| dc.relation | ANTUNES, Ângela; GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia Como Pedagogia 
Apropriada ao Processo da Carta da Terra. Guarulhos, 2005. Disponível Em: 
https://repositorio.usp.br/item/001685476 Acesso Em: 20/02/2022.
BARBOSA, José Aécio Alves; AGUIAR, José Otávio. Conhecimentos e usos da 
fauna por caçadores no semiárido brasileiro: um estudo de caso no estado da 
Paraíba, Nordeste do Brasil. Biotemas, v. 28, n. 2, p. 137-148, 2015.
BARBOSA, José Aécio Alves; ALVES, Brygida Carolyne Freire; AGUIAR, José 
Otávio. Ambiente e memórias acerca da caça em áreas protegidas da Floresta 
Atlântica. Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 3, 2021.
BETTS, Matthew G. et al. Global forest loss disproportionately erodes biodiversity in 
intact landscapes. Nature, v. 547, n. 7664, p. 441–444, 2017. 
BONITO, Plano de manejo Parque Natural Municipal Matas do Mucury-Hymalaia. 
Bonito 2016. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de conservacao/ . Acesso em 22/05/2022.
BONITO, Prefeitura Municipal. Unidades de conservação. 2022. Disponível em: 
http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ Acessado em: 20/01/23
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o 
ensino fundamental: ducu-menta introdutório. Novembro de 1997. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf acessado em: 06 de jan de 
2022.
BRASIL. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza 
e dá outras providências. SNUC - lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível 
em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acessado em:15. Fev. 2023.
BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, 
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 
1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm acessado 
em: 06 de jan de 2022.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura ; TONIOL, Rodrigo Ferreira. Ambientalização, 
cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um 
estudo antropológico da educação ambiental. Pesquisas Em Educação: 
Inquietações E Desafios, 2012.
CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um 
mundo sustentável . Michael K. Stone e Zenobia Barlow, orgs; tradução Carmen 
Fischer. São Paulo: Cultrix. 2006.
CEPAN. Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. Plano de Manejo. Botelim 
técnico. Bonito – Pernambuco. 2017. Disponível em:
http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ acessado em: 06 de jan 
de 2023.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 
Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003.
BARBOSA, José Aécio Alves; ALVES, Brygida Carolyne Freire; AGUIAR, José 
Otávio. Ambiente e memórias acerca da caça em áreas protegidas da Floresta 
Atlântica. Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 3, 2021.
BETTS, Matthew G. et al. Global forest loss disproportionately erodes biodiversity in 
intact landscapes. Nature, v. 547, n. 7664, p. 441–444, 2017. 
BONITO, Plano de manejo Parque Natural Municipal Matas do Mucury-Hymalaia. 
Bonito 2016. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de conservacao/ . Acesso em 22/05/2022.
BONITO, Prefeitura Municipal. Unidades de conservação. 2022. Disponível em: 
http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ Acessado em: 20/01/23
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o 
ensino fundamental: ducu-menta introdutório. Novembro de 1997. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf acessado em: 06 de jan de 
2022.
BRASIL. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza 
e dá outras providências. SNUC - lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível 
em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acessado em:15. Fev. 2023.
BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, 
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 
1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm acessado 
em: 06 de jan de 2022.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura ; TONIOL, Rodrigo Ferreira. Ambientalização, 
cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um 
estudo antropológico da educação ambiental. Pesquisas Em Educação: 
Inquietações E Desafios, 2012.
CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um 
mundo sustentável . Michael K. Stone e Zenobia Barlow, orgs; tradução Carmen 
Fischer. São Paulo: Cultrix. 2006.
CEPAN. Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. Plano de Manejo. Botelim 
técnico. Bonito – Pernambuco. 2017. Disponível em:
http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ acessado em: 06 de jan 
de 2023.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 
Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003.
DE MELLO, Leonides Silva Gomes. Fios que tecem a educação ambiental sob as 
redes da alfabetização científica e tecnológica. Revista ENCITEC, v. 3, n. 1, p. 49-
60, 2013.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os 
princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista 
Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FEINSINGER, Peter; MARGUTTI, Laura; OVIEDO, Ramona Dolores. Schoolyards 
and nature trails: ecology education outside the university. Trends in Ecology & 
Evolution, v. 12, n. 3, p. 115-120, 1997.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.
GADOTTI, Moacir (org.). Educação de Jovens e Adultos: a experiência do 
MOVA-SP. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 1996.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia da 
sustentabilidade, educação ambiental e educação para a cidadania planetária.
Acervo do Centro de Referência Paulo Freire. 2009.
GADOTTI, Moacir. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que 
potencialidades?. Acervo Paulo Freire. 2004. Disponível em: 
http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3934 Acessado em:23/01/2023.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 
14, p. 03-11, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 
2010.
HALAL, Christine Yates. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de 
Educação, v. 12, n. 14, 2009.
LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade 
ambiental. Editora Vozes, 2009.
LEFF, Enrique. Pensamiento ambiental latinoamericano: patrimonio de un saber 
para la sustentabilidad. Environmental Ethics, v. 34, n. Supplement, p. 97-112, 
2012.
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MADEIRA, Pollylian Assis et al. A importância da educação ambiental em unidades 
de conservação. Revista Mythos, v. 10, n. 2, p. 24-31, 2018.
DE MELLO, Leonides Silva Gomes. Fios que tecem a educação ambiental sob as 
redes da alfabetização científica e tecnológica. Revista ENCITEC, v. 3, n. 1, p. 49-
60, 2013.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os 
princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista 
Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FEINSINGER, Peter; MARGUTTI, Laura; OVIEDO, Ramona Dolores. Schoolyards 
and nature trails: ecology education outside the university. Trends in Ecology & 
Evolution, v. 12, n. 3, p. 115-120, 1997.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.
GADOTTI, Moacir (org.). Educação de Jovens e Adultos: a experiência do 
MOVA-SP. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 1996.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia da 
sustentabilidade, educação ambiental e educação para a cidadania planetária.
Acervo do Centro de Referência Paulo Freire. 2009.
GADOTTI, Moacir. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que 
potencialidades?. Acervo Paulo Freire. 2004. Disponível em: 
http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3934 Acessado em:23/01/2023.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 
14, p. 03-11, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 
2010.
HALAL, Christine Yates. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de 
Educação, v. 12, n. 14, 2009.
LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade 
ambiental. Editora Vozes, 2009.
LEFF, Enrique. Pensamiento ambiental latinoamericano: patrimonio de un saber 
para la sustentabilidad. Environmental Ethics, v. 34, n. Supplement, p. 97-112, 
2012.
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MADEIRA, Pollylian Assis et al. A importância da educação ambiental em unidades 
de conservação. Revista Mythos, v. 10, n. 2, p. 24-31, 2018.
MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Alfabetização científica no ensino 
de Ciências: uma sequência didática sobre a pegada ecológica do lixo. Revista de 
Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 84-106, 2020.
MORÁN, José. Mudando a Educação Com Metodologias ativas. São Paulo, 2015. 
Educação e cidadania: Aproximações jovens. Vol. II. Disponível Em: 
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. 
Acesso Em: 15/03/2022.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberem Necessários à Educação do Futuro. 8. Ed. São 
Paulo. Cortez, 2003, 118p.
MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria / traduzido do francês por Paulo 
Azevedo Neves da Silva. — Porto Alegre: Sulina, 2003.
PASQUALETTO, Antonio; MELO, Emair Lucas. Trilha sensitiva no memorial do 
cerrado da Universidade Católica de Goiás. REMEA-Revista Eletrônica do 
Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, 2007.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São 
Paulo: Cortez. 2006.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas 
globais a uma ecologia dos saberes. In SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. In:
Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010b, p. 31-83.
SCIFONI, Simone. Conhecer para preservar: uma ideia fora do tempo. Revista CPC
, v. 14, n. 27sp, pág. 14-31, 2019.
SILVA, D. G. A importância da educação ambiental para a sustentabilidade.
Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade estadual de educação, ciências e letras 
de Paranavaí. São Joaquim, 2012. Disponível em: 
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Danise-Guimaraes-da Silva.pdf. Acesso 05 de nov. de 2021.
SILVA, Mirele Milani et al. Trilha ecológica como prática de educação ambiental. 
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, p. 705-719, 
2012.
SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Educação 
e pesquisa, v. 31, p. 285-299, 2005.
TEIXEIRA, Leonardo Henrique Oliveira. A abordagem tradicional de ensino e suas 
repercussões sob a percepção de um aluno. Revista Educação em Foco, n. 10, p. 
93-103, 2018.
MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Alfabetização científica no ensino 
de Ciências: uma sequência didática sobre a pegada ecológica do lixo. Revista de 
Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 84-106, 2020.
MORÁN, José. Mudando a Educação Com Metodologias ativas. São Paulo, 2015. 
Educação e cidadania: Aproximações jovens. Vol. II. Disponível Em: 
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. 
Acesso Em: 15/03/2022.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberem Necessários à Educação do Futuro. 8. Ed. São 
Paulo. Cortez, 2003, 118p.
MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria / traduzido do francês por Paulo 
Azevedo Neves da Silva. — Porto Alegre: Sulina, 2003.
PASQUALETTO, Antonio; MELO, Emair Lucas. Trilha sensitiva no memorial do 
cerrado da Universidade Católica de Goiás. REMEA-Revista Eletrônica do 
Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, 2007.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São 
Paulo: Cortez. 2006.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas 
globais a uma ecologia dos saberes. In SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. In:
Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010b, p. 31-83.
SCIFONI, Simone. Conhecer para preservar: uma ideia fora do tempo. Revista CPC
, v. 14, n. 27sp, pág. 14-31, 2019.
SILVA, D. G. A importância da educação ambiental para a sustentabilidade.
Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade estadual de educação, ciências e letras 
de Paranavaí. São Joaquim, 2012. Disponível em: 
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Danise-Guimaraes-da Silva.pdf. Acesso 05 de nov. de 2021.
SILVA, Mirele Milani et al. Trilha ecológica como prática de educação ambiental. 
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, p. 705-719, 
2012.
SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Educação 
e pesquisa, v. 31, p. 285-299, 2005.
TEIXEIRA, Leonardo Henrique Oliveira. A abordagem tradicional de ensino e suas 
repercussões sob a percepção de um aluno. Revista Educação em Foco, n. 10, p. 
93-103, 2018.
WHATELY, Marussia et al. Serviços ambientais: conhecer, valorizar e cuidar: 
subsídios para a proteção dos mananciais de São Paulo. Manual Técnico. 2008.
YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; MEDEIROS, Rodrigo. Quanto vale o verde: a 
importância econômica das unidades de conservação brasileiras). – Rio de 
Janeiro: Conservação Internacional, 2018. 180p. | pt_BR |