dc.relation | ANDRADE, C. D M. A educação ambiental como função social da escola na
perspectiva da lei 9.795/99. 2014. 218 f. Dissertação (Mestrado) – Centro
Universitário UNA, Belo Horizonte, MG, 2014.
BEHREND, Danielle Monteiro; COUSIN, Cláudia da Silva. Galiazzi, Maria do Carmo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE SE MOSTRA DE REFERÊNCIA
À EDUCAÇÃO AMBIENTAL? 2018.
BIGOTTO, A. C. Educação ambiental e o desenvolvimento de atividades de
ensino na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de
São Paulo. São Paulo, p.97, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Acesso em: 04/10/2021.
BRASIL. Lei n° 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental,
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília:
Presidência da República, 1999. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso: 22/02/2021
BRASIL. MEC. CONSED. UNIME. Base Nacional Comum Curricular, segunda
versão revista 2016. < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc 2versao.revista.pdf >. Acesso em: 21/12/2021
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: meio ambiente, saúde: Ensino de primeira à quarta série. Brasília:
MEC/SEF, 1997a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: meio ambiente: Ensino de quinta à oitava série. Brasília: MEC/SEF,
1997b. Acesso: 27/11/2021
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf>
Base Nacional Comum Curricular: 1ª versão. Brasília: MEC, 2015. CHIZZOTTI, A.
Pesquisa em Ciência Humanas e Sociais. 2° ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CÂMARA, B. D. Governança ambiental no Brasil: ecos do passado. Revista de
sociologia e política. Curitiba, PR, v. 21, nº 46, p. 125-146, jun. 2013.
CARVALHO, Renato G. G. Cultura global e contextos locais: A escola como
instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educação, v.
2, 29 ed., 2006.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo:
Gaia, 2003.
DICKMANN. I.; FRIGOTTO, G.; PERTUZATTI, I. Currículo integrado, Ensino Médio
Técnico e Base Nacional Comum Curricular: Entrevista com Gaudêncio Frigotto.
Revista e-Curriculum. v. 15, n.3, p.877, 2017. Disponível em:
<https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30272>.Acesso em: 16
ago. 2020.
EMBRATUR. Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo. Brasília:
EMBRATUR / IBAMA, 1994.
FERRARO, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es)
ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA. Diretoria de Educação
Ambiental. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos.
São Paulo:UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
FOLHA DE PERNAMBUCO. Bonito-PE muda política ambiental para dar mais
direitos aos rios. 2018.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, p.4,
2008.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. 4º ed. Campinas,
SP:Papirus, 2001.
KONDER, L. O Futuro da Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2ª
edição, 1992.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Teoria Crítica. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz
Antonio (Coord.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es)
ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA/Diretoria de Educação
Ambiental, 2005.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo:
Cortez, 2004.
MELLO, Soraia Silva de. Ministério da Educação. Departamento de Educação
Ambiental. Unesco. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação
ambiental na escola. Brasília, 2007, p. 144 e p. 248.
MINAYO, M. Pesquisa social. Teoria: método e criatividade. (Câmara Brasileira do
Livro. SP, Brasil). 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio.
Brasília: MEC/SEF. 1997NASCIMENTO, PATRÍCIA BRANCO do. Educação
Ambiental. Gestão Ambiental. Núcleo de Educação a Distância. Centro Universitário
de Maringá. Maringá-PR, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez, 2001.
OLIVEIRA, E.M. de. Educação Ambiental: uma possível abordagem. 2. Ed.
Brasília, DF: IBAMA, 2000.
PALMER, J. A. (coord); PINSKY, Mirna (trad.). 50 Grandes Educadores Modernos
de Piaget a Paulo Freire. São Paulo, Editora Contexto, p.164, 2006.
PERNAMBUCO. Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Constituição do Estado. Recife, 1999. PERNAMBUCO. CAP 4, do meio
ambiente. Art. 236, de 03 de maio de 2019. Disponível em:
http://www.direito.ufpr.br/portal/animaiscomdireitos/wp-content/uploads/2020/05/lei-or
ganica-bonito-pe.pdf. Acesso: 26/08/2021
PHILIPPI Arlindo Jr., PELICIONI Maria Cecília Focesi. Educação ambiental e
sustentabilidade. 2. Ed rev. E atual. Barueri, SP: Manole, 2014. (Coleção ambiental,
v. 14).
PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO-PE. Dados do Município. Disponível em:
<https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-bonito-pe.html> Acesso em: 10/10/2021.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Escola Municipal Presidente Tancredo
Neves, Bonito - PE, 2021.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI. Tomoko lyda; CACETE, Núria
Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins e Picosque
Fontes, 2001.366 p.
SANTOS. M. Por uma nova Geografia Nova. 2. ED. São Paulo: Hucitec,
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.1980.
SEGURA, Denise de S. Baena. Educação Ambiental na escola pública: da
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
FOLHA DE PERNAMBUCO. Bonito-PE muda política ambiental para dar mais
direitos aos rios. 2018.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, p.4,
2008.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. 4º ed. Campinas,
SP:Papirus, 2001.
KONDER, L. O Futuro da Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2ª
edição, 1992.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Teoria Crítica. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz
Antonio (Coord.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es)
ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA/Diretoria de Educação
Ambiental, 2005.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo:
Cortez, 2004.
MELLO, Soraia Silva de. Ministério da Educação. Departamento de Educação
Ambiental. Unesco. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação
ambiental na escola. Brasília, 2007, p. 144 e p. 248.
MINAYO, M. Pesquisa social. Teoria: método e criatividade. (Câmara Brasileira do
Livro. SP, Brasil). 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio.
Brasília: MEC/SEF. 1997NASCIMENTO, PATRÍCIA BRANCO do. Educação
Ambiental. Gestão Ambiental. Núcleo de Educação a Distância. Centro Universitário
de Maringá. Maringá-PR, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:
Cortez, 2001.
OLIVEIRA, E.M. de. Educação Ambiental: uma possível abordagem. 2. Ed.
Brasília, DF: IBAMA, 2000.
PALMER, J. A. (coord); PINSKY, Mirna (trad.). 50 Grandes Educadores Modernos
de Piaget a Paulo Freire. São Paulo, Editora Contexto, p.164, 2006.
PERNAMBUCO. Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Constituição do Estado. Recife, 1999. PERNAMBUCO. CAP 4, do meio
ambiente. Art. 236, de 03 de maio de 2019. Disponível em:
http://www.direito.ufpr.br/portal/animaiscomdireitos/wp-content/uploads/2020/05/lei-or
ganica-bonito-pe.pdf. Acesso: 26/08/2021
PHILIPPI Arlindo Jr., PELICIONI Maria Cecília Focesi. Educação ambiental e
sustentabilidade. 2. Ed rev. E atual. Barueri, SP: Manole, 2014. (Coleção ambiental,
v. 14).
PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO-PE. Dados do Município. Disponível em:
<https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-bonito-pe.html> Acesso em: 10/10/2021.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Escola Municipal Presidente Tancredo
Neves, Bonito - PE, 2021.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI. Tomoko lyda; CACETE, Núria
Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins e Picosque
Fontes, 2001.366 p.
SANTOS. M. Por uma nova Geografia Nova. 2. ED. São Paulo: Hucitec,
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.1980.
SEGURA, Denise de S. Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p.146, 2008. | pt_BR |