Mostrar registro simples

dc.creatorDuque, Carlos Henrique
dc.date.accessioned2023-05-22T12:20:18Z
dc.date.available2023-05-22T12:20:18Z
dc.date.issued2023-03-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/944
dc.description.abstractEnvironmental education is a branch of science instituted by the law 9795, on April 27, 1999, which must be applied as transversal content. It is not defined as a discipline, but it needs to take part in all disciplines, being applied as interdisciplinary content. AOP (Advanced Oxidation Process) experiments with dyes prove to be a very interesting tool to explain contents of chemical kinetics, especially what is related to the role of catalysts, interacting with environmental education. In this sense, this work aims to propose experiments that use AOP for teaching chemical kinetics, seeking interdisciplinary between chemistry and environmental education. For then, a type of AOP, known as photo-Fenton process, was performed to remove the color of, solutions of fabric, food and hair dyes. Through images, the changes of the solutions were analyzed according to the reaction time, and it was possible to observe that the photo-Fenton process accelerated the oxidation of the dye of the solutions, initiating the reaction in a timely manner for use in a expositive class, having been verified a great change, in the solutions of the three dyes, in a time of 2 hours, with beginning of changes being seen in a time of 1 hour. After 7 hours, the complete removal of the colors was observed in the solutions studied, a result confirmed by UV-Visible spectroscopy. It was also possible to carry out the experiment with alternative materials, which showed the same result as that carried out with laboratory tools.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARRIGO, Viviane; ALEXANDRE, Mara Cristina Lalli; ASSAI, Natany Dayani de Souza. O ensino de Química e a Educação Ambiental: uma proposta para trabalhar conteúdos de pilhas e baterias. Experiências em Ensino de Ciências, Londrina, Pr, v. 13, n. 5, p. 306-325, out. 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID541/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasil: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 dez. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 14 de nov. 2022. BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de Abril de 1999. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 04 abr. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino: Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias. 2006. v. 2, p. 26. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 12 set. 2022. BRASIL. Resolução nº 44, de 25 de novembro de 1977. Brasília, DF. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cnnpa/1977/res0044_00_00_1977.html. Acesso em: 25 set. 2022. Bueno, Regina de S. M.; Kovaliczn, Rosilda A. O Ensino de Ciências e as dificuldades das atividades experimentais. 2018. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/23-4.pdf. Acesso em: 14 de set. 2022. CABRAL, J. R. R.. Atividades experimentais: demonstrações e principais referenciais teóricos. São João Del Rei: UFSJ 2012. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pibidfisica/Trabalhos%20sobre%20Revisao/Jessica_Regina_-_201412_-_Revisao_bibliografica_-_atividades_experimentais.pdf. Acesso em: 15 de jun. 2022. CALVACANTE, Rosângela Silva. Esgoto não é lixo: um pensar reflexivo a cerca de resíduos sólidos presentes nos esgotos. 2014. 57 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22867/2/MD_GAMUNI_2014_2_64.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022. CAVALCANTI, Jorge Vinicius Fernandes Lima; FRAGA, Tiago José Marques; LIMA, Valmir Félix de; SILVA, Daniella Fartes dos Santos e; LEITE, Mirella de Andrade Loureiro; NASCIMENTO, Clístenes Williams Araújo do; SCHULER, Alexandre Ricardo Pereira; MOTTA SOBRINHO, Maurício Alves da. Advanced Oxidation of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in Soils Contaminated with Diesel Oil at Pilot‐Scale. Chemical Engineering & Technology, [S.l.], v. 44, n. 3, p. 503-512, jan. 2021. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/ceat.202000244. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ceat.202000244. Acesso em: 16 jan. 2023. CAMPELLO, B. S. A escolarização da competência informacional. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação: nova série. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 6377, dez. 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/18/6. Acesso em: 10 nov. 2022. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Daniel-Perez-22/publication/305391589_Formacao_de_professores_de_ciencias/links/578cabb508ae59aa66812b8e/Formacao-de-professores-de-ciencias.pdf. Acesso em: 27 de set. 2022. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2000. 434 p. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/996. Acesso em: 8 dez. 2022. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996. DUQUE, Carlos Henrique. Nanopartículas de Zn(1-x)AgxO para tratamento de efluentes da indústria petroquímica. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Cabo de Santo Agostinho, 2022. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8616. Acesso em: 14 set. 2022. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. [1979]. FIOREZE, Mariele; SANTOS, Eliane Pereira dos; SCHMACHTENBERG, Natana. Processos oxidativos avançados: fundamentos e aplicação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 79-91, abr. 2014. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/2236117010662. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/10662. Acesso em: 29 ago. 2022. FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora Unesp, 1995. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Fourez.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022. GONÇALVES, Marta de Oliveira. A Alegria na escola: um estudo com adolescentes paulistanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação. Psicologia da Educação). PUC-SP, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16376. Acesso em: 22 set. 2022. JIN, Xian-Chun; LIU, Gao-Qiang; XU, Zheng-Hong; TAO, Wen-Yi. Decolorization of a dye industry effluent by Aspergillus fumigatus XC6. Applied Microbiology And Biotechnology, [S.L.], v. 74, n. 1, p. 239-243, fev. 2007. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s00253-006-0658-1. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17086413/. Acesso em: 29 ago. 2022. JOHNSTONE, A. H. Macro and Microchemistry. The School Science Review, v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982. Disponível em: https://www.scienceopen.com/document?vid=ccda0dc2-9065-414c-826f-9e9538caeae9. Acesso em: 15 set. 2022. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU/Edusp, 1987. KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções científicas. 11.ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4103727/mod_resource/content/1/Kuhn-Estrutura-das-revolucoes-cientificas%201989.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022. LUCHESE, T. Em busca da escola pública: tensionamentos, iniciativas e processo de escolarização na região colonial italiana, Rio grande do Sul, Brasil. Cadernos De História Da Educação, v. 11, n.2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21718/11927. Acesso em 28 nov. 2022. MARANHÃO. Secretaria de Educação. Caderno de Orientações Pedagógicas 2022. São Luis: Seduc, 2021. 118 p. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/files/2022/02/Caderno-de-Orienta%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas-2022-1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022. MARTINHO, J. M. G. Espectroscopia de Absorção no Ultravioleta e Visível. Química, Lisboa, p. 44-52, nov. 1994. Centro de Química-Física Molecular. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/50349247/3000622-libre.pdf?1479301390=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEspectroscopia_de_Absorcao_no_Ultraviole.pdf&Expires=1682276205&Signature=DDkTgHxEKqmIZiK3cBws-CfUglVWx0JHcbjPBufTO2NT18sAGmILYnJhUCLkzwv9xE0mw719HwpjEfHAaJGl6vuZC70ToQCYj67iMP5pxx0s9VfCnBv4Is~CXKVk~F4JUcHDRWPoy~vJKVbHzwkdnrE-H0cbeTOjE5z3oLZbjiszADlr1XfsAbauVsflJZC9wLlpRh93bRv2-tgIhM9r-NcQhH9~N970Ts3asvz-JxKi~kOkT-TXTJoil1KSkUI1Pp3bT1hhzosyzu6ZaCTiHHQcJ3yv5bRQGaWqj1ySC6aOfGKvF66D1ePRHDHuKRE-DrYO5B6Wp9J46Parde~jzw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 23 abr. 2023. NAVARRO, Patricia; GABALDÓN, José Antonio; GÓMEZ-LÓPEZ, Vicente M.. Degradation of an azo dye by a fast and innovative pulsed light/H 2 O 2 advanced oxidation process. Dyes And Pigments, [S.l.], v. 136, p. 887-892, jan. 2017. Elsevier BV. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.dyepig.2016.09.053. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0143720816307999?token=ACBA837250D1E0C9714943F66790E0CF36EA0EA9E42086C45CF7A97B74D2D4F68D623A0E1343D874B63E96F9FAFAE823&originRegion=us-east-1&originCreation=20220713150107. Acesso em: 29 ago. 2022. NUNES, Bruna Roman; LINDEMANN, Renata Hernandez; GALIAZZI, Maria do Carmo. Abordagem de Situação-Problema na sala de aula de química: o ensino CTS contribuindo para a percepção social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Abordagem+de+Situa%E7%E3o-Problema+na+sala+de+aula+de+Qu%EDmica%3A+o+ensino+CTS+contribuindo+para+a+percep%E7%E3o+social. Acesso em: 05 maio 2022. OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v.12, n.1, p. 139-153, jan. /jun. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31/28. Acesso 2 dez. 2022. Oliveira, Y. F.; Mesquita, N. A. da S. 2021. Aulas Experimentais como Estratégia para Discutir Questões Ambientais: Caminhos para o Engajamento dos Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino De Química, v.7, n.3, p.137–155. Disponível em: file:///C:/Users/Milen/Downloads/3700-Texto%20do%20Artigo-482501226-1-10-20211231.pdf. Acesso em: 22 set. 2022. PINTO, Rodrigo Barbosa. Remoção do corante têxtil preto de remazol B de soluções aquosas usando adsorventes a base de casca de pinhão. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Química, Química, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/55478. Acesso em: 25 set. 2022. POMBO, Olga. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 9-40, jun. 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141/3187. Acesso em: 22 dez. 2022. SANTIAGO, Leonardo Felix. Nanofotocatalisadores de ZnO dopados com cério para tratamento de efluentes da indústria têxtil pernambucana. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Cabo de Santo Agostinho, 2021. Disponível em: http://www.ppengfis.ufrpe.br/sites/ww3.pgs.ufrpe.br/files/documentos/5_-_dissertacao_final_-_leonardo_felix_santiago.pdf. Acesso em: 05 maio 2022. SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. SARATALE, R.G.; SARATALE, G.D.; CHANG, J.s.; GOVINDWAR, S.P. Bacterial decolorization and degradation of azo dyes: a review. Journal Of The Taiwan Institute Of Chemical Engineers, v. 42, n. 1, p. 138-157, jan. 2011. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtice.2010.06.006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1876107010001094. Acesso em: 21 nov. 2022. SHAFAEI, Ashraf; NIKAZAR, Manouchehr; ARAMI, Mokhtar. Photocatalytic degradation of terephthalic acid using titania and zinc oxide photocatalysts: comparative study. Desalination, [S.l.], v. 252, n. 1-3, p. 8-16, mar. 2010. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.desal.2009.11.008. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0011916409012831?token=BA712D5F5959B3173B05928F9BDD40099022766505C7E71D200728AD6B37C7DF67993EEF818C2C18B2A6F87DDB0F8F72&originRegion=us-east-1&originCreation=20220713162330. Acesso em: 29 ago. 2021. SILVA, Andrea Maria da; SANTOS, Tainá Natália dos; SANTOS, Raiane dos; PESSOA, Thiago Sabino; ANJOS, Luiz Carlos Araújo dos; SILVA SOBRINHO, Nelson Alves da; SALES, Paula Barone da Paz. Low-cost flow photoreactor for degradation of Reactive Black 5 dye by UV/H2O2, Fenton and photo-Fenton processes: performance comparison. Ambiente & Água: An Interdisciplinary Jornal of Applied Science, Taubaté, v. 16, n. 3, p. 1-17, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ambiagua/a/JyLCDL7QHqJnjzbVGcFWW3r/?lang=en. Acesso em: 15 dez. 2022. SILVA, Isaque Alves Freitas da. Degradação do Ácido Tereftálico Via Processos Fotoquímicos. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, CTG, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34454/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isaque%20Alves%20Freitas%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022. WARTHA, E.J. e ALÁRIO, A.F. A contextualização no ensino de química através do livro didático. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 22, 2005. p. 42-47. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a09.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022. ZANONI, Maria V. Boldrin; YAMANAKA, Hideko. Corantes: caracterização química, toxicológica, métodos de detecção e tratamento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. Disponível em: https://wordpress.ft.unicamp.br/laeg/wp-content/uploads/sites/33/2017/10/Corantes.pdf. Acesso em: 25 set. 2022. SEGURA, Denise de S. Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214p. Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf. Acesso: 15 abril 2023. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. 224p. disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/1715/1454. Acesso: 15 abril 2023. LOPES, Erivanildo da Silva. Contextualização no Ensino de Química: Ideias e Proposições de um grupo De Professores. São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/quimica_artigos/contex_ens_quim_dissert.pdf. Acesso: 15 abril 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectCorantespt_BR
dc.titleProcessos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4131912115211318pt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Luiz Carlos Araújo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5275061866690177pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as disciplinas, sendo aplicado como conteúdo interdisciplinar. Experimentos de POA (Processo de oxidação avançada) com corantes se mostra uma ferramenta bastante interessante para explicar conteúdos de Cinética Química, especialmente no que se refere à ação de catalisadores, interagindo com a educação ambiental. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo propor para o ensino de Cinética Química experimentos que utilizem POA, buscando a interdisciplinaridade entre a química e a educação ambiental. Para então, foi empregado um POA conhecido como foto-Fenton para remoção da cor em soluções de corantes de tecido, alimentício e de cabelo. Através de imagens, foram analisadas as mudanças das soluções de acordo com o tempo de reação, e, foi possível observar que o processo Foto-Fenton acelerou o processo de oxidação dos compostos corantes das soluções, iniciando a reação em tempo hábil para utilização em uma aula expositiva, tendo sido verificada uma grande mudança, nas soluções dos três corantes, em um tempo de 2 horas, com início de mudanças em um tempo de 1 hora. Após 7 horas, houve a redução quase que completa das cores presentes nas soluções estudadas, resultado confirmado através de espectroscopia do UV-Visível. Também foi possível fazer o experimento com materiais alternativos, levando a resultados semelhantes aos realizados com ferramentas de laboratório.pt_BR
dc.creator.name2Vasconcelos, José Pedro Silva
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7529339574435901pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples