitativos, que identificou uma estrutura prototípica do gênero videorresenha no BookTok. Para realizar a análise, adotamos como aporte teórico os estudos de gênero a partir da perspectiva sociorretórica de Swales (1990), que desenvolveu o modelo CARS para análise de gêneros acadêmicos, e que vem se constituindo em uma ferramenta eficaz de análise gêneros em diversas esferas discursivas. Esta investigação identificou que a estrutura retórica do gênero videorresenha do BookTok apresenta particularidades que são atribuídas ao seu contexto como parte integrante de uma comunidade discursiva específicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples