dc.creator | Antunes, Quéren-Hapuque Teixeira de Melo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T12:54:54Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T12:54:54Z | |
dc.date.issued | 2022-07-14 | |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Quéren-Hapuque Teixeira de Melo. Estudos de impactos de vizinhança do Programa Casa Verde Amarela em Recife: um olhar sobre a mobilidade urbana. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sustentabilidade Urbana) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/933 | |
dc.description.abstract | The growth in the number of desired homes, added to the lack of housing, generated
a red light of national proportion, encouraging the federal government to implement
the Minha Casa Minha Vida program in 2009, which, in 2020, was renamed the Casa
Verde e Amarela (PCVA) program. With the aim of mitigating the follow-ups that this
vertiginous growth can motivate. However, there is a mismatch between the transport
offer, the improvement of the road system and the growth of PCVA constructions,
showing that the housing deficit problem is directly linked to the poor quality of urban
mobility. This article aims to propose mobility criteria to assist designers and decision
makers in the analysis and evaluation of neighborhood impact studies (EIV) of PCVA
buildings. The urban space around two projects of the program was characterized
and the mobility criteria considered in the EIV and the impacts of the implantation in
the area were identified. Having verified the superficiality of the studies, at the end of
this work criteria are presented for analyzing the viability of the implementation of the
enterprise based on mobility issues in the EIV and it is suggested that such criteria
form part of the construction of a term of reference destined to guarantee an
application most efficient of this instrument. The results appreciated that the EIV is
unfavorable to Urban Mobility in Recife, since several criteria suffered from being met.
This time, it is understood that a close look at the mobility issues promoted by the EIV
facilitates inclusion and the right to the city and offers the opportunity to assess
whether or not the implementation of projects favors urban mobility. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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26 de agosto de 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.subject | mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Programa Minha Casa Minha Vida | pt_BR |
dc.subject | Programa Casa Verde e Amarela | pt_BR |
dc.subject | Habitação popular | pt_BR |
dc.title | Estudos de impactos de vizinhança do Programa Casa Verde Amarela em Recife: um olhar sobre a mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title.alternative | Neighborhood impact studies of the my Green Yellow House Program in Recife: a look at urban mobility | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7777503310705213 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paz, Diogo Henrique Fernandes da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9711778448759836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Jouberte Maria Leandro | |
dc.contributor.referee2 | Lins, Eduardo Antonio Maia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8563608228195159 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6148771863554184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::DISTRIBUICAO ESPACIAL | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescimento do número de moradias inadequadas somado a falta de moradia
acendeu uma luz vermelha de proporção nacional estimulando o governo federal a
implantar o programa Minha Casa Minha Vida em 2009 que, em 2020, passou a se
chamar programa Casa Verde e Amarela (PCVA) com o objetivo de mitigar os
desdobramentos que este crescimento vertiginoso pode motivar. No entando, há um
descompasso entre a oferta de transporte, a melhoria do sistema viário e o
crescimento das construções do PCVA evidenciando que o problema do déficit
habitacional está diretamente ligado à má qualidade da mobilidade urbana. Este
artigo tem por objetivo propor critérios de mobilidade para auxiliar os projetistas e os
tomadores de decisão na análise e avaliação dos estudos de impacto de vizinhança
(EIV) das construções do PCVA. Foi caracterizado o espaço urbano em torno de dois
empreendimentos do programa e identificados quais os critérios de mobilidade
considerados nos EIV e os impactos da implantação na área. Constatada a
superficialidade dos estudos, ao final deste trabalho se apresentam critérios para
análise da viabilidade da implantação do empreendimento a partir de questões de
mobilidade nos EIV e sugere-se que tais critérios façam parte da construção de um
termo de referência destinado a garantir uma aplicação mais eficiente deste
instrumento. Os resultados mostraram que o EIV é desfavorável à Mobilidade Urbana
na Recife, visto que diversos critérios deixaram de ser atendidos. Desta feita,
entende-se que, um olhar atento sobre as questões de mobilidade apresentadas
pelos EIV, facilita a inclusão e o direito à cidade e oferece a oportunidade de avaliar
se a implantação dos empreendimentos favorece ou não a mobilidade urbana. | pt_BR |