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dc.creatorSilva, Josefa Mireli da
dc.date.accessioned2023-06-05T20:13:13Z
dc.date.available2023-06-05T20:13:13Z
dc.date.issued2023-02-17
dc.identifier.citationSILVA, Josefa Mireli da; OLIVEIRA, Shirley Soares de. As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.2023. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/968
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locais.pt_BR
dc.format.extent17f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANTUNES, Ângela; GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia Como Pedagogia Apropriada ao Processo da Carta da Terra. Guarulhos, 2005. Disponível Em: https://repositorio.usp.br/item/001685476 Acesso Em: 20/02/2022. BARBOSA, José Aécio Alves; AGUIAR, José Otávio. Conhecimentos e usos da fauna por caçadores no semiárido brasileiro: um estudo de caso no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Biotemas, v. 28, n. 2, p. 137-148, 2015. BARBOSA, José Aécio Alves; ALVES, Brygida Carolyne Freire; AGUIAR, José Otávio. Ambiente e memórias acerca da caça em áreas protegidas da Floresta Atlântica. Novos Cadernos NAEA, v. 23, n. 3, 2021. BETTS, Matthew G. et al. Global forest loss disproportionately erodes biodiversity in intact landscapes. Nature, v. 547, n. 7664, p. 441–444, 2017. BONITO, Plano de manejo Parque Natural Municipal Matas do Mucury-Hymalaia. Bonito 2016. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de conservacao/ . Acesso em 22/05/2022. BONITO, Prefeitura Municipal. Unidades de conservação. 2022. Disponível em: http://www.bonito.pe.gov.br/site2/unidades-de-conservacao/ Acessado em: 20/01/23 BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: ducu-menta introdutório. Novembro de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf acessado em: 06 de jan de 2022. BRASIL. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. SNUC - lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acessado em:15. Fev. 2023. BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm acessado em: 06 de jan de 2022. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura ; TONIOL, Rodrigo Ferreira. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAlfabetização ambientalpt_BR
dc.subjectAlfabetização culturalpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAlfabetização ecológicapt_BR
dc.subjectÁreas protegidaspt_BR
dc.titleAs trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8317413765445994pt_BR
dc.contributor.advisor1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jose Severino Bento da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236509793544051pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jose Severino Bento da
dc.contributor.referee2Santos, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos
dc.contributor.referee3Nascimento, Rogéria Mendes do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236509793544051pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908925796576344pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783592629711288pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na Educação Ambiental para processo de alfabetização ambiental e Cultural. Foi realizado um questionário com o gestor responsável pela organização e condução da trilha, para compreender os principais objetivos e assuntos abordados na atividade. Também foi aplicado um questionário estruturado com um grupo de educandos do ensino médio, a fim de compreender suas percepções sobre a atividade. Os resultados apontaram que a atividade de trilha ecopedagógica visa uma aproximação dos educandos das escolas locais com a realidade do território. O responsável pela condução da trilha afirmou que a base da atividade é dada pela premissa do “conhecer é preservar”, fortalecendo os laços com o meio ambiente e com a região onde todos estão inseridos. Em relação aos educandos, houve respostas positivas sobre diversos aspectos, como a interdisciplinaridade e a assimilação teórico/prática, a sensação de pertencimento e da importância de conhecer a região em que vivem. Os pontos frágeis são a necessidade de mais informação p população local, não apenas de estudantes. No geral o estudo demonstrou que a atividade é importante para a alfabetização científica e ecológica dos atores sociais locaispt_BR
dc.creator.name2Oliveira, Shirley Soares de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8021325895311840pt_BR


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